Gestão de si mesmo é a base da liderança, afirma professora da IBE-FGV

Denize Dutra explica como desenvolver a inteligência emocional e ser um melhor profissional

 

 

A professora da IBE-FGV, Denize Dutra, coordenadora do MBA em Gestão Estratégica em Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores, diz que é a partir de si mesmo que um líder deve liderar.

 

“A primeira pessoa que precisa ser impactada com minha liderança sou eu. A gestão de si mesmo é a base da gestão do outro”. Para ela, pessoas que não organizam sua própria agenda, não gerenciam seu tempo, suas relações ou seu próprio orçamento não podem liderar as outras.

 

“Como me vejo e como sou visto, quais são os meus valores, propósitos e objetivos, impactam diretamente em como lidero. Quem deseja ser respeitado deve cuidar da forma como trata os outros”, afirma.          

 

Segundo ela, as pessoas movem e transformam o mundo. “E são as emoções destas pessoas que impactam em suas decisões”.

 

Denize Dutra explica que a inteligência emocional está ligada a fatores como autoconhecimento, autocontrole, automotivação, empatia e relacionamento interpessoal.

 

Uma pesquisa acadêmica, desenvolvida pela Universidade de Harvard, revelou que o que faz as pessoas viverem mais e serem mais ou menos felizes são os relacionamentos que elas possuem.

 

“Não tem nada a ver com dinheiro. É a qualidade de vida das pessoas que condiciona sua longevidade e felicidade”, destaca.

 

Por isso, na visão da professora, a inteligência emocional começa com uma tomada de decisão e escolha dos caminhos que levam ao desenvolvimento desta habilidade.

 

As afirmações foram feitas na noite da última quarta-feira, 8, quando a IBE-FGV Campinas recebeu cerca de 100 pessoas para a palestra “Como desenvolver inteligência emocional em si mesmo e em sua equipe”.

 

Na ocasião, a ex-aluna da IBE-FGV, Silmara Heleno Ribeiro, do Senac, presente na palestra, deu seu testemunho. “Estar em um MBA deste nível é uma experiência que vale a pena, tanto para o desenvolvimento pessoal, quanto profissional”.