29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Fundação Romi promove a 1ª Roda de Capoeira com os alunos da Oficina de Capoeira Socioeducativa da Estação Cultural

Compartilhe essa notícia!

Fundação Romi promove a 1ª Roda de Capoeira com os alunos da Oficina de Capoeira Socioeducativa da Estação Cultural.

A Estação Cultural, espaço multicultural, mantido e revitalizado pela Fundação Romi, oferece, gratuitamente, a Oficina de Capoeira Socioeducativa voltada, prioritariamente, às crianças e adolescentes de Santa Bárbara d´Oeste e região. Os participantes aprendem, não apenas, o gingado, a luta e o jogo, mas também, o manuseio dos instrumentos e a cantar cantigas impregnadas de história. Como resultado dos encontros semanais, o contramestre Motta, da Associação de Capoeira Motta & Cultura Afro, oficineiro desta ação cultural, comandará a 1ª Roda de Capoeira de 2018. O evento, gratuito, é aberto ao público e acontece no dia 15 de abril, domingo, às 10h, no Armazém da Estação Cultural.

Os participantes irão mostrar ao público presente os movimentos e as organizações típicas da Capoeira, com ginga e musicalidade. “Queremos despertar o interesse dos presentes para elementos ricos do nosso país”, destaca o Contramestre Motta. Idealizador da oficina, Motta afirma que o projeto da Estação Cultural vem difundir a importância da herança cultural africana, destacando as diversas influências que ela [a Cultura] exerce em nossa cultura nacional. “Queremos promover um espaço de formação e difusão da cultura, através dos diversos agentes e bens artísticos produzidos nas comunidades de Santa Bárbara d’Oeste, buscando a democratização e o maior acesso aos projetos culturais pelas comunidades e bairros da periferia da cidade”, afirma.

A Capoeira e a Oficina Socioeducativa

A capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos. Diferencia-se das outras lutas por ser acompanhada de uma ritmada música. A Roda de Capoeira tem por razão social, além da salvaguarda do bem cultural de natureza imaterial, conforme determina o Decreto nº 3.551 de agosto de 2000 e Resolução n° 001, de 03 de agosto de 2006, divulgar e valorizar um conjunto de misturas brasileiras, preservadas e constituídas, principalmente, por descendentes de escravos africanos.

Contribuir para a redução da vulnerabilidade e risco social e da evasão escolar por meio da prática da Capoeira, tendo por finalidade a disseminação de princípios e valores como respeito, tolerância, equidade, cidadania e a valorização dessa tradição nativa que congrega arte e cultura vem sendo o objetivo traçado pela Estação Cultural da Fundação Romi ao promover a Oficina de Capoeira Socioeducativa.

Nas Oficinas de Capoeira Socioeducativa o aluno tem acesso aos fundamentos da arte, sua história e seus instrumentos. Não há limite de idade. As atividades acontecem aos sábados, das 11h às 13h. Gratuita, a inscrição deve ser realizada diretamente na Estação Cultural. O atendimento na Estação Cultural é de terça a sexta-feira, das 09h às 18h, aos sábados das 08h às 17h e, aos domingos, das 08h ao meio dia. Mais informações também podem ser obtidas pelos telefones (19) 3455-4830 ou 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d’Oeste.

Sobre a Estação Cultural

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural ocupa a centenária estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste, revitalizada e mantida pela Fundação Romi. A Estação Cultural fomenta a cultura local e movimenta a economia criativa da região. Em sua trajetória 200 mil pessoas já foram beneficiadas, gratuitamente, por suas ações. É um lugar de encontros plurais e multiculturais, onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833 ou 3455-4830. www.estacaocultural.org.br.

Sobre a Fundação Romi

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 30 mil pessoas por ano através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Dentre suas ações está a manutenção do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Ensino Fundamental II, com atendimento integral de 300 adolescentes. Além disso, promove, através de seu Centro de Documentação Histórica, o projeto de Educação Patrimonial que atende mais de 8 mil crianças, da rede municipal do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania, e o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Não bastasse isso, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, a Estação Cultural atende mais de 10 mil pessoas por meio de projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas. Tendo como apoiadora a Indústrias Romi S.A., instituições governamentais e não governamentais e demais parceiros da iniciativa privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, expandir o número de beneficiários e otimizar suas áreas de atuação, seus programas e projetos. Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera – Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!