28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Futebol paulista tem três semifinalistas no torneio pela primeira vez na história

Compartilhe essa notícia!

Palmeiras, São Paulo e Santos agora tentam uma inédita final paulista na copa nacional

Desde o início da história da Copa do Brasil, em 1989, três times paulistas nunca haviam avançado as semifinais do campeonato. Na edição de 2015 isso foi possível. Com os resultados de quarta-feira (30), o São Paulo, que havia aberto vantagem em casa com um placar de 3 a 0 em cima do Vasco, finalizou a participação do clube carioca com um empate de 1 a 1; o Palmeiras, que conquistou um empate fora de casa contra o Internacional, derrotou o time colorado no jogo de volta com um resultado de 3 a 2, eliminando mais um participante. A quinta-feira (01) concluiu o feito inédito com a vitória de 3 a 2 do Santos, que já tinha criado uma vantagem em Florianópolis contra o Figueirense, conquistando a quarta e última vaga da fase seguinte.

O único estado a conquistar este feito até então foi o Rio de Janeiro, em 2006. Naquele ano, Flamengo, Fluminense e Vasco estiveram na semifinal. O rubronegro tirou vantagem sobre a equipe do Ipatinga (MG) e avançou à final do campeonato, enquanto o duelo de Fluminense e Vasco resultou na conquista do alvinegro para a próxima fase. O confronto pelo título foi marcado pelo duelo clássico entre Flamengo e Vasco, em que o primeiro levou o título para a conta.

A única vez que este acontecimento teria sido possível entre os paulistas, foi no ano de 2001. Nesta edição, os times da FPF que estavam classificados nas quartas de final não se enfrentaram e tiveram a possibilidade, como neste ano, de seguir no campeonato. Entre as quatro equipes estavam o Corinthians, que venceu o Atlético Paranaense e se classificou, a Ponte Preta, que tirou o Fortaleza e também ganhou a classificação. O São Paulo disputou a vaga contra o Grêmio, mas foi derrotado e ficou para trás. Na semifinal, o confronto foi entre os paulistas Ponte Preta e Corinthians, e o time da capital levou a vantagem e disputou a final contra o Grêmio, que foi o vencedor do campeonato.

Nos anos de 2000 e 2004, três equipes paulistas avançaram para as quartas de final, porém confrontos entre paulistas impediram que estas avançassem no torneio. Em 2000, o Palmeiras enfrentou o São Paulo, que conseguiu a classificação. O mesmo aconteceu com o Santos, que também participou da edição, quando derrotou o Flamengo e avançou para a próxima fase. A final do campeonato foi entre São Paulo e Cruzeiro, onde o time mineiro levou a vantagem e o título para casa. Já em 2004, o campeão da Copa do Brasil foi o Santo André, que enfrentou o Palmeiras nas quartas e passou para a fase seguinte derrotando o 15 de Novembro (RS). A disputa da final ficou por conta do confronto entre Santo André e Flamengo. Neste mesmo ano, o Corinthians também havia participado das quartas de final, mas foi eliminado pelo Vitória.

A dificuldade para que uma semifinal em que a maioria dos concorrentes fossem times paulistas é justificada no período de 2001 a 2013. Entre estes anos, os times que participavam da Copa Libertadores da América não podiam disputar a Copa do Brasil do mesmo ano, devido a coincidência de datas com a competição continental. Ou seja, o campeão da copa nacional – que ganha uma vaga na Libertadores – nunca tinha a chance de disputar a próxima edição do torneio. Com a nova fórmula de campeonato, em 2014, a disputa passou a contar com os times que participam da Taça Libertadores.

Títulos

O primeiro clube dos paulistas a conquistar uma Copa do Brasil é também a equipe que conseguiu mais títulos do torneio. O Corinthians venceu em 1995 e repetiu o feito nos anos de 2002 e 2008. Oo Palmeiras, com dois títulos conquistados nos anos de 1998 e 2012, é o segundo maior vencedor entre os representantes do estado. Com um título aparecem Santo André, em 2004, o Paulista, em 2005 e o Santos em 2010.Com pelo menos um clube paulista com vaga garantida na final, as chances de que o título deste ano seja conquistado por um dos três times aumentam, criando a oportunidade de que mais uma Copa do Brasil seja levada por uma equipe do estado.

 

 

FPF

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!