24Horas

GAMA tem 2013 pautado por eficiência

Número de ocorrências caiu em relação a 2012; entretanto, patrulheiros efetuaram mais prisões. Índices de roubo, furto e furto de veículo também diminuíram

 

No ano em que completou 70 anos de fundação, o trabalho desenvolvido pelos patrulheiros e patrulheiras da GAMA (Guarda Municipal de Americana) em 2013 foi mais eficiente do que em 2012. A conclusão pode ser tirada na comparação entre os dois relatórios anuais da corporação. No último exercício os guardas realizaram 11,4% mais prisões do que em 2012. Foram 244 detenções (de maiores de 18 anos) face às 219 registradas anteriormente. O número representa uma média superior a 20 prisões por mês em Americana somente pela corporação. Apesar do aumento, o número de atendimentos diminuiu: 2013 teve 45.163 ocorrências atendidas pela GAMA, diante de 51.277 de 2012 – o que representa uma redução de 12% na quantidade de ocorrências.

 

O trabalho ostensivo da Guarda também se refletiu na quantidade de menores apreendidos. Foram 16,7% mais detenções (162 em 2012 e 189 em 2013) de adolescentes abaixo dos 18 anos – a maioria por tráfico de entorpecentes.

 

O maior número de prisões refletiu também na queda dos índices de alguns crimes específicos, como furtos e roubos. Em relação a 2012, os furtos caíram 12,5% (456 a 399), e os furtos de veículo tiveram uma redução de 14,3% (57 em 2012 e 49 em 2013). Nos roubos, também houve queda, mas pouco acentuada: 3,48% (foram 317 em 2012 e 306 ano passado).

 

“O ano de 2013 marca mais um resultado positivo em um trabalho de metas estabelecidas a longo prazo. Desde o início da administração anterior a corporação foi reforçada e modernizada – e isso é algo que continua sendo feito. Realizamos diversos estudos, setorizamos e ampliamos a presença dos patrulheiros para eliminar ocorrências críticas em alguns pontos da cidade, e conseguimos sucesso nestas missões. O trabalho preventivo, muito bem desempenhado pelos Anjos da Guarda, é mais um exemplo das sementes que plantamos para cuidar do nosso maior patrimônio, que é o cidadão americanense. Continuaremos neste processo de aprimoramento para que os resultados de 2014 sejam ainda mais satisfatórios e que a segurança da cidade de Americana seja ainda mais motivo de orgulho para a população”, destacou o diretor-comandante Adilson Dias Bicalho.

 

A diminuição nos índices de criminalidade acompanham uma tendência que também foi registrada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP). Com os números de janeiro a novembro (o fechamento anual será publicado no dia 25 de janeiro), já é possível verificar, por exemplo, que o número de furtos em Americana, de acordo com os dados da SSP, caiu 9% na comparação com 2012; nos roubos o termômetro é semelhante ao registrado pela GAMA: queda de 2,41% no número destas ocorrências.

 

A GAMA realizou estudos e implementou operações que ajudaram a coibir as práticas criminosas no município, com destaque para a Operação Papai Noel, que entrou em vigor no dia 6 de dezembro e se estendeu até o dia 31. Com remanejamento de folgas e férias e aumento do efetivo nas ruas da região central e em áreas comercialmente ativas da cidade, o número de roubos caiu 60% em relação à primeira quinzena de dezembro de 2012, assim como os furtos, que foram reduzidos em 37%.

 

O número de agentes de trânsito dobrou de 40 para 80 e o total de atendimentos nas ruas de Americana no auxílio da fluidez ao tráfico e ao combate a irregularidades foi de 1.220 em 2012 para 2.695, representando um aumento de 120% – mais que o dobro. A ROMEP (Ronda Ostensiva Municipal Especial Preventiva) também ganhou dez integrantes e passou a atuar com 32 patrulheiros. Com treinamento periódico e diversos cursos de capacitação e reciclagem, os guardas passam por um processo de aprimoramento constante, servindo de referência a outras corporações de todo o país.

20131003_143050

A sede da guarda recebeu visitas de representantes de diversas cidades espalhadas pelo Brasil interessados em instalar modelo de trabalho semelhante ao praticado em Americana. Guardas municipais de várias cidades receberam cursos intensivos de treinamento, tanto no estado de São Paulo como em outras localidades.

 

O trabalho desenvolvido pelos guardas foi reconhecido, inclusive, pelo promotor de Justiça da Vara Criminal de Americana, Dr. André Luiz Dezotti. “Admiro a GAMA, os guardas estão desempenhando um trabalho correto e passando credibilidade à sociedade. Isso é algo que ouvimos corriqueiramente. Vemos que a população confia na GAMA e é um recurso muito eficiente. Pela quantidade de processos criminais que temos, cerca de 80% vem de prisões realizadas pelos guardas”, disse o promotor na ocasião de sua visita à sede da corporação, no mês de maio.

 
O relatório geral de ocorrências pode ser consultado no link http://gama.sp.gov.br/a-guarda/estatistica

 

RETROSPECTIVA
Confira as ocorrências de destaque da GAMA em 2013

 

Com instruções por telefone, guarda salva bebê engasgado
07/02/2013 – Um bebê de quatro meses de idade, que estava engasgado com o leite materno e sem respirar, foi salvo graças às instruções feitas por telefone por uma patrulheira da GAMA. A mãe da menina recorreu à Guarda pelo telefone 153, e no atendimento a GCM Thabata, que é enfermeira formada, auxiliou a mulher, que conseguiu reverter a situação da filha. Thabata, depois, recebeu homenagens dentro da corporação e também da Associação de Guardas Municipais, bem como da Assembleia Legislativa de São Paulo.

 

Após perseguição e cerco, GAMA prende assaltantes
18/02/2013 – Os GCMs Renato e Bianca prenderam dois homens acusados de terem cometido um assalto a uma loja de conveniência em um posto de combustíveis na Avenida Paschoal Artido. Os guardas contaram com o apoio de uma viatura da Romep na perseguição, e os bandidos foram pegos em uma mata à beira do córrego Santa Angélica. A ação teve ainda o auxílio do helicóptero Águia, da Polícia Militar.

 

GAMA prende trio após roubo de carro
20/02/2013 – Três homens foram presos depois de terem roubado um carro no Parque Novo Mundo. O trio levou um Mitsubishi Pajero e foi pego pelos guardas Eufrásio, Celso e Edson, e foi flagrado em um Voyage preto nas proximidades de um canavial na Rua Rio Claro, no mesmo bairro.

 

DIG de Piracicaba e GAMA desarticulam quadrilha de traficantes
28/02/2013 – A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Piracicaba solicitou apoio da GAMA para uma operação realizada ainda na madrugada do dia 28 de fevereiro para prender uma quadrilha de traficantes. O trabalho resultou na prisão de dez pessoas e na apreensão de 6,2 quilos de drogas e percorreu os bairros Parque Novo Mundo, Parque Universitário e Parque Gramado, com diligências se estendendo até Santa Bárbara d’Oeste nos bairros Parque Zabani e Jardim Europa.

 

GAMA apreende mais de 500 pedras de crack com menores
11/03/2013 – Dois menores de 17 anos que vendiam drogas no São Jerônimo foram detidos por patrulheiros da GAMA após denúncia anônima. Na ação foram apreendidos 65 pinos de cocaína, 560 pedras de crack, seis porções de maconha e 1.300 frascos vazios para acondicionamento de cocaína.

 

1,5 kg de cocaína e crack apreendida no Jardim Novo Horizonte
17/03/2013 – Uma denúncia levou patrulheiros da GAMA a prender um traficante de 22 anos no Jardim Novo Horizonte. Com ele, no momento da abordagem, foram encontradas cinco pedras de crack. Em sua casa os guardas acharam mais 682 gramas de crack e 560 de cocaína, totalizando mais de 1,2 quilo de entorpecentes – além de uma balança de precisão. A prisão foi feita pelos GCMs Gonçalo e Fabiana.

 

GAMA encontra depósito de bebidas falsas
24/03/2013 – Após o recebimento de uma denúncia anônima, patrulheiros da Guarda Municipal de Americana encontraram um depósito de bebidas falsas na Vila Dainese. Na residência havia vários lacres e mais de 3,5 mil garrafas e dez mil rótulos de uma marca de vodca. A ação contou com o apoio da Polícia Civil e da Polícia Científica.

 

GAMA prende quadrilha com notas falsas e drogas
07/04/2013 – Dois homens e duas mulheres foram pegos em flagrante com 15 pinos de cocaína, 20 frascos de lança-perfume, duas notas falsas de R$ 100 e R$ 2,3 mil em dinheiro. Outras vítimas compareceram ao plantão policial e fizeram o reconhecimento do quarteto, que foi preso em flagrante por formação de quadrilha, tráfico de drogas, estelionato e uso de moeda falsa.

 

GAMA prende skinhead procurado pela polícia mineira
14/04/2013 – Depois de uma denúncia feita por funcionários de um hotel sobre um hóspede de comportamento violento, a GAMA prendeu um homem de 25 anos procurado pela polícia de Minas Gerais por Apologia ao Crime, com agravantes de Racismo e Nazismo, além de Formação de Quadrilha. No mesmo momento, outras três pessoas foram presas em Belo Horizonte. Com a ajuda da Polícia Civil e do Ministério Público de Minas Gerais, o rapaz foi preso na rodoviária de Americana ao descer do ônibus que vinha de São Paulo, ao lado da namorada americanense. Graças ao trabalho do sub-inspetor Borges, os departamentos de polícia mineiros foram acionados e a prisão foi realizada.

 

Com ajuda do Canil, GAMA apreende drogas e traficantes
29/04 e 02/05/2013 – Vinte porções de maconha, 70 de cocaína e 130 pedras de crack foram apreendidas em duas ações distintas da GAMA com o apoio do Canil da corporação, que usa cães farejadores. Um rapaz de 23 anos foi preso e um menor de 17 foi liberado na presença da mãe.

 

GAMA prende jovem com 440 porções de entorpecente
21/06/2013 – Os guardas Cauê, D. Beraldo e o sub-inspetor Bottaro prenderam um rapaz no Jardim da Paz com 440 porções de drogas (370 de maconha e 70 de cocaína). O acusado foi recolhido à Cadeia Pública de Sumaré por tráfico de drogas.

 

Menor é detido com quatro quilos de maconha
27/06/2013 – Um menor que escondia quatro quilos de maconha enterrados em um terreno no Jaguari foi detido pelos patrulheiros R. Martins e Monaro. Uma denúncia anônima levou os patrulheiros até o adolescente de 16 anos, que foi recolhido ao NAIA.

 

Guardas do GPA agem rápido e impedem furto de carros
16/07/2013 – Dois homens foram presos em flagrante por tentativa de furto por patrulheiros do GPA (Grupo de Proteção  Ambiental) e da Romep na Rua Antônio Meneghel, local onde funcionários das várias empresas instaladas na região estacionam seus veículos. Na tentativa de não levantar suspeitas, os bandidos usavam jalecos de oficinas mecânicas – ambos já tinham passagens anteriores pela polícia.

 

Facebook ajuda, e suspeito filmado furtando celular é preso pela GAMA
08/08/2013 – Um homem que foi flagrado furtando o celular dentro de uma lan house no bairro Mollon, em Santa Bárbara d’Oeste, foi reconhecido e preso por patrulheiros da GAMA na Vila Jones, três dias após o crime. O vídeo, amplamente divulgado e compartilhado nas redes sociais, ajudou na detenção do homem, que foi reconhecido também pela vítima.

 

Equipes da GAMA prendem pedreiro com 33kg de maconha
03/09/2013 – Quando viaturas da GAMA se preparavam para iniciar mais uma Operação GAMA Protege no Jardim da Balsa, os patrulheiros prenderam um pedreiro que escondia 33 quilos de maconha dentro de um carro na Rua Rio Canindé. Além da maconha, foram apreendidos 2,5 quilos de cocaína.

 

GAMA captura estuprador que agia em Americana e Santa Bárbara
18/09/2013 – Um lavador de carros de 30 anos, foragido da Penitenciária de Iperó, onde cumpria pena por estupro, foi preso pela GAMA depois de cometer o delito pelo menos três vezes em Americana e Santa Bárbara d’Oeste usando um revólver de brinquedo. Com as características do carro, o homem levantou suspeitas do sub-inspetor Daniel, que estava de folga e seguiu o veículo. O reforço foi chamado e o acusado foi pego no Parque Gramado. Reconhecido pelas vítimas, ele foi reconduzido à penitenciária.

 

GAMA age rápido e prende dois após saidinha de banco
03/10/2013 – Dois rapazes em uma moto usaram uma arma de brinquedo para roubar R$ 2 mil de uma mulher que saía de uma agência bancária no Centro de Americana. Alertados pela vítima, os GCMs R. Martins e Monaro localizaram a moto e iniciaram a perseguição, que durou cerca de sete minutos e percorreu quatro quilômetros até o sucesso na abordagem da dupla na Rua Cabo Osvaldo de Morais, já próximo da saída para Nova Odessa. Eles foram reconhecidos pela vítima, mas o dinheiro não foi recuperado.

 

GAMA frustra assalto no Jardiim Ipiranga
22/11/2013 – Três menores e um maior de idade renderam um casal no portão de casa e foram presos em flagrante pela GAMA quando carregavam o veículo da vítima com eletroeletrônicos no Jardim Ipiranga. O GCM Amâncio e o sub-inspetor Beraldo patrulhavam pelo bairro quando receberam a comunicação de roubo e se dirigiram ao local. Na esquina da residência, encontraram o maior de idade que dava cobertura ao trio de adolescentes. Os guardas contaram ainda com o apoio da Romep e do Canil. A residência foi cercada e os menores – todos moradores de Piracicaba – foram detidos. As vítimas estavam amordaçadas e de mãos amarradas em um dos quartos. Um revólver foi apreendido. Os menores foram encaminhados ao NAIA e o maior de idade foi levado à Cadeia Pública de Sumaré.

 

GAMA prende quatro por tráfico no Pq. Liberdade
04/12/2013 – O servente A.A., de 32 anos, com extensa ficha policial por tráfico de drogas e com suspeitas de integrar uma facção criminosa que age dentro e fora dos presídios paulistas, foi preso pelos GCMs Amâncio e Beraldo no Parque da Liberdade. Com ele foram detidos mais um homem, uma mulher e um adolescente de 14 anos com 1,3 quilo de maconha, um facão, e munições de uso restrito. Com exceção do menor, o trio foi autuado por sete crimes: tráfico de drogas, lesão corporal (agressão a um guarda com uma chave de roda), corrupção ativa (tentou subornar os GCMs), corrupção de menor, ameaça, resistência à prisão e associação para o tráfico.

 

GAMA flagra dupla com 228 pipetas de cocaína e ecstasy
19/12/2013 – Duas pessoas foram detidas com 230 porções de cocaína, além de uma pedra de crack e três comprimidos de ecstasy no Parque da Liberdade. Os GCMs Sabino e Aparecido flagraram a dupla, que foi levada ao Plantão Policial. O rapaz, de 19 anos, foi preso em flagrante, e o menor de 17 anos que o acompanhava foi liberado na presença da avó.

 

 
Fotos: Arquivo

Legendas:

DSC04279 – O sub-inspetor Daniel e a GCMF Thabata recebem homenagem na Assembleia Legislativa de SP pelo destaque em ocorrências;

20131003_143050 – Dois acusados de terem praticado a “saidinha de banco” no Centro são presos;

2130909_110935 – 33 quilos de maconha apreendidos no Jardim da Balsa;

20130322_221047 – Uma das várias apreensões de drogas realizadas durante o ano;

IMG_8453 – Patrulhamento ostensivo;

20131206_153522 – Operação Papai Noel, que reduziu o índice de roubos em 60% e o de furtos em 37%

 

 

 

Unidade de Imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.