24Horas Santa Bárbara d´Oeste

Filipinas adotam táxis de bambu com biodiesel de coco

Há menos de um ano chegou ao Brasil o táxi elétrico, da Nissan Leaf. Enquanto isso, os filipinos, mais adiantados, usufruem desde 2009 dos táxis de bambu alimentados por biodiesel de coco. Um exemplo de automóvel ecológico.

bambu_taxi3

Foto: Divulgação

O carro foi lançado por Rustico Balderian, prefeito da cidade Tabontabon, nas Filipinas. Ele encomendou dois modelos feitos com 90% de bambu. O material é uma boa escolha no quesito ambiental e ainda tem a vantagem de ser resistente.

Cobertos com esteiras tradicionais do país, os táxis têm baixo custo de produção e consomem combustível alternativo. Além disso, eles foram desenvolvidos, segundo o site Toti Eco, como uma opção mais ecológica às tradicionais motocicletas que representam o principal meio de transporte na cidade, centro de seis outros municípios.

O prefeito também teve a iniciativa de criar a alternativa devido aos acidentes que ocorrem por causa de animais que aparecem inesperadamente nas estradas e pela própria imprudência dos pilotos que levam passageiros sem capacetes. É comum, assim como outras cidades da Ásia, transportar três, quatro pessoas tornando o veículo bem mais inseguro.

A ideia, então, era criar um transporte que atendesse a quatro critérios: baixo custo, baixo consumo de combustível, segurança e ser ambientalmente correto. O resultado foi a criação de dois modelos: O Eco e Eco 2, sendo que o primeiro tem capacidade para até 20 pessoas, e o segundo até oito passageiros. Neste caso, o Eco equivale a um micro-ônibus.

“O bambu é um material incrível, rapidamente renovável, com amadurecimento de três a quatro anos, não necessita de uma tonelada de processamento para ser incorporado em projetos e sua resistência à tração é tão boa quanto a do aço”, garante Balderian.

O bambu ainda promove o desenvolvimento econômico nas Filipinas, local onde há grandes projetos de florestamento para estímulo à produção de papel e habitações. Nas Filipinas também é comum as bandas tocarem instrumentos feitos de bambu.

 

Fonte: C.V

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.