RMC

Guarda Municipal de Nova Odessa flagra furto de água em margens de represa

Caminhão-pipa de empresa não tinha autorização e caso foi parar na Delegacia

 

A Guarda Civil Municipal de Nova Odessa deteve, na tarde desta quarta-feira (13), um homem de 32 que utilizava um caminhão-pipa para retirar água irregularmente da Represa Recanto 2, um dos mananciais de abastecimento do município. O caso foi registrado como furto na Delegacia para apuração da Polícia Civil e o veículo, com placas de Lençóis Paulista/SP, acabou apreendido por estar com documentação vencida.

De acordo com informações do Boletim de Ocorrência, por volta das 16h os guardas civis municipais foram acionados via rádio com a informação de que ocorria o furto de água na represa. Ao chegar ao local, encontraram o veículo alguns metros adiante, se locomovendo ao possível local de origem. Houve a solicitação de parada e abordagem ao motorista, um operador de máquina de 32 anos.

Conforme informações do BO, o motorista afirmou aos CGMs que tinha autorização de retirar água “em um local próximo”, mas acreditou que também poderia obter o recurso hídrico naquela localidade, alegando que não haveria “sinalização” ou “cerca” proibindo a entrada de pessoas. O leito d’água em questão fica entre as represas Recanto 1 e 2, na estrada de acesso ao local.

O veículo, um F-600 ano 1974, tem placas de Lençóis Paulista. O caminhão acabou apreendido por estar com documentação vencida e armazenava cerca de 5 mil litros de água bruta. A Polícia Civil requisitou perícia do Instituto de Criminalística para constatação oficial da quantidade de água subtraída.

Outro caso – Em 21 de agosto de 2015, o prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, flagrou situação semelhante no entorno da Represa Recanto 2. A constatação ocorreu durante a visita de uma comitiva da Administração Municipal ao reservatório para checar as condições de abastecimento do município, na época em que toda a região enfrentava uma histórica escassez hídrica.

Junto do diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro, Bill flagrou um caminhão-pipa com placas de Campinas retirando água irregularmente em local próximo ao da ocorrência de agora. A alegação do motorista do veículo era de “levar água para uma obra em Santa Bárbara d’Oeste”. Do mesmo modo, o caso foi encaminhado à Polícia Civil para as devida providências.

Através da Secretaria de Meio Ambiente e da Guarda Civil Municipal, a Prefeitura tem intensificado a fiscalização junto com a Coden nas represas, para coibir ações do tipo. “São situações lamentáveis, porque existe a disponibilidade de se pegar água em locais que não interferem no armazenamento e captação de água”, explica o diretor da corporação, Robson Fontes Paulo. “A Guarda Civil Municipal continuará cumprindo sua função de proteger o patrimônio do Município”, completa.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br