RMC

Farmácia do Fundo Social de Americana tem aumento expressivo no número de atendimentos


Ampliada e em novo local desde outubro de 2015, a Farmácia do Fundo Social de Solidariedade de Americana aumentou o número de atendimentos, contribuindo com centenas de munícipes mensalmente. O crescimento se deve a ampliação e a melhor organização do local desde o ano passado.

De dezembro de 2015 a fevereiro de 2016, a Farmácia do Fundo Social realizou 351 atendimentos e entregou um total de 457 medicamentos. “Sabendo da importância do trabalho da farmácia do Fundo Social junto à população, realizamos a mudança de local para ampliar e melhorar o atendimento. Felizmente deu certo e os moradores aprovaram. Agradeço pela quantidade de doações recebidas”, comemorou a presidente do Fundo Social, Maine Najar.

A Farmácia do Fundo Social de Solidariedade, projeto exclusivo para moradores de Americana, tem diversos objetivos, entre eles, complementar o programa de distribuição gratuita de medicamentos, orientar o uso correto de medicamentos e o comprometimento do paciente com o seu tratamento.

Os medicamentos são obtidos por meio de doações de entidades, propagandistas, médicos, laboratórios, amostras grátis e da própria população. Antes de ser repassado ao paciente, o medicamento doado passa por triagem pela farmacêutica responsável, Thais Piola da Silva.

A inciativa da Prefeitura de Americana, por meio do Fundo Social de Solidariedade, visa compartilhar os medicamentos doados, que não são padronizados pelo SUS, e que muitas vezes acaba se perdendo por diversos motivos: armazenamento inadequado ou prazo de validade vencido.

Por ser mantida exclusivamente com medicamentos recebidos por meio de doações, a Farmácia do Fundo Social não se compromete a doar o tratamento inteiro do paciente, principalmente se for de uso contínuo, não podendo garantir a dispensação inteira ou mensal dos medicamentos.

“Para que este projeto continue crescendo, contamos com a colaboração de todos, entre eles, médicos e convênios, que recebem amostras grátis dos laboratórios. Vale destacar que a farmácia só aceita e oferece medicamentos dentro do prazo de validade, garantindo maior tranqüilidade aos usuários”, finalizou Maine.

Para a retirada dos medicamentos é indispensável a apresentação do RG, cartão SUS, comprovante de endereço e receita médica dentro do prazo de validade para uso contínuo: seis meses; antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos; validade de 10 dias; medicamento de receituário controle especial; validade 30 dias.

Localizada à Rua Antonio Frezzarin, 412, no Jardim São Pedro, a Farmácia do Fundo Social de Solidariedade de Americana atende de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 16h. Na sexta-feira, o atendimento é realizado das 13h às 16h.  Outras informações podem ser obtidas através do telefone (19) 3405-4772.

 

Unidade de Imprensa

Ariel Ferreira

Fotos: Marilia Pierre

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br