24Horas Gerando Vidas

Gerando Vidas: As diferentes respostas nos tratamentos de Fertilização


MULHERES E SEUS MISTÉRIOS.
Vocês já se perguntaram por que as mulheres respondem de formas tão diferentes aos tratamentos de Fertilização?

Se utilizarmos o mesmo protocolo de medicamentos, com a mesma dosagem em mulheres com a mesma idade, podemos levar algumas ao indesejado hiperestímulo com um grande número de folículos, enquanto outras brigarão pela busca de apenas um único óvulo.

A reposta para isso é simples: AS MULHERES SÃO DIFERENTES! Cada uma com o seu biótipo, sua reserva ovariana e capacidade de responder aos remédios.

Situações não tão incomuns são mulheres com mais de 40 anos respondendo com vários óvulos enquanto outras bem mais jovens respondem de forma desproporcional. Em contrapartida, neste mesmo exemplo, os poucos óvulos de uma paciente jovem podem ter melhor qualidade que os inúmeros de uma paciente com idade avançada.

Portanto, o primeiro cuidado que temos que ter, antes de iniciarmos o tratamento, é conhecer bem o SEU potencial. Para isso valorizaremos sua idade, contagem de folículos iniciais ao ultrassom, exames hormonais, peso e o fator de infertilidade. Após este cálculo teremos que definir qual será o seu PLANO TERAPÊUTICO.

Teremos que escolher dos inúmeros protocolos existentes, o melhor para o seu caso. Desde a escolha do tipo de remédio e sua dosagem, até protocolos alternativos: estimulação mínima (Mini FIV); protocolos de estimulações seriadas para acúmulos de óvulos e embriões; doação de óvulos; congelamento embrionário direto, entre outros.

Resumindo, NÃO EXISTE UM PROTOCOLO FIXO E MILAGROSO QUE TRARÁ INVARIÁVELMENTE BONS RESULTADOS. Existem mulheres diferentes, que precisaremos conhecer cuidadosamente para sabemos qual receita usar e aproveitar sua melhor capacidade fértil.

Depois de toda teoria, ainda teremos a prática que também dependerá de um potencial biológico que não poderá ser medido. Apenas durante o tratamento é que saberemos como será a resposta real e o resultado final.

Feministas de plantão, por favor, não me levem a mal. Mas as mulheres realmente não são fáceis e nem sempre são aquilo que aparentam. Temos que ir muito além do primeiro encontro para começarmos a entendê-las, e quando achamos que já sabemos tudo ainda podemos ser surpreendidos. Não briguem comigo, pois tudo isso que faço, ou tento fazer é única e exclusivamente para ajudar vocês.

 

Dr. Davi Buttros – Médico Especialista em Reprodução Humana. Formado pela PUC-SP, residência e mestrado pela UNESP-BOTUCATU. Aprimoramento em Reprodução Assistida na Universidade de Harvard-EUA e no Fertility Center Hamburg – Alemanha

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br