24Horas RMC

Exposição inédita no Campinas Shopping reúne história do rádio de 1900 a 2016


Os clientes do Campinas Shopping têm a oportunidade de viajar no tempo e conhecer a história do rádio na exposição Os 100 anos do Rádio no Mundo, realizada pelo centro de compras em parceria com a escola de formação profissional Rádioficina, de São Paulo. A mostra fica até 7 de agosto no piso térreo, próxima a loja Youcom, com funcionamento das 13 às 21 horas. A visitação é gratuita.

 

A exposição é inédita em Campinas e traça uma linha do tempo com a evolução cronológica do rádio desde o seu início no Brasil e no mundo. São mais de 100 objetos entre aparelhos antigos, microfones e equipamentos históricos que pertenceram aos estúdios de emissoras de São Paulo, como Rádio Globo, CBN, Record e a extinta TV Tupy.

 

Os estúdios da rádio Jovem Pan e Rádio Cidade onde inúmeros famosos como Cesar Filho, Joseval Peixoto, Emilio Surita e a trupe do Programa Pânico trabalharam também pode ser visto de perto pelos visitantes, além de rádios originários do Japão, Estados Unidos, Alemanha e França.

O diretor da Rádioficina, Cyro César, conta que a ideia de criar a exposição surgiu para mostrar ao público o quanto a história do rádio e da própria sociedade se confundem. “É encantador ver o brilho nos olhos das crianças quando olham para um velho aparelho de rádio. Acho mágico presenciar a reação das pessoas quando descobrem que dentro da história do rádio elas vão encontrar um pouco da sua também.”

César conta que algumas peças da exposição vieram de doações e outras foram adquiridas pela Rádioficina  ao longo de 30 anos. “Olhar para rádios que noticiaram o fim da guerra, tocaram músicas, transmitiram rádionovelas, programas de auditório e partidas esportivas inesquecíveis leva as pessoas a sentir um misto de saudades e emoção. A exposição é uma verdadeira viagem por entre velhos aparelhos de rádio”, afirma.

Junto com a mostra foram montados três estúdios de rádio itinerantes, sendo um da década de 1960, outro da década de 1980 e um atual. O objetivo é fazer os visitantes entenderem a evolução do rádio enquanto veículo de comunicação de massa ao longo dos tempos.

Os clientes também poderão conhecer uma rádio truck que foi montada no interior de uma kombi retrô. O estúdio já participou de inúmeros eventos e shows e do seu interior já foram transmitidas diversas entrevistas com inúmeros artistas da música.

QUALIFICAÇÃO: A Rádioficina vai realizar um curso de qualificação profissional para radialistas no setor de locução de 30 de julho a 18 de setembro, no Campinas Shopping. Um estúdio de rádio profissional será montado para ocasião.

SERVIÇO:

Exposição 100 anos de Rádio no Mundo – Campinas Shopping

Data: Até 7 de agosto

Horário: 13 às 21 horas

Local: Piso térreo, próximo à loja Youcom

www.radioficina.com.br

Gratuito

 

*Campinas Shopping

Administração BRMalls

Avenida Jacy Teixeira de Camargo, 940

Telefone: (19) 3727.2300

www.campinasshopping.com.br

Facebook: /campinasshopping

Instagram: /campinasshopping

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br