24Horas Esportes

Faltam #100diaspraCopa! O Brasil se prepara para receber o mundial de 2014

Maracanã, no Rio de Janeiro, Elevador Lacerda, em Salvador, e a Ponte JK, em Brasília, são alguns dos pontos que integrarão a ação
A terça-feira de Carnaval, dia 4 de março, representa para a organização da Copa do Mundo a simbólica marca de 100 dias para que a bola role pelo Mundial de 2014. Pontos turísticos de destaque nas cidades-sede ganharão iluminação em verde e amarelo para celebrar a data. Na reta final de preparação, o país finaliza os três últimos estádios. Depois de seis concluídos e usados durante a Copa das Confederações, o ano de 2014 contabiliza a entrega da Arena das Dunas, o primeiro jogo do Beira-Rioe Arena da Amazônia terá a primeira partida no próximo fim de semana. Com isso, restam a Arena Pantanal, em Cuiabá, a Arena Corinthians, em São Paulo, e a Arena da Baixada, em Curitiba, todas com o cronograma equacionado. Paralelamente, há intensa atividade na fase final das obras de reforma e ampliação de aeroportos e portos e na consolidação das intervenções de mobilidade urbana.

 

Os primeiros meses de 2014 marcaram o início do processo de debate e ajuste dos planos operacionais em cidades como CuiabáManausNatal,São PauloCuritiba e Porto Alegre. As seis outras – que sediaram partidas da Copa das Confederações – serão incluídas no fluxo de discussões. É o instante em que aspectos relativos a segurança, telecomunicações, atenção ao turista, transporte, hospedagem e voluntariado, entre outros, são alinhados entre representantes do governo federal, dos estados, dos municípios e do Comitê Organizador Local.

112Um seminário em Florianópolis reuniu representantes das 32 delegações que estarão no país para debater diversos temas relativos ao Mundial, entre eles  a apresentação e aprovação do planejamento em segurança. Na área do turismo, o investimento em serviços é a tônica, e a expectativa do Ministério do Turismo é de crescimento da demanda internacional entre 6% a 8% nos próximos anos.

O setor de saúde já tem traçado todo o planejamento para o Mundial. Cerca de 10 mil profissionais de Saúde foram capacitados para atuar durante o evento ao longo dos últimos três anos. As 12 cidades-sede têm um aparato de 531 unidades móveis do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), 66 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e 67 hospitais que funcionam de forma integrada para fazer o atendimento da população local e dos turistas brasileiros e estrangeiros.

Nesta segunda-feira, o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, detalhou a preparação brasileira para a Copa numa entrevista à imprensa portuguesa. Preparação elogiada pelo presidente da FIFA, Joseph Blatter, que prevê um torneio excepcional.

Em campo, uma série de amistosos internacionais agendados para esta quarta-feira (05.03) servem para que treinadores façam as últimas observações antes das convocações definitivas para a Copa do Mundo. A Seleção Brasileira, do técnico Luiz Felipe Scolari, joga contra a África do Sul em Joanesburgo. Um dos amistosos de destaque reúne os dois últimos campeões mundiais. Espanha e Itália medem forças em Madri, na Espanha. Aqui no Brasil, as cidades que servirão de base para as equipes, nosCentros de Treinamento de Seleções, estendem os benefícios do Mundial para além das 12 cidades em que haverá os 64 jogos. Jogos que o torcedor pode simular na tabela interativa ou conferir em recortes porcidade-sede, por grupos ou por seleções.

 

Cidades-sede terão iluminação especial de pontos turísticos para marcar os 100 dias para a Copa

Áreas tradicionais de capitais que receberão jogos do Mundial serão iluminadas em verde e amarelo no dia 4 de março

img_9619Uma ação especial durante o Carnaval marca a celebração dos 100 dias para a Copa do Mundo da FIFA 2014 nas cidades-sede. A data simbólica para a reta final dos preparativos é celebrada na terça-feira, dia 4 de março. Pontos turísticos e monumentos de capitais que receberão jogos do torneio receberão iluminação especial em verde e amarelo. A data também será lembrada em ações nas redes sociais do Governo Federal, das cidades-sede, da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL). O primeiro jogo do Mundial está marcado para 12 de junho, em São Paulo. A partida reúne Brasil x Croácia, na Arena Corinthians.

Em Fortaleza, oito pontos vão integrar a iniciativa. As fachadas da Arena Castelão, do Palácio da Abolição e do Centro de Eventos do Estado do Ceará, a Catedral Metropolitana de Fortaleza, a Estátua de Iracema, a Praça Portugal, o Palácio do Bispo e o Moinho Fortaleza serão iluminados.

Em Belo Horizonte, são quatro pontos. A Cidade Administrativa, o Mineirão, a Casa do Baile e  Museu Abílio Barreto.

Já em Brasília, as luzes simbólicas poderão ser vistas no Palácio do Buriti (sede do governo local), nos prédios dos ministérios do Esporte e do Meio Ambiente, na Esplanada dos Ministérios, além da Ponte JK, um dos cartões postais da capital federal.

Confira os monumentos que receberão iluminação em cada cidade:

Belo Horizonte – Cidade Administrativa, Mineirão, Casa do Baile, Museu Abílio Barreto
Brasília – Palácio do Buriti, Ministério do Esporte, Ministério do Meio Ambiente e Ponte JK
Cuiabá – Igreja Nossa Senhora do Rosário
Curitiba – Jardim Botânico e Praça do Japão
Fortaleza – Arena Castelão, Palácio da Abolição, Centro de Eventos do Estado do Ceará,  Catedral Metropolitana de Fortaleza, Estátua de Iracema, Praça Portugal, Palácio do Bispo e Moinho Fortaleza
Manaus – Paço da liberdade, Mercado Municipal e complexo turístico da Ponta negra
Natal – Pórtico dos Reis Magos
Porto Alegre – Centro Cultural Usina do Gasômetro
Rio de Janeiro – Estádio Maracanã
Salvador – Arena Fonte Nova e Elevador Lacerda
São Paulo – Teatro Municipal, Monumento à Bandeira, Prefeitura Municipal, Viaduto do Chá e Globos da Praça da Sé

 

Portal da Copa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br