29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Festa da Turminha de Cillos acontece neste domingo

Compartilhe essa notícia!

A edição 2014 da Festa da Turminha de Cillos acontece neste domingo (30) no CSU (Centro Social Urbano). Com realização da comissão de ex-moradores da Usina Cillos, o evento tem apoio da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e do Fundo Social de Solidariedade. Com entrada franca, o evento terá início às 8 horas com jogos de futebol entre ex-moradores da Usina. Às 12 horas, a população terá a apresentação cultural da dupla Souzinha e Norberto. Em seguida, haverá o sertanejo raiz ao som da Orquestra Barbarense de Violas. O ponto alto da Festa será às 16 horas com a dupla de renome nacional Craveiro e Cravinho. O CSU está localizado na Avenida de Cillo, 650, Jardim Belo Horizonte.

O diretor da Comissão, Marcos Pompeu, ressaltou que a Festa, além de ter o objetivo do reencontro entre os ex-moradores, é pensada na solidariedade com o envolvimento das entidades Amev (Associação Assistencial para Melhoria de Vida) e Vida e Sobriedade. “Todo o lucro do evento é destinado às entidades. Nós buscamos promover uma confraternização entre amigos e ajudar os que mais precisam. Estamos na 9ª edição da Festa da Turminha de Cillos, que começou com uma brincadeira entre amigos e depois entrou no calendário da cidade. Agradecemos o apoio da Prefeitura”, disse.

Usina de Cillos

As colônias da Usina formavam uma cidade, tendo cerca de duas mil pessoas vivendo em seu território, com cinema, clube recreativo, igreja, estação ferroviária e grupo escolar. A história da família Cillos começou no ano de 1903 em Santa Bárbara d’Oeste, quando Francisco de Cillo comprou o sítio Boa Esperança, que se transformou na Usina de Cillo após 30 anos. No final da década de 20, os herdeiros do patriarca compraram uma usina de açúcar da cidade de Franca, que foi transportada para Santa Bárbara em parelhas de bois. Em 1928, a usina colheu sua primeira safra. A usina continuou em atividade até 1979, quando colheu sua última safra e foi desativada.

Foto: Arquivo

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!