28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo terá sessões gratuitas, pela 1ª vez em Campinas, no Instituto CPFL

Compartilhe essa notícia!

Pela primeira vez, o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, o evento mais importante brasileiro dedicado à cinematografia da América Latina e do Caribe, terá, em sua 12ª edição, a partir de 28 de julho, exibições no Instituto CPFL, em Campinas.

 

Com curadoria de Francisco Cesar Filho e Jurandir Müller, a seleção conta com obras de Beto Brant, homenageado deste ano, produções recentes inéditas e trabalho da novíssima geração de realizadores. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos 1 hora antes de cada exibição, por ordem de chegada.

 

Dos 102 filmes de 18 países da região selecionados, 13 serão exibidos em nove sessões (três por dia) na Sala Umuarama do Instituto CPFL. Três filmes nacionais abrem as sessões em Campinas do festival no dia 28/07: o inédito “Para ter onde ir”, de Jorane Castro, às 15h (confira o trailer: https://vimeo.com/184383967); “O Invasor”, de Beto Brant, às 17h; e “Apto 240”, de Dellani Lima, que terá première mundial no festival, às 19h.

 

No dia seguinte, o destaque é a Mostra Escoas de Cinema Cine Cilect 1, com a exibição de cinco curta-metragens na sessão das 15h.

 

Entre as atrações internacionais está ainda o argentino “Alta Cumbia”, de Cristian Jure, sobre um movimento musical jovem popular. Inédito no Brasil, o longa encerra a programação em Campinas no domingo, dia 30.

 

“A ocasião de levar parte da programação do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo à cidade de Campinas significa não apenas a ampliação do circuito do evento. Ela propicia aos cinéfilos da região a oportunidade de acesso a obras de rara circulação no Brasil produzidas por cinematografias das mais criativas e importantes da atualidade”, afirma Francisco Cesar Filho, curador do festival. Segundo ele, a seleção preparada para o Instituto CPFL traz uma panorâmica da programação geral, incluindo títulos inéditos no país vindos da Argentina, Chile, México e Uruguai, ao lado de produções de cursos superiores de audiovisuais e da homenagem ao cineasta Beto Brant.

 

“O festival acredita que esta sua primeira edição em solos campineiros seja o início de uma longeva parceria, a ser ampliada nos próximos anos”, diz.

 

Confira a programação completa:

 

28/07 | sex:

 

15h | para ter onde ir, de jorane castro, brasil, 2016, 119 min, 12 anos
com lorena lobato, keila gentil e ana oliveira. no pará, a história de três mulheres com diferentes visões sobre a vida e o amor, que seguem juntas em uma viagem que parte da cidade rumo a um lugar onde a natureza bruta prevalece. vencedor dos prêmios de melhor direção, melhor atriz coadjuvante, melhor trilha sonora original e melhor desenho de som no festival guarnicê. mais informações.
__

 

17h | o invasor, de beto brant, brasil, 2001, 97 min, 18 anos
com marco ricca, alexandre borges, mariana ximenes, paulo miklos e malu mader. estevão, gilberto e ivan são sócios. um desentendimento a respeito dos negócios faz com que dois deles contratem anísio, um assassino profissional, para matar o terceiro. mas anísio também tem suas ambições, e tudo se complica ainda mais. selecionado para o festival de berlim; vencedor do prêmio de melhor filme latino-americano festival de sundance; melhor direção, melhor trilha sonora, prêmio especial do júri e prêmio da crítica no festival de brasília; prêmio apca de melhor filme do ano; melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante e melhor música no grande prêmio do cinema brasileiro. mais informações.
__

 

19h | apto 402, de dellani lima, brasil, 2017, 99 min, 16 anos
a história de um escritor e jornalista que resolve escrever um almanaque antiproibicionista durante uma seca de maconha na cidade de são paulo. enquanto investiga assuntos e histórias relacionadas à maconha, ele e seus amigos tentam conseguir algum pouco da erva para aliviar as tensões do dia-a-dia. mais informações.
__

 

29/07 | sáb: 

 

15h | mostra escolas de cinema cine-cilect 1 (14 anos)

herói urbano, de federico rodríguez, (héroe de ciudad), argentina, 2016, 14 min
com pablo fusco, daniela ruiz, omar possemato e carlos juarez. luis, um pizzaiolo, está apaixonado por elisa, mas um mundo de delinquentes e cafetões os separa. com o aprendizado vindo da pessoa mais improvável, ele vai se transformar em um herói e recuperar sua amada. mais informações.

__

 

o brilho de teus olhos se extinguirá com a obscuridade do mundo, de pepe gutiérrez, (el brillo de tus ojos se extinguirá con la oscuridad del mundo), méxico, 2016, 10 min
com josé jaime figueroa, iván garcía e carlos san juan juanchi. a escuridão e a ausência de luz para perceber as coisas. no campo, entre de vacas e uniformes esportivos secando ao vento, surge o corpo de homem abatido a tiros… mais informações. mais informações.

__

 

australia, de rodrigo ruiz patterson, méxico, 2016, 29min
com lisa owen, héctor holten, mariannela cataño e fermín martínez. uma mulher de seus 40 anos está obcecada por engravidar. depois de fracassar em sua última tentativa, seus vizinhos voltam do hospital com seu bebê recém-nascido. quando estão ausentes, ela entra na casa, rouba a babá eletrônica e passa a escutar o que acontece na casa ao lado. mais informações.

__

 

tierra blanca, de gonzalo robles sanzur e javier palacios ahumada, (tierra blanca), méxico, 2017, 20 min

dois jovens urbanos se aventuram a conhecer tierra blanca, um povoado wixarica em sierra madre ocidental, méxico. alí conhecem fabián hernández e sua família – um jovem wixa cujo pai é xamã e sonha em curar as pessoas e estudar medicina e voltar para ajudar – apesar das ressalvas de seus irmãos, que são prova viva de que a situação econômica é difícil. mais informações.

__

 

melhores amigas, de martín de benedetti, (mejores amigas), uruguai, 2016, 9 min
com margarita silberberg e norma maltone. duas anciãs simpáticas se encontram todos os dias para tomar chá. mas uma delas esconde intenções obscuras e um passado cheio de rancor. vencedor do prêmio de melhor curta-metragem nacional no festival piriápolis de película (uruguai). mais informações.

__

 

17h | o candidato, de daniel hendler, (el candidato), uruguai/argentina, 2016, 84 min, 14 anos
com diego de pula, ana katz, matías singer e césar troncoso. marín maarchan é um líder político carismático, brilhante e comprometido. essa é a ideia central da campanha que o lançará na disputa política. seus assessores, reunidos em sua casa de campo, desenham seu perfil sem descanso, ainda que alguns tenha chegado até ali para acabar com as fantasias do candidato. mais informações.

__

 

19h | o inverno, de emiliano torres, (el invierno), argentina, 2016, 93 min, 14 anos
com alejandro sieveking, cristian salguero e adrián fondari. evans, um velho capataz de uma fazenda na patagônia, recebe um novo grupo de trabalhadores que chegam para participar da temporada de ovelhas. neste grupo se destaca jara, um jovem talentoso e silencioso vindo de uma província distante. os trabalhos se finalizam e evans vê seu maior medo se tornar realidade: após uma vida dedicada à fazenda e ao trabalho, é despedido e substituído por jara. mais informações.

 

30/07 | dom:

 

15h | jesus, de fernando guzzoni, chile/colômbia/frança/alemanha, 2016, 85 min, 18 anos
com sebastián ayala, nicolás durán e alejandro goic. jesus está em busca de sua identidade e dança em um grupo de música pop coreana. mora com seu pai, que trabalha longe de casa. uma noite, jesus se vê envolvido em um fato irreversível. o jovem, em pânico e se sentido culpado, decide contar a seu pai, que fará de tudo para protege-lo. no entanto, manter o segredo irá ser uma tarefa cada vez mais complicada. vencedor do prêmio de melhor ator no festival de turim. mais informações.
__

 

17h | a região selvagem, de amat escalante, (la region salvaje), méxico/dinamarca/frança/alemanha/noruega/suíça, 2016, 100 min, 16 anos
com kenny johnston, simone bucio e fernando corona. uma jovem dona de casa cria seus filhos em uma pequena cidade; seu irmão é enfermeiro em um hospital local. suas vidas provincianas sofrem uma mudança radical com a chegada de verónica. mas o sexo e o amor são frágeis em certas regiões onde os valores familiares reinam e a hipocrisia, a homofobia e o machismo têm força improvável. mais informações.
__

19h | alta cumbia, de cristian jure, argentina, 2017, 97 min, 12 anos
fanta, fanático pela cumbia villera, tem uma barraca de vendas de cds e dvds falsificados. seu ex-chefe o procura, querendo que ele produza um programa para a tv espanhola sobre as origens desse ritmo musical, entrevistando as principais referências do gênero, comentando os conflitos entre os produtores, o valor dado a seus músicos e a reivindicação da cumbia villera como expressão cultural e artística autêntica. mais informações.
__

 

Sala Umuarama | Entrada gratuita 1 hora antes de cada sessão, por ordem de chegada (2 ingressos por pessoa).

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!