24Horas RMC Santa Bárbara d´Oeste

Fundação Romi, de Santa Bárbara d´Oeste, completa 59 anos

Muito à frente de seu tempo a instituição investe em programas e projetos de Educação e Cultura.

Há 59 anos o time que compõe a Fundação Romi trabalha para em prol da comunidade barbarense e o manifesto dos funcionários marca o ponto exato em que a instituição encontra-se às vésperas de seu sexagésimo aniversário: “Somos gente que faz. Somos pioneiros no progresso da comunidade regional e na realização de ações de investimento social de Santa Bárbara d´Oeste e região. Mantemos, continuamente, acesa a centelha daquele que vislumbrou a transformação do indivíduo através da Educação e da Cultura. Nós somos a Fundação Romi!”.

Além das parcerias com o poder público, iniciativa privada, prêmios e editais, são quase R$4milhões de investimentos direto, todos os anos, para que as quatro áreas da Fundação Romi operem com maestria. O CEDIN, a escola infantil, com suas mais de 100 crianças inseridas no universo lúdico da educação. O NEI e seus 250 alunos que, diariamente, são estimulados à liderança, autonomia e gestão do conhecimento. O CEDOC que guarda, preserva e dissemina a história local, além de promover a educação patrimonial para mais de 8mil crianças do município. E, por fim, a Estação Cultural que guarda o antigo em seu memorial e arquitetura, ao mesmo tempo em que, só no último ano, promoveu a diversidade de manifestações culturais e artísticas para mais de 13mil pessoas.

Muito à frente de seu tempo, está nos objetivos da instituição, desde sua criação, a formação de base e a transformação social, daí vem a atenção à criança e ao adolescente e a importância de trabalhar ações educacionais e culturais voltadas, sobretudo, para público cerceado do acesso. O mundo se transforma a todo o momento e a Fundação Romi, ao longo de seus 59 anos, teve que manter-se atenta, acompanhar essa evolução, mas sem perder sua essência.

“…Sempre contando com todos aqueles que, desde o que varre o chão até o mais alto intelectual, tenho certeza, não deixarão perecer isto que servirá a todos. Isto me orgulha muito…” trecho do discurso de Américo Emílio Romi durante a instituição da Fundação Romi em 29 de junho de 1957.

Atualmente, em momentos como o vigente, de grande mobilidade proporcionada pelas novas tecnologias, tendências globais e pelo contexto social, expandir-se é algo desafiador, mas que também estimula. São mais de 30 mil pessoas ao ano que fazem parte desta história.

“A Fundação Romi foi construída e é constituída por pessoas que entendem que as transformações pelas quais ela passou em todos os seus anos, e ainda passa em todos os seus dias, têm raízes na essência de sua origem, naquilo que mais motiva seus integrantes: a transformação do indivíduo”, afirma o Superintendente da Fundação Romi, Vainer Penatti.

Em 1957 o casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi inicia o legado: promover o desenvolvimento social de Santa Bárbara d´Oeste e região através da educação e da cultura. É disso que se trata mais este ano de comemorações: transparência, comprometimento e gratidão. Nelas, em cada manifestação comemorativa, é possível conhecer um pouco mais sobre o todo que forma a Fundação Romi, suas áreas e seus projetos.

FUNDAÇÃO ROMI

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 30 mil pessoas por ano por meio de seus quatro grandes eixos: o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), o Núcleo de Educação Integrada (NEI), Centro de Documentação Histórica (CEDOC) e a Estação Cultural (EC). Tendo como apoiadora a Indústrias Romi S.A., instituições governamentais e não governamentais e demais parceiros da iniciativa privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir maior número de beneficiários por meio de suas áreas de atuação, seus programas e projetos. Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera – Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br