24Horas

GAMA prende acusados de envolvimento na morte de guarda de Sumaré

Viaturas do Canil e da Romep, apoiadas pelas guardas municipais de Sumaré, Nova Odessa, Monte Mor e Hortolândia, se movimentaram pela Vila Soma na busca por bandidos. Seis suspeitos, entre eles uma mulher e um menor, foram levados à delegacia e três indivíduos foram presos

 

Com 12 guardas, um cão e quatro viaturas, a GAMA (Guarda Municipal de Americana) deteve seis pessoas no início da noite desta sexta-feira (7) em Sumaré. Quatro delas suspeitas de envolvimento em dois assaltos ocorridos durante a tarde na cidade – crime que culminou na perseguição e na morte do guarda civil municipal Tiago Henrique Lorençatto, 37, de Sumaré.

 

Com um VW Gol antigo, o quarteto praticou assalto a um posto de combustíveis na Avenida Amizade e a um supermercado no Jardim São Carlos e logo depois passou a ser seguido pela viatura da Guarda de Sumaré, que tinha o GCM Thiago ao volante ao lado do patrulheiro Waldemir Francisco de Paula Junior. Durante a perseguição houve troca de tiros; de Paula levou um tiro de raspão no ombro, enquanto Lorençatto foi atingido na cabeça. Ele chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Estadual de Sumaré, mas morreu momentos depois. Waldemir foi medicado e liberado.

 

A morte do GCM desencadeou uma operação conjunta entre as guardas das cidades vizinhas a Sumaré, envolvendo Americana, Nova Odessa, Monte Mor e Hortolândia, além de viaturas da Polícia Militar, na realização de diligências pelo município na busca dos bandidos. No total, mais de 100 agentes, entre guardas e policiais, participaram da operação. A GAMA, de Americana, participou da ocorrência com o Canil e o cão Batman, da raça Pastor Belga Mallinois, e também com a Romep (Ronda Ostensiva Municipal Especial Preventiva), além de membros da equipe operacional.

 

Os guardas americanenses concentraram a busca em uma ocupação denominada Vila Soma depois que o carro usado no crime foi encontrado abandonado na região. Dentro do veículo havia duas peças de roupas que acabaram por fornecer elementos para que o cão auxiliasse nas buscas. Assim, Batman entrou em ação e ajudou os guardas a localizarem, primeiro, um adolescente de 17 anos, dentro de um dos barracos. Em poder do menor estavam um revólver calibre 38 de numeração raspada e seis munições intactas, uma balança de precisão, um telefone celular, R$ 20 em dinheiro, quatro papelotes de crack (dois gramas), um tijolo de maconha de 491 gramas, 15 porções da mesma droga, totalizando 59 gramas, e 34 pinos de cocaína (41 gramas).

 

Dali em diante, os GCMs averiguaram vários barracos e os demais suspeitos foram sendo descobertos na mesma ocupação. O auxiliar de produção Fábio Gonçalves de Sales, 24 anos, apontado pelo menor como o dono do revólver provavelmente usado no roubo e de onde pode ter saído o disparo que matou o GCM; o auxiliar administrativo C.A.S., 29, que tinha em sua casa 29 cartões em branco, geralmente usados para realizar clonagem de cartões bancários – e liberado na delegacia após prestar depoimento; e por último foi preso o ajudante Fernando Souza dos Santos, de 25 anos, apontado como o autor do tiro. Ele foi detido junto da mulher, U.T.N., de 37 anos, que também foi levada à delegacia para prestar esclarecimentos e foi liberada em seguida. Há ainda outro rapaz, de 21 anos, que fugiu e não foi localizado, mas que já foi identificado pela polícia. Ele também, segundo os demais, teve participação nos assaltos. Os guardas conseguiram seus documentos para relação na investigação da Polícia Civil de Sumaré.

 

O delegado Elias Yuao Kobayashi autuou Fábio e Fernando por roubo e homicídio qualificado, em flagrante, e o menor pelos mesmos dois crimes, além de tráfico de drogas. Ele responde aos processos na Vara da Infância e Juventude. Os três passaram por exame residuográfico para determinar a autoria do disparo que matou o guarda, que foi enterrado na tarde do último sábado (8) no Cemitério de Sumaré.

 

Unidade de Imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br