Tecnologia

Feteps tem mais de 200 projetos de alunos em ambiente virtual

A 12ª edição da mostra conta com trabalhos produzidos por estudantes das Etecs e Fatecs sobre saúde, sustentabilidade, inclusão e outros temas atuais

 

Já está no ar a Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) com 238 trabalhos de estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais e de parceiros de instituições estrangeiras. A mostra é online.

Pelo 12º ano os alunos mostram o aprendizado obtido nos cursos técnicos e nas graduações tecnológicas em projetos de diversas áreas, como artes, sustentabilidade, saúde, gestão e informática.

Os transtornos de ansiedade, mais diagnosticados e estudados a cada dia, são o tema do Aplicativo de auxílio para portadores de TDAH, desenvolvido na Etec Professor José Ignácio Azevedo Filho, de Ituverava. Na mesma linha está o jogo Rita Focus, da Etec Sebastiana Augusta de Moraes, de Andradina.

A necessidade de inclusão de pessoas com deficiência inspirou alunos da Etec Gildo Marçal Bezerra Brandão, da Capital, a criarem o Sistema inteligente de transporte para deficientes, que propõe sinalização sonora e em braile nos pontos de ônibus. Na mesma linha, Inclusão digital para pessoas paraplégicas, da Fatec Osasco, foi desenvolvido por uma aluna com paralisia cerebral para facilitar a execução de tarefas simples por pessoas com essa condição.

A preocupação com a sustentabilidade está presente no projeto Tijolo Ecol, da Etec Professora Carmelina Barbosa, de Dracena, fabricado com resíduos da estação de tratamento de água do município e da casca de coco. Já os estudantes da Etec Prefeito Alberto Feres, de Araras, tiveram a ideia de utilizar o bagaço e as cinzas da indústria da cana-de-açúcar para fabricação de lápis.

Outro destaque da feira é o Ignis, um sistema de mapeamento de focos de incêndio atrelado a smartphones criado na Etec de Registro. Também com foco em segurança foi desenvolvido o Capacete IOT, da Fatec Mogi Mirim, que propõe maior proteção ao motociclista por meio de um mecanismo que monitora o indivíduo e aciona socorro em caso de acidente.

Visita virtual

Todos esses projetos podem ser conhecidos por meio de vídeos explicativos, resumos e relatórios, que esclarecem seu conceito e aplicabilidade. A visita à Feteps é orientada por um mapa, como em uma feira presencial.

Os projetos serão avaliados e premiados por categorias. A feira online pode ser visitada até dezembro.

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec –, em aproximadamente 300 municípios paulistas. Nas Etecs, o número de matriculados nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, ultrapassa 211 mil estudantes. As Fatecs atendem mais de 81 mil alunos nos cursos de graduação tecnológica.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br