29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Fumacê noturno começa a ser aplicado em cinco regiões de S.Bárbara

Compartilhe essa notícia!

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, inicia a partir desta terça-feira (6) um novo ciclo de aplicação do Fumacê noturno em bairros do município. Equipes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), com apoio da Sucen (Superintendência do Controle de Endemias), órgão vinculado ao Governo do Estado de São Paulo, atuarão na Cidade Nova, Jardim Pérola, São Fernando, Santa Rosa I e Jardim Adelia II.

 

A nebulização ocorrerá em aproximadamente 200 quadras e será realizada também na sexta-feira (9) e nos dias 12 e 16 de maio. De acordo com o coordenador do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Alexandre Visockas, as áreas foram definidas devido à incidência de casos. “Algumas precauções devem ser tomadas no momento do procedimento, como deixar portas e janelas abertas mas proteger recipientes com água dos animais de estimação. Nenhum alimento, bebida ou algo que será consumido deve estar exposto”, alertou.

 

Paralelo a isso, as equipes da Prefeitura seguem com o cronograma de visitas em residências e comércios, realizando o trabalho de orientação à população. Além disso, há a nebulização em residências, distribuição de panfletos, cartazes e notícias veiculadas nos jornais, internet e rádio tratando do tema. O Centro de Controle de Zoonoses também realiza palestras em escolas e comunidades. “Outro ponto a ser ressaltado é que a notificação de casos ocorre somente no momento do atendimento médico, seja nas Unidades Básicas de Saúde, prontos socorros ou unidades particulares. Nesses pontos é que a notificação deve ser realizada, não sendo necessária a ligação ao CCZ, por exemplo”, acrescentou Visockas.

 

A Prefeitura pede o apoio da população no combate ao mosquito. Entre as ações de prevenção, a Secretaria de Saúde alerta para tampar reservatórios de água – como cisternas, caixa d’água, tanques e fossas -, manter as calhas limpas, armazenar garrafas com o bico voltado para baixo, manter pneus cobertos evitando acúmulo de água, manter o quintal limpo, roçado, removendo lixo e entulhos, armazenando-os em recipientes adequados e depois os destinando à coleta. A população também deve colocar areia nos pratinhos de plantas, lavar com bucha recipientes de alimentos de animais domésticos pelo menos uma vez por semana, abrir portas e janelas quando a nebulização estiver sendo feita na rua e nunca deixar de atender em casa o agente de saúde.

 

Assessoria de Imprensa

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!