Santa Bárbara d´Oeste

Famílias estão mais endividadas em março

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) mostrou que 52% das famílias paulistanas estavam endividadas em março, um aumento em relação aos 50,9% registrados em fevereiro. Essa é a terceira alta seguida no ano, segundo a análise da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

No entanto, em relação ao mesmo mês do ano passado, o nível de endividamento apresentou estabilidade (52,2%). Nos primeiros meses do ano, é esperado que o nível de endividamento das famílias cresça pelo impacto das compras realizadas no fim do ano e o acúmulo de impostos cobrados no primeiro trimestre.

Em números absolutos, o total de famílias endividadas aumentou de 1,826 milhão em fevereiro para 1,865 milhão em março. No mesmo mês do ano passado esse número era de 1,870 milhão, apresentando queda, ano a ano, da ordem de 5 mil famílias endividadas.

O endividamento foi maior entre as famílias de renda mais baixa, proporcionalmente às famílias com rendimento mais alto. No grupo que ganha até dez salários mínimos, o percentual de endividados é de 53,6%, enquanto nas famílias com renda maior o endividamento é de 47,3%.

O principal tipo de dívida continua sendo o cartão de crédito, sendo utilizado por 72,2% das famílias analisadas. Em seguida, estão carnês (20,5%), financiamento de carro (18,6%), crédito pessoal (12,9%), financiamento de casa (8,9%) e cheque especial (4,2%). Neste mês, destacam-se os itens financiamento de carro, de casa e cartão de crédito, que apresentaram evolução em relação ao mês anterior de 6,3%, 4,1% e 2,7%, respectivamente.

Nota metodológica
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) é apurada mensalmente pela FecomercioSP desde fevereiro de 2004. A partir de 2010, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) comprou a pesquisa da FecomercioSP, que passou a analisar os dados nacionalmente. A Federação continua divulgando os dados de São Paulo, alinhados com a data de divulgação da PEIC nacional pela CNC. Os dados são coletados junto a cerca de 2.200 consumidores no município de São Paulo.

O objetivo da PEIC é diagnosticar o nível de endividamento e inadimplência do consumidor. Das informações coletadas são apurados importantes indicadores: nível de endividamento, percentual de inadimplentes, intenção de pagar dívidas em atraso e nível de comprometimento da renda. Tais indicadores são observados considerando-se três faixas de rendas, duas faixas de idade, distinguindo-se entre homens e mulheres.

A pesquisa permite o acompanhamento do nível de comprometimento do consumidor com dívidas e sua percepção em relação à capacidade de pagamento, fatores fundamentais para o processo de decisão dos empresários do comércio e demais agentes econômicos.

Redação: Azul Celeste

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.