24Horas

‘Golpe do sequestro’ é adaptado em tragédia de Santa Maria

Na contramão da solidariedade demonstrada com doações e trabalho voluntário, golpistas tentam ganhar R$ 1,5 mil em uma ligação

boate Kiss

Boate Kiss minutos antes do incêndio

Foto: Fernanda Bona

A comoção provocada pela tragédia de Santa Maria está sendo usada por criminosos em uma adaptação do “golpe do sequestro”, no qual a vítima recebe por telefone um pedido de depósito de um resgate em troca da libertação de um parente que, na verdade, não está sequestrado. Na versão aplicada no Rio Grande do Sul, o golpista tenta convencer por telefone a vítima de que é um “sobrinho” a caminho de Santa Maria, para o enterro de um conhecido morto no incêndio da boate Kiss.

“O criminoso diz então que o carro quebrou na estrada, a caminho do enterro, e o mecânico não aceita cheque. Certa de que é um parente precisando de ajuda, a vítima faz um depósito”, explica o comandante do policiamento do regimento de Santa Maria, capitão Edi Paulo Garcia de Ávila.

Segundo o capitão Garcia, o golpe foi descoberto porque os autores deram o “azar” de escolher os pais de um policial como alvo. “Eles estavam a ponto de depositar R$ 1,5 mil na conta do suposto mecânico. Como não conseguiram, pediram ajuda ao filho, que percebeu o golpe”, completa Ávila.

A orientação da polícia militar para a quem receber uma ligação parecida é perguntar primeiro quem fala e, se perceber insegurança do interlocutor, desligar o telefone. Em geral, a vítima tentar adivinhar o nome do suposto sobrinho para não passar pelo constrangimento de não reconhecer a voz de um parente e dá a pista para o criminoso. “A vítima associa a voz à de algum parente e diz o nome para não passar vergonha”, diz Ávila. A polícia identificou o número do autor da tentativa de estelionato como sendo do Rio de Janeiro.

Fonte : Estadão

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.