18 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Guarda Civil de Indaiatuba testa equipamento de monitoramento em viatura

Compartilhe essa notícia!

Indaiatuba é pioneira no Brasil com esse tipo de tecnologia embarcada em viatura

 

A Guarda Civil de Indaiatuba iniciou nesta quarta-feira (21) o teste de um equipamento instalado em viatura para monitoramento de veículos. Foram colocadas duas câmeras, um tablet, entre outros materiais, que proporcionarão a guarnição receber um alerta imediato ao passar próximo de um veículo com queixa de furto ou roubo. “É uma tecnologia idêntica à que usamos no COI e que faz a leitura das placas dos veículos e realiza consulta automática no sistema mostrando se o automóvel apresenta algum tipo de queixa como furto ou roubo”, relata o secretário de Segurança Pública, Alexandre Guedes Pinto. “Mais uma vez Indaiatuba sai na frente na integração de tecnologia no combate a criminalidade. Pelo que fomos informados somos a primeira cidade no Brasil a utilizar essa tecnologia embarcada em uma viatura”, comemora.

CENTRO DE OPERAÇÕES E INTELIGÊNCIA

Desde 2009 que a Prefeitura de Indaiatuba uniu o que há de melhor em tecnologia de segurança em cada experiência pesquisada pelo país e selecionou um software completo. O Sentry fiscaliza sem a necessidade de operadores, placas de todos os veículos que entram e saem pelo município. Atualmente o banco de dados armazena 250 milhões de passagens.

O monitoramento veicular é composto de mais de 100 câmeras fixas ligadas ao sistema. Elas foram instaladas em pontos estratégicos da cidade.

Com a placa de um automóvel suspeito cadastrado, assim que ele for identificado por qualquer uma das câmeras o alarme é acionado dentro do Coi. “E agora o mesmo acontece com essa viatura ao identificar um veículo cadastrado com queixa. É dado um alerta aos integrantes da guarnição para a abordagem”, reafirma.

GENETEC

O equipamento instalado na viatura para teste foi cedido pela Genetec. A empresa canadense é reconhecida como a líder em soluções de segurança em rede inteligentes e inovadoras.

 

Gil Nunes – SCS-PMI

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!