Famílias de Limeira recebem doações do Banco de Materiais de Construção


O Banco de Materiais da Prefeitura de Limeira já atendeu 46 famílias que estão construindo a casa própria. Elas foram beneficiadas com a doação de portas, janelas, telhas, lajotas e louças sanitárias. O programa, iniciado em junho de 2015, é voltado a famílias com renda de até três salários-mínimos, desde que tenham um único imóvel destinado à moradia. Nesta quarta-feira, 3 de fevereiro, o secretário de Habitação, Felipe Penedo, visitou algumas famílias beneficiadas para conferir o andamento do projeto.
Um dos maiores méritos do Banco de Materiais, conforme o secretário, é o impacto na qualidade de vida das famílias. “O fornecimento de materiais de construção e de acabamento está mudando a rotina e melhorando a autoestima dos moradores”, afirmou. O secretário destacou, ainda, que técnicos da prefeitura dão orientações sobre o emprego adequado dos materiais. “Temos profissionais que levam informação às famílias sobre os materiais mais indicados e a maneira correta de usá-los.”
Para Sueli de Souza Nunes, de 25 anos, que está terminando de construir a casa onde mora, no Jd. Manacá, o Banco de Materiais trouxe melhorias significativas na saúde da família. Mãe de dois filhos, um de 6 anos e outro de 10 meses, ela está feliz com a doação do piso cerâmico que acabou de assentar em casa. “Meu filho mais novo sofria com crises de bronquite por causa do cimento do chão, agora ele já está melhor. Sem essa ajuda, não conseguiríamos dinheiro para comprar o piso”, ressaltou.
Outra beneficiada, Socorro Maria dos Santos, depende do programa para finalizar a casa própria, localizada no Jd. Antônio Simonetti. Ela conta que a família tem renda de R$ 1.300 por mês e que gasta cerca de um terço de valor com aluguel. Ela já recebeu do Banco de Materiais uma pia, uma janela e as telhas cerâmicas. “Pretendo mudar para a casa nova em abril, com meu marido, minha filha de 19 anos e minha mãe já idosa. A doação das telhas está me ajudando muito a terminar a obra. Se não fosse esse programa, seria bem difícil construir a casa”, afirmou.
As famílias interessadas em receber as doações do Banco de Materiais devem procurar o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) ou Centro Comunitário mais próximo, onde serão atendidas por uma assistente social. Em seguida, um profissional da Secretaria de Habitação fará uma visita técnica na casa da família para dimensionar a real necessidade da obra.
Já as pessoas interessadas em doar materiais de construção devem ligar na Secretaria de Habitação 3404-9702 e informar nome completo, telefone, endereço e qual tipo de material deseja doar ao banco. Em um prazo de 15 dias um técnico da Secretaria de Habitação entrará em contato para agendar uma vistoria e verificar se o material é de boa qualidade. Em seguida a coleta será agendada.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Limeira

Comentários