Faculdades participam do Campeonato Guilherme Guido com ações gratuitas

Na foto , Cesar Cielo (esquerda) e Guilherme Guido (direita) – com Felipe Franca e Marcos Macedo -, na equipe que venceu o revezamento 4x100m medley no Mundial de Doha, no Qatar, em 2014

Maior nadador brasileiro, Cesar Cielo estará no evento no sábado (1º)

 

O ISCA Faculdades e as Faculdades Integradas Einstein realizarão ações gratuitas durante a 3ª edição do Campeonato Guilherme Guido de Natação, que acontecerá no sábado (1º), no Gran São João, em Limeira. O evento terá como principal atração Cesar Cielo, maior nadador brasileiro de todos os tempos, detentor de três medalhas olímpicas (uma de ouro e duas de bronze) e vários pódios em mundiais e pan-americanos.

 

A Einstein estará presente com os alunos do 5º semestre do curso de Educação Física que participam do PAPIC, o programa de apoio à pesquisa e à iniciação científica da instituição. Eles estarão acompanhados pelo coordenador do curso, Homero Ferrari, e pelo professor de Fisiologia do Exercício, Filipe Sousa. “Vamos convidar os atletas a realizar avaliações de índices de força, potência e composição corporal e procurar associação com o desempenho na competição”, explica Sousa. “Serão feitos testes fora da água, de força isométrica e potência de salto, além da análise da composição corporal, e vamos investigar que relação esses índices podem ter com o desempenho na natação”. Depois, de acordo com o professor, essas informações formarão um banco de dados, que poderá ser usado em futuras publicações científicas.

 

O ISCA Faculdades participará com alunos do 1º semestre de Gastronomia, com supervisão da coordenadora do curso, Karen Bressan. “Vamos mostrar que a gastronomia não é só cozinhar, mas também tem um lado nutricional, e que é possível fazer alimentos para situações específicas”, antecipa Karen. No estande da faculdade, serão oferecidos biscoitos funcionais e água aromatizada para hidratação. Às 9h e às 15h, haverá workshops nos quais os participantes, sejam atletas ou seus acompanhantes, aprenderão a fazer os itens oferecidos e receberão a receita para confeccioná-los em casa.

 

Promovido pela entidade sem fins lucrativos Associação de Nadadores Esportistas de Limeira (ANEL), o 3º Campeonato Guilherme Guido, além do convívio com Cesar Cielo e Guilherme Guido, vai possibilitar que atletas das categorias pré-mirim (6 a 8 anos) a júnior 2 (18 e 19 anos) disputem provas de 50 metros nos estilos livre, costas, peito e borboleta. Uma grande novidade desta edição é que também haverá provas para atletas com deficiência.

 

Durante o campeonato que o limeirense Guilherme Guido idealizou para incentivar crianças e jovens a praticar esportes, ele e Cielo vão fazer demonstrações de vários estilos na piscina do Gran, além de tirar fotos e distribuir autógrafos. A programação terá início às 7h. As inscrições on-line, para entidades federadas, podem ser realizadas pelo site www.aquaticapaulista.org.br até esta quarta (29).

 

O 3º Campeonato Guilherme Guido tem apoio de Engep, Fiore Materiais Esportivos e Prefeitura Municipal de Limeira. A entrada é gratuita.

Comentários