24Horas Gerando Vidas

Gerando Vidas – Entendendo sua Fertilidade


O planejamento de ter um filho faz parte dos sonhos da maioria dos casais. Entender um pouco sobre a fertilidade natural ajuda a manter a calma e o equilíbrio emocional, necessários para trilhar um caminho tranquilo rumo à concepção.

Definimos fertilidade como a capacidade de engravidar e manter uma gestação até a maturidade do bebê. Nem sempre a gestação acontece logo nas primeiras tentativas. A chance de sucesso é de aproximadamente 20% por ciclo menstrual. Por conta desta baixa chance mensal, estipulamos um prazo de 12 meses como um período normal para que um casal engravide. Durante um ano de relações sexuais desprotegidas 90% dos casais festejam uma gestação.

ENTENDENDO SUA FERTILIDADE

Quando é meu período fértil? O período fértil é marcado pela ovulação da mulher. Esta geralmente ocorre no 14º dia do ciclo para mulheres que menstruam a cada 28 dias; no 16º dia para ciclos de 30 dias; 12º para ciclos de 26 dias. Ou seja, a conta é feita subtraindo 14 dias do intervalo dos ciclos menstruais. Portanto mulheres com ciclos curtos, de 22 dias por exemplo, têm a ovulação logo no 8º. dia do ciclo. Lembrando que o primeiro dia do ciclo é o primeiro dia de sangramento menstrual vermelho vivo. Geralmente não consideramos os dias de “sujeirinhas” que antecedem a menstruação.

Mas, quando é o dia certo para namorarmos? Os dias mais férteis são os dois dias que antecedem a ovulação. Seguindo nosso exemplo, para mulheres que ovulam no 14º dia, o 13º e o 12º são os dias mais férteis. As relações que ocorrem após a ovulação tem pequena chance de proporcionarem uma gravidez. Importante saber que não há necessidade real de ficar fazendo continhas e tabelinhas para namorar nos dias certos. Para casais que mantém uma boa frequência de relações de mais ou menos 3 vezes por semana ou em dias alternados, possuem uma ótima chance de estarem “cobrindo” os dias férteis. Desta forma, tiramos um pouco a matemática do processo, que pode até mesmo atrapalhar a vida amorosa do casal.

Devo ter algum cuidado depois da relação sexual? Dentre todos os mitos que existem sobre esta pergunta, o único que tem evidência comprovada é a mulher ficar deitada por uns 15 minutos após a relação. Deve-se também evitar realizar duchas íntimas ou produtos íntimos que podem atrapalhar os espermatozoides e seguirem seu caminho até o óvulo.

Quando devo procurar ajuda? Caso não tenha ocorrido uma gestação após 1 ano de tentativas para mulheres com menos de 35 anos ou 6 meses para mulheres com mais de 35 anos. Passado este período de tentativas as chances diminuem progressivamente e a avaliação de um especialista pode ajudar os casais a trilharem o melhor caminho para conseguirem engravidar.

 

 

Dr. Davi Buttros – Médico Especialista em Reprodução Humana. Formado pela PUC-SP, residência e mestrado pela UNESP-BOTUCATU. Aprimoramento em Reprodução Assistida na Universidade de Harvard-EUA e no Fertility Center Hamburg – Alemanha

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br