28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Grupo Médico do Carelink trabalha nas empresas para combater os principais inimigos do coração

Compartilhe essa notícia!

O dia do coração, celebrado mundialmente em 29 de setembro, tem objetivo de reforçar a importância deste órgão para a vida e os métodos saudáveis de cuidá-lo. No entanto, as últimas pesquisas realizadas pela Organização Mundial de Saúde, OMS, mostram que os brasileiros não se preocupam tanto assim com a causa: cerca de 22 milhões estão obesos e 6,9% da população é diabética. Além disso, morrem ao ano no país 300 mil pessoas vítimas de doenças cardiovasculares e 200 mil decorrentes do uso do cigarro.

 

O colesterol alto, a obesidade, a diabetes e o tabagismo são considerados os grandes inimigos do coração e estão constantemente associados à correria do dia-a-dia. “A cultura de valorização excessiva de trabalho e capacidade produtiva, sem preocupação com a saúde física e mental, leva a um grande desequilíbrio emocional, cujo escape é a busca de recompensas momentâneas, como o cigarro e alimentos hipercalóricos, repletos de açúcar e gordura. O estresse, a dieta desequilibrada e a falta de atividade física regular levam ao surgimento de doenças cardiovasculares”, explica o cardiologista Dr. Alberto de Oliveira, do Programa de Atenção Integral do Carelink.

 

De acordo com o médico, o combate aos inimigos do coração depende de uma mudança drástica no estilo de vida e deve ser encarado como uma forma de tratamento. “A mudança começa na reeducação alimentar, ou seja, priorizar alimentos naturais em detrimento dos industrializados, ricos em sódio e gorduras saturadas. O segundo passo é a inserção de atividade física regular na rotina, no mínimo 150 minutos semanais. Completas as primeiras etapas, a pessoa deve evitar o cigarro e a sobrecarga de trabalho, e buscar atividades lúdicas pelo menos duas vezes por semana, como cinema, peças de teatro e shows”, conclui.

 

Conscientização nas empresas

Os inimigos do coração assustam e as empresas já perceberam que precaver é o melhor remédio. As corporações passaram a investir em grupos de prevenção, organizados por agências especializadas no assunto, como a Carelink Consultoria em Gestão de Saúde, do grupo B2 Saúde, que promove ações de prevenção ao colesterol, obesidade, diabetes e tabagismo aos beneficiários de empresas clientes.

 

O programa de Atenção Integral Carelink (PAI) é realizado 24h/dia por uma equipe multidisciplinar, composta de enfermeiros, médicos, psicólogos e nutricionistas que dão ênfase na correção dos fatores de riscos às complicações cardiovasculares. Os grupos são divididos em Obesidade (600 integrantes), Hipertensão Arterial (1.322 integrantes), Doença cardiovascular (564 integrantes), Diabetes (546 integrantes), Dislipidemia/colesterol alto (884 integrantes) e Tabagismo (65 integrantes ).

 

“As ações abrangem quase 4 mil beneficiários e ocorrem nas unidades empresariais, em domicílios com recursos audiovisuais, e também via folders, newsletters e e-mails, assim como material de palestras, que podem ser ministradas a distância ou nas dependências das empresas clientes”, explica a coordenadora do programa, Dra. Flávia Marques.

 

André Henrique Covallero, Gerente de Projetos de uma multinacional de Hortolândia, não fuma há mais de um ano e conta com apoio contínuo do grupo Quero Parar, do Carelink. André assume que há algum tempo sentiu vergonha da sua aparência, cheiro, e que não suportava mais a ideia de estar queimando dinheiro. Foi então que procurou ajuda na empresa e foi atendido: a empresa acionou a Carelink. “Quando frequentava o “fumódromo”, várias vezes durante o horário de trabalho, perdia mais de 10 minutos tragando e conversando com colegas também viciados. Hoje, mais disposto e concentrado, além de poupar minha saúde também produzo mais”, conclui.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!