18 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Fundação Romi abre inscrições para as oficinas do Projeto Educação Patrimonial, no CEDOC

Compartilhe essa notícia!

Escolas interessadas poderão se inscrever gratuitamente; as vagas são limitadas

 

O Projeto Educação Patrimonial, desenvolvido pela Fundação Romi, está com inscrições abertas para as oficinas “Jogo dramático: A história da fundadora” e “A Evolução dos meios de transportes em Santa Bárbara desde a chegada da Fundadora”, que serão realizadas no Centro de Documentação Histórica da instituição (CEDOC), através do recurso recebido pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). As escolas interessadas poderão fazer o agendamento gratuitamente pelo telefone (19) 3499-1558. As vagas são limitadas.

 

A oficina “Jogo dramático: A história da fundadora” é destinada aos alunos do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I e conta com a participação da Companhia de teatro barbarense Xekmat. Durante a visita ao CEDOC, os participantes conhecerão a história de Santa Bárbara d’Oeste contada por Dona Margarida, a fundadora de Santa Bárbara d´Oeste, e seu escravo Tobias. Em seguida, os estudantes participarão de uma atividade, na qual irão conhecer e aprofundar seus conhecimentos sobre a história de Dona Margarida por meio da expressão corporal.

 

Na mesma linha temática, a oficina “A Evolução dos meios de transportes em Santa Bárbara desde a chegada da Fundadora”, destinada a alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I, apresentará aos visitantes os veículos expostos no CEDOC, como o carro de boi, a carroça, o trole, o trator e a Romi-Isetta. Um contador de história acompanhará o trajeto e utilizará a narrativa oral para relatar o passado de forma lúdica e despertar sentimentos de surpresa e curiosidade nos alunos.

 

O objetivo do projeto Educação Patrimonial, que já recebeu mais de 3.300 alunos, é criar possibilidades para que os estudantes deixem de ser os visitantes/expectadores e se transformem em participantes do processo do aprendizado da história de Santa Bárbara d’Oeste. A iniciativa busca contribuir para a formação de cidadãos que valorizem o patrimônio histórico-cultural, sempre conscientes da própria história e de sua responsabilidade para com o futuro.

 

O CEDOC fica na Avenida João Ometto, 118, em Santa Bárbara. O horário de funcionamento é das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira. E as inscrições devem ser feitas pelo telefone 3499 1555.

 

Fundação Romi

 

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social por meio da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 37 mil pessoas por ano por meio de seus quatro grandes eixos: Centro de Documentação Histórica (CEDOC), o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), o Núcleo de Educação Integrada (NEI) e a Estação Cultural (EC). Tendo como apoiadora as Indústrias Romi S.A. , instituições governamentais, não governamentais e a inicia privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir números mais expressivos por meio de suas áreas de atuação, seus programas e seus projetos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!