19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Horário de verão aumenta o movimento nas academias ao ar livre

Compartilhe essa notícia!

Com os dias quentes e o horário de verão que começa à meia noite do próximo dia 17, em que os relógios devem ser adiantados em uma hora, é comum aumentar a prática de exercícios físicos ao ar livre. Santa Bárbara d´Oeste oferece diversos locais públicos adequados para essa prática, com o objetivo de estimular a população a se exercitar para a manutenção da saúde e proporcionar mais qualidade de vida. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção Social, Secretaria de Saúde e Secretaria de Esporte promove diversas ações para orientar as pessoas interessadas em utilizar esses espaços, incluindo as academias ao ar livre, com equipamentos que estimulam a forma correta de trabalhar os músculos, protegendo de lesões e trazendo inúmeros benefícios à saúde.

 

O município oferece 26 academias ar livre e mais sete estão previstas. A Secretaria de Promoção Social utiliza mais frequentemente os espaços do Cruzeiro do Sul, Parque Zabani, Parque dos Ipês, Vila Linópolis, Jardim São Francisco e Mollon. O educador físico da secretaria, Rodrigo Batagin, orienta, semanalmente, os participantes dos grupos de terceira idade e também instrui sobre como utilizar os aparelhos das academias ao ar livre, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida.

 

O encontro é aberto a pessoas de qualquer faixa etária. Já a Secretaria de Saúde mantém grupos de promoção à saúde e prevenção a doenças, como as caminhadas, o “Faça Saúde”, o “Coluna Ativa”, entre outros. De acordo com a técnica desportiva do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) II, Patrícia Carboni, o objetivo é incentivar a prática de atividades física. “O exercício ao ar livre traz diversos benefícios à saúde física e mental”, concluiu a técnica. O cronograma é organizado pelas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e toda semana há atividades físicas programadas ao ar livre com a utilização dos espaços e academias.

 

A Secretaria de Esportes mantém o “Projeto Coração Saudável” que inclui avaliação física, caminhada, alongamento e exercícios ao ar livre, utilizando a academia do Parque dos Ipês. As orientações acontecem as segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 19h30. O objetivo do projeto é prevenir doenças crônicas.

 

Benefícios de exercitar-se ao ar livre

 

Todo exercício físico faz bem à saúde. Mas ao ar livre, tem mais benefícios. De acordo com a técnica desportiva do CAPS, o contato com a natureza auxilia para controlar o estresse. “Um estudo realizado na Universidade de Glasgow com mais de duas mil pessoas constatou que correr, andar de bicicleta ou caminhar em áreas verdes diminui consideravelmente os níveis de stress, tensão e depressão”, declarou Patrícia. Outro estudo, de acordo com a técnica, comprova melhora na saúde mental. “A Universidade de Essex, na Inglaterra, mostrou que passar pelo menos cinco minutos em uma área verde, como um parque, fazendo exercícios, pode ser suficiente para melhorar o humor e autoestima”, declarou.

 

De acordo com Patricia, os pesquisadores observaram que o efeito era ainda maior se o local do exercício também tivesse água, como um lago ou um rio. Há ainda, a comprovação de que os esportes ao ar livre proporcionariam maior motivação, segundo pesquisa da Universidade de Exeter, no Reino Unido. O estudo avaliou a frequência com que as pessoas praticavam exercícios. As que optavam por exercícios ao ar livre se mostraram mais propensas a repetir a atividade física.

 

Além de diminuir o estresse, melhorar a depressão e proporcionar maior motivação, atuando na autoestima, os exercícios ao ar livre trazem os benefícios físicos, como aumento de massa magra, redução de gordura corporal, melhora da flexibilidade, otimização da coordenação motora, equilíbrio e condicionamento cardiorrespiratório e, como consequência, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o “colesterol bom”).  O educador físico, Rodrigo Batagin, ressaltou também, o aumento da resistência muscular, o aumento da flexibilidade de tendões e ligamentos, combater a insônia e ajudar a produzir serotonina – o hormônio do bem estar.

 

As academias ao ar livre oferecem equipamentos testados e fabricados especialmente para trabalhar cada movimento e músculo a ser executado de forma correta, sem oferecer riscos de lesões.  Isso porque eles são confeccionados respeitando os ângulos seguros para as articulações, sobrecarga e contendo travas de segurança.

 

A composição dos equipamentos é próprio para a exposição ao ar livre pois reflete os raios solares evitando que a temperatura se eleve muito. Junto aos locais de treino, existem placas informativas com orientações para a prática de exercícios e utilização adequada.

São 26 academias ao ar livre existentes no município. A Prefeitura segue com as obras para implantação do Parque dos Jacarandás, no bairro Mollon, com área de 56 mil metros quadrados entre as ruas José Jorge Patrício, do Estanho e do Césio. Além desta, mais seis academias estão previstas no planejamento.

Confira locais das academias ao ar livre

– Bairro Flamboyant, Praça da Rua Monte Sião;

– Residencial Furlan, Praça da Rua João Benedito de Oliveira;

– Parque dos Ipês, Av. Corifeu de Azevedo Marques;

– Quadra de Bocha do Cidade Nova, Praça da Av. São Paulo x Rua do Linho;

– Mollon, Praça da Rua Ferdinando Mollon x Rua do Cromo;

– Bairro Santa Rita de Cássia, Praça da Rua Euclides da Cunha x Rua Tucanos;

– Inocoop, Praça da Rua Eduardo Camargo x Rua Guaianazes;

– Bairro São Francisco, Praça da Rua Carajás;

– Conjunto dos Trabalhadores, Rua Cesário Cavalheiro Leite;

– São Joaquim II, Praça da Rua Conchal;

– Cidade Nova (Rua Limeira), Praça da Rua Limeira x Recife;

– Dona Regina, Praça da Av. Alfredo Contato, alt. do n°1975;

– Jardim Europa (ao lado do posto médico), Praça da Rua Portugal;

– Conjunto Roberto Romano, Praça da Rua Dr. Edson Mano;

– Jardim dos Cedros, Praça da Rua Alexandre Furlan;

– Bairro Cruzeiro do Sul, Rua Sebastião Furlan Nico x Mario Possato;

– Jardim Esmeralda, Praça da Rua Guaratinguetá;

– Vale das Cigarras, Rua Orlando Bragalhia;

– Vale das Caneleiras, Praça da Rua João Batista Furlan;

– Panambi, Praça da Rua das Rosas x Rua dos Girassóis;

– Pérola (Praça da Migração), Av. da Indústria;

– Parque Tom Leite, Rua Curitiba;

– Vista Alegre, na Praça da Av. Ruth Garrido Roque;

– Jd. São Fernando I, Área de Bem Estar e Qualidade de Vida “Rubens Jandotti” da Rua Ametista x Av. Alfredo Contato;

– Jd. Europa (Praça da Rua Espanha), Rua Espanha x Rua Luxemburgo;

– Jardim Laudissi, Área de Bem Estar e Qualidade de Vida “João Vieira Neto – Jango” da Rua Profeta Esdras;

 

Futuros projetos:

 

– Bairro São Joaquim, Área de Bem Estar e Qualidade de Vida da Rua Águas da Prata x Av. Porto Ferreira;

-Academia do Bairro Olaria, Praça da Rua Marília de Dirceu x Rua Inconfidência Mineira;

-Academia do Parque dos Jacarandás (3 academias), Rua do Estanho x Rua do Césio;

-Academia do Bairro Nova Conquista, Praça da Av. Natálio Rozinelli;

-Academia do São Fernando II (Piscinão do São Fernando), Praça da Rua do Centeio;

-Academia do Bairro Batagin, Praça da Rua Alexandre Herculano;

-Academia do Bairro Eldorado, Praça da Rua Ângelo Riziollo.

Dicas de treino

O educador físico Rodrigo Batagin orienta que o treino deve iniciar com atividades de aquecimento, de 5 a 10 minutos. Para os exercícios, o ideal é desenvolver quatro séries de 15 a 20 repetições, com intervalos de um a dois minutos para recuperação da musculatura. Não se pode esquecer o alongamento ao finalizar o treino. Após dois meses, o programa pode ser revisto com o intuito de incrementar seus benefícios.

Equipamentos da Academia ao Livre

Esqui

Atua basicamente na região das coxas e glúteos. Integra a parte de aquecimento e deve ser realizado entre 5 a 10 minutos.

 

Surfe

Trabalha quadris, membros inferiores, região lombar e o equilíbrio. Lembre-se de manter o abdômen contraído, quadril encaixado e as pernas com leve flexão.

 

Simulador de cavalgada

Dentre os aparelhos da academia ao ar livre, é o que exige mais força. Atua diretamente na coordenação, equilíbrio, membros inferiores e superiores. A remada no alto exercita as costas e na isometria a pessoa exercita o quadríceps. Deixe sempre a coluna ereta e o abdome encaixado.

 

Leg Press

Este exercício favorece a musculatura das pernas. Fique sentado com as costas apoiadas no banco e deixe os pés na base e as mãos na lateral do corpo. Estique as pernas e volte à posição inicial antes da extensão total.

 

Alongador

Este exercício pode ser realizado com o propósito de alongar o tronco, assim como preparar o abdome e dorsais para os demais esforços.

(Para Alongar): Segurando com as duas mãos o volante acima da cabeça, girar o tronco e flexionar os joelhos no movimento. O movimento é mais solto, porém consistente e consciente.

 

Simulador de Caminhada

Este exercício pode ser realizado com o propósito de aquecer como uma caminhada (mantendo amplitude e velocidade equilibradas), assim como alongar as pernas, desafiando mais a coordenação motora e resistência localizada.

(Para Aquecer): Segurando com as duas mãos a barra a frente, posicionar os pés sobre a base, flexionar suavemente os joelhos e deslocar as pernas alternando para frente e para trás. Manter um ritmo confortável e equilibrado.

 

Volante Horizontal

Este exercício trabalha a amplitude de movimento dos ombros, com rotação externa ou interna (mas dê preferência ao exercício que gira o ombro para fora).

(Para Efeito Rotacional): Segurando com uma das mãos o volante, braço semi flexionado, outro atrás das costas, joelhos semi flexionados (base), girar o mesmo no sentido horário e logo anti-horário.

 

Volante Diagonal

Este exercício trabalha a amplitude de movimento dos ombros, com rotação externa ou interna (mas dê preferência ao exercício que gira o ombro para fora).

(Para Efeito Rotacional): Segurando com as duas mãos o volante, braço semi flexionado, joelhos semi flexionados (base), girar o mesmo no sentido horário e logo anti-horário, assim como se pode realizar o movimento em sentidos contrários, desenvolvendo a coordenação motora.

 

Cavalgada

Este exercício trabalha o quadril, o abdome, os braços e o tronco (dorsais).

(Para Cavalgar): Segurando com as duas mãos as barras frontais do aparelho, estender pernas e joelhos simultaneamente, combinando com a flexão dos mesmos. Na puxada os joelhos flexionam, o ritmo depende de ambas forças de braços e pernas.

 

Remada

Este exercício trabalha o core, os dorsais e braços.

(Para Remar): Segurando com as duas mãos a barra frontal do aparelho, braços semi flexionados, joelhos flexionados realizar uma remada fechada, trazendo os cotovelos até a lateral do tronco. Orientando com consistência o retorno da mesma. Manter a coluna alongada, sem curvar com excesso.

 

Puxada Alta

Este exercício trabalha os dorsais. Protege a cervical e estabiliza as escápulas e fortalece a porção posterior dos ombros.

(Para Puxar): Segurando com as duas mãos os apoios da barra superior do aparelho, braços semi flexionados, puxe até altura dos ombros. Retornar com precisão. Manter o tronco firme, dorsais bem posicionados, abdome forte.

 

Supino

Este exercício trabalha os peitorais, os ombros na sua porção anterior. Ajuda na manutenção da boa postura.

(Para Empurrar): Segurando com as duas mãos os apoios na barra lateral do aparelho, braços flexionados, cotovelos na altura dos peitorais. Estenda os cotovelos e retorne a posição inicial com firmeza, sem relaxar a musculatura.

 

Desenvolvimento Ombros

Este exercício trabalha os ombros na sua porção anterior e medial.

(Para Desenvolver): Segurando com as duas mãos os apoios do aparelho, saída das mãos na altura dos ombros, estenda os cotovelos para o alto. Retornar com precisão. Manter o tronco firme, dorsais bem posicionados para enfatizar o trabalho local dos ombros.

 

Extensor

Este exercício trabalha as coxas na sua porção anterior, de forma localizada. Fortalece os músculos que protegem os joelhos.

(Para Estender): Segurando com as duas mãos os apoios na lateral do aparelho, tronco, abdome e quadris firmes no controle global. Estenda os joelhos simultaneamente exercendo força em igual, até a extensão completa dos mesmos, retornar com precisão sem relaxar a musculatura. Evitar “solavancos” no final do movimento, preservando a saúde das articulações.

 

Orientações

 

Todas as academias ao ar livre trazem uma placa que explica como utilizar cada equipamento. Além disso, a Prefeitura disponibiliza profissionais da área de educação física para orientações gratuitas à população.

 

A Secretaria de Promoção Social utiliza as academias ao ar livre para exercícios com foco na qualidade de vida das pessoas da terceira idade. Segue cronograma:

 

Segunda-feira

8 às 9 horas – Cruzeiro

9 às 10 horas – Cidade Nova

10 às 11 horas – Vila Pântano

 

Quarta-feira

9 às 10 horas – Jardim São Francisco

10 às 11 horas – Parque dos Ipês

 

Sexta-feira

9 às 10 horas – Cidade Nova

10 às 11 horas – Parque dos Ipês

 

 

Já a Secretaria de Saúde oferece orientações mediante cronograma elaborado semanalmente. As atividades são desenvolvidas com o objetivo da manutenção da saúde. Para informações sobre o cronograma, consultar a UBS mais próxima.

 

Para participar do “Projeto Coração Saudável”, da Secretaria de Esportes, basta procurar a professora de educação física Arina Hansen, as segundas e quartas, das 18h30 às 19h30 no Parque dos Ipês e efetuar a inscrição.

 

Mais informações sobre as orientações realizadas nas academias ao ar livre podem ser obtidas na Secretaria de Promoção Social, pelo telefone 3455.8026, na Secretaria de Esporte, pelo telefone 3455.1231 e, também, em qualquer UBS.

 

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!