Gol GT Concept interpreta cultura esportiva da Volkswagen


“GT”. A lendária sigla que acompanha os carros esporte da Volkswagen é uma referência que para muitas pessoas vai além do alto desempenho: é um sonho. No Brasil, essa história começou com o Volkswagen Gol GT, modelo que estabeleceu novos parâmetros de desempenho no País e deu origem a uma legião de admiradores. Em homenagem a essa cultura esportiva, a Volkswagen apresenta no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo o Gol GT Concept, um show car criado para os verdadeiros fãs dos carros de corrida (Gran Turismo).

“O conceito vai à essência, ao início da lenda GT, com uma linguagem atual e moderna que traduz toda a esportividade da marca Volkswagen”, afirma o gerente executivo de Design para a Volkswagen na América do Sul, José Carlos Pavone. “O Gol GT Concept capta o olhar de uma criança para um modelo esportivo. É um presente aos fãs da marca e a essa nova geração de apaixonados por automóveis”, conclui Pavone.

Legítimo GT

Inédito no mundo e desenvolvido pela equipe de designers da Volkswagen do Brasil, o Gol GT Concept foi criado com inspiração na tradição GT e na relação emocional que os clientes têm com os modelos esportivos da Volkswagen.

O projeto seguiu três pilares durante seu desenvolvimento: história, esportividade e cultura GT. Da logotipia às linhas de design, o Gol GT Concept é uma interpretação do conceito GT. “Há muita lógica e precisão não só no estilo, mas também em todo o tratamento de superfície e na execução do projeto”, diz Pavone.

A carroceria duas-portas é toda pintada na inédita cor metálica “Cinza Volcano”, desenvolvida especialmente para o conceito com o objetivo de ressaltar os detalhes em tom vermelho “Lava Red” – como nas laterais, retrovisores, para-choques dianteiro e traseiro e grade dianteira. Todo o carro é contornado por uma linha de base vermelha, evidenciando sua atitude e ressaltando sua forte presença. As pinças de freio também são vermelhas.

Design esportivo

Na dianteira, o Gol GT Concept traz grade do tipo “colmeia” (característica de todo esportivo Volkswagen), com pintura preta brilhante. O para-choque tem design imponente e linhas de estilo acentuadas, que reforçam a esportividade, e integra as luzes de uso diurno e o defletor de ar. Os faróis são duplos, do tipo “full LED” (LEDs nos fachos baixo e alto).

Nas laterais, chamam a atenção as rodas “Serron”, diamantadas, de 18 polegadas. O logotipo, localizado na altura da linha de caráter, é feito de alumínio e acrescenta dinamismo ao carro. Próxima às rodas traseiras, a logomarca faz referência à do Gol GT de 1984. Apliques na região da soleira dão ao modelo aspecto “rebaixado”.

Na traseira, uma faixa na cor preta liga as lanternas (escurecidas), em mais uma referência ao Gol GT. O aerofólio duplo está combinado à terceira luz de freio – esta é uma barra que percorre toda a parte superior da tampa do porta-malas. No vigia traseiro, o adesivo com o logotipo GT é uma interpretação moderna do logo original. O teto e a coluna central (“B”) do Gol GT Concept são pintados na cor preta brilhante.

Cockpit de puro esportivo

No interior do Gol GT Concept, a ideia foi proporcionar uma nova experiência visual, com cores e elementos que transmitem a sensação de um puro esportivo da marca.

Os bancos, do tipo concha – com o emblema da versão e faixas dégradé, como no Gol GT – vão gerar nova leva de apaixonados. Assim como o volante esportivo, com a base reta e o emblema GT gravado.

Os painéis de portas foram redesenhados e os olhares mais atentos vão reparar que também há referências ao primeiro Gol GT, como os acabamentos horizontais nas telas dos alto-falantes e dos tweeters (localizados na base da coluna dianteira “A”). Há, ainda, compartimento porta-objetos com o logo “GT” e detalhes especiais no puxador e gatilho de porta.

As saídas de ar têm desenho exclusivo – os direcionadores têm formato tipo “colmeia”, com largas molduras de alumínio. Os pedais possuem capa esportiva de alumínio, assim como a alavanca de câmbio. As soleiras de portas também trazem o logo “GT”.

Comentários