Festival do Artesanato acontece na Estação Cultural


2ª edição da Estação Artesanal traz ao público uma variedade de produtos feitos à mão por artesãos locais

Plural e multicultural a Estação Cultural, espaço da Fundação Romi, realiza no dia 04 de junho, sábado, a partir das 10 horas, o evento “Estação Artesanal”. A feira reúne artesãos da cidade e região e, traz ao público uma variedade de produtos feitos à mão.

O artesanato é a materialização do talento e do esforço de cada artesão, e pode ser manifestado de várias formas. Pão de queijo, bolo e doces no pote, sabonetes e aromatizadores, caixinhas e garrafas decorativas, abajures e luminárias, peças de miçanga e cerâmica, acessórios bordados e bijuterias, o artesanato é fruto da produção manual desses artistas.

A proposta da feira “Estação Artesanal” é incentivar o desenvolvimento do artesanato e dos artesãos de Santa Bárbara d´Oeste e região, permitindo sua qualificação e a ampliação da presença dele e de sua produção nos mercados.

“Este evento, que compõe o calendário anual da Estação Cultural, é uma iniciativa própria da instituição. A proposta é fomentar a economia criativa, principalmente, em Santa Bárbara d´Oeste, promovendo a dinamização econômica desses artistas. É imprescindível que tanto a esfera pública quanto a iniciativa privada, qualifique e fortaleça o mercado local, essencialmente este, formado basicamente por microempreendedores”, pontua Vainer Penatti, Superintendente da Fundação Romi.

Durante a Estação Artesanal o público presente ainda poderá desfrutar do espetáculo do Coral do NEI, a apresentação da contação de causos com a Cia Xekmat e o show musical com Sueldo Fernandes e, claro, se deliciar com o cardápio todo especial do Lia’s Bar. Confira a programação extra.

 

ESTAÇÃO CULTURAL

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural é resultado da revitalização da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste pela Fundação Romi. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais, onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833. www.estacaocultural.org.br.

FUNDAÇÃO ROMI

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 30 mil pessoas por ano por meio de seus quatro grandes eixos: o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), o Núcleo de Educação Integrada (NEI), Centro de Documentação Histórica (CEDOC) e a Estação Cultural (EC). Tendo como apoiadora a Indústrias Romi S.A., instituições governamentais e não governamentais e demais parceiros da iniciativa privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir maior número de beneficiários por meio de suas áreas de atuação, seus programas e projetos. Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera – Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br

Comentários