Famílias constroem brinquedos e se divertem na escola

A partir do dia 16 de outubro cerca de 200 pais e responsáveis de crianças de creche e Emei da Casa da Criança Panamby, da Rua Maranhão, na Praia Azul, vão brincar na sede da escola.

A ideia é da diretora da Casa da Criança, Lucinete Nascimento, com o objetivo de pais, mães e responsáveis participarem da construção de brinquedos com materiais não estruturados.

O projeto “Construção de brinquedos com materiais não estruturais”, começou no inicio de outubro. No dia 4, Lucinete convocou as famílias para uma reunião na escola com o objetivo de trabalhar a questão do consumo consciente e reaproveitamento de materiais. “O objetivo da escola era de aumentar o vinculo afetivo da família com os filhos e com a nossa unidade”, ressaltou.

Logo após este encontro, Lucinete chamou as famílias para construção de brinquedos dentro da escola. “Preocupados também com o meio ambiente, decidimos trabalhar o reaproveitamento de materiais”, afirmou. Foram utilizados materiais como garrafa pet, cordão, tampinhas, rolo vazio de papel higiênico, latas vazias de leite, mídia de CD, argolas, revistas e papelão. “Pesquisei na internet algumas possibilidades de brinquedos e passamos para as famílias. Acaba que muitas delas tiveram novas ideias”, lembrou.

As famílias confeccionaram bilboquê, jogo da velha, vai e vem, peão (com mídia de CD e pedaço do pau da vassoura), pé de lata, etc. “Esses brinquedos têm uma carga afetiva grande, pois foi feito pelos pais, mães e familiares. No dia seguinte, na escola, as crianças exploravam os brinquedos com muita ansiedade e emoção, uma vez que não estavam presentes na escola”, disse a diretora.

Como produto final do projeto, as mães, pais e familiares vão começar a ir à escola a partir do dia 16 de outubro, das 8h30 ás 10h30. Até o dia 20 de outubro as famílias vão à Casa da Criança (um dia para cada sala de aula) brincar  com suas crianças.  Foram confeccionados mais de 130 brinquedos. “As famílias gostaram tanto da ideia que algumas estão construindo novos brinquedos em casas para trazerem na semana que vem”, disse Lucinete. “Nesta semana as famílias vão brincar com as crianças pela primeira vez.”

Segundo Lucinete os objetivos foram estabelecidos. As famílias trabalharam com reaproveitamento de materiais, perceberam que há construções de brinquedos que as crianças podem se envolver sem o consumo exagerado passado pela indústria, mídia, etc. “Como quase tudo hoje é mercado cabe também a escola envolver a comunidade em projetos alternativos que falem sobre consumo consciente e utilização de materiais não estruturados como os brinquedos produzidos aqui. É fazer ainda o resgate do folclore”, finalizou.

 

Unidade de Imprensa

Fotos: Cibelli Aguilera

Comentários
Posted Under