RMC

Guarda Municipal de S.Bárbara flagra descarte irregular de resíduos

Descarte Irregular 01 - siteA Guarda Civil Municipal de Santa Bárbara d’Oeste flagrou na noite do último sábado (9) o descarte irregular de resíduos na Estrada Ernesto de Cillo, em área próxima à Usina Cillos. Por volta das 20h20, um morador da cidade de Americana foi pego descartando produtos oriundos de um açougue instalado na cidade vizinha.

 

Diante da prática foi acionado o setor de FOP (Fiscalização de Obras e Posturas) que autuou o cidadão no valor de R$ 2 mil e teve o seu veículo apreendido conforme prevê a legislação vigente. Em virtude da prática, o responsável pelo descarte pode responder ainda por processo crime contra a saúde pública.

 

Segundo o coordenador do FOP, Edson Roberto Bragaglia, as rondas em conjunto com a Guarda Civil Municipal continuam. “O trabalho continua em nosso município com o objetivo de coibir o descarte irregular. Lamentamos pela prática, até porque essa área em questão foi limpa na semana passada pela Prefeitura”, disse. “É importante destacar que os munícipes dispõem pontos específicos para o descarte de materiais dos mais variados tipos”, acrescentou.

 

A Administração Municipal pede a conscientização da população sobre a proibição do descarte. Caso alguma ação seja flagrada, o munícipe pode entrar em contato com a Guarda Civil Municipal ou setor de Fiscalização para que medidas cabíveis possam ser tomadas. Os telefones para contato são 153 (Guarda) e 3463.7878 (FOP).

 

Ações intensificadas

 

Com o objetivo de coibir as práticas irregulares, desde o início do ano a Administração Municipal tem realizado o trabalho de limpeza de áreas públicas e preparo de espaços que possam servir para o descarte de resíduos. Paralelo a isso, a Guarda Civil Municipal, por meio do GPA (Grupo de Proteção Ambiental) e demais grupos dentro da corporação, foram autorizados a aplicar multas conforme portaria nº 559/13, de autoria do Poder Executivo.

 

Para o secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Rômulo Gobbi, o trabalho em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Fiscalização de Obras e Posturas resulta em uma maior proteção ao Meio Ambiente “Uma das formas de proteção é com a aplicação de sanções de maneira imediata em caso de irregularidades, como a ocorrida no sábado”, analisou. “Em todos os casos em que houver flagrante o veículo será apreendido pelo período de cinco a dez dias, podendo ser liberado a partir do momento em que o responsável pelo descarte limpar a área onde os resíduos foram descartados e pagar as taxas de guincho e estadia no pátio municipal”, acrescentou.

 

“O trabalho conjunto entre as secretarias tem sido uma das marcas do atual governo, seguindo orientações do prefeito Denis Andia. A ação de sábado é um exemplo da articulação entre as pastas”, comentou o secretário de Meio Ambiente, Rafael Piovezan. “Especificamente na estrada de Cillos, local onde já realizamos outras limpezas, temos notado que alguns cidadãos, inclusive de outras cidades, insistem em descumprir a lei e degradar o ambiente comum. Para essa pequena minoria, informamos que as ações como a do último sábado serão rotina. Existem alternativas para o descarte na cidade. Não há desculpas para o descarte irregular”, disse o secretário.

 

Assessoria de Imprensa

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.