24Horas Saúde

Exposição da pele ao sol exige cuidados específicos

Foto: Tetra Images/Corbis

Com a chegada do verão, as pessoas costumam sair da rotina e ficar ainda mais expostas aos raios ultravioletas em suas atividades de férias. Muitas vezes, acabam abusando do sol e ainda por cima utilizam o bronzeador solar. No entanto, a exposição de forma inadequada ao raios solares pode trazer inúmeros prejuízos à pele, como queimaduras, ressecamento e descascamento, fora o risco de câncer de pele a longo prazo. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a cada ano, 100 mil brasileiros desenvolvem algum tipo de tumor de pele, sendo o excesso de exposição solar a maior causa. Portanto, preparar a pele para o verão é fundamental. Confira abaixo as dicas saudáveis do dermatologista Paulo Cutrin, do Hospital Federal de Bonsucesso (RJ).

Aplique o protetor solar corretamente
Existem diversas apresentações do protetor solar: creme, gel, spray. É importante que a pessoa saiba o seu tipo de pele para escolher a fórmula correta. Por exemplo, caso tenha a pele mais seca ou ressecada, deve evitar o gel, porque a substância ressalta ainda mais o problema. Além disso, os filtros em creme são bastante eficazes e conseguem carregar um Fator de Proteção Solar (FPS) mais alto, acima do fator 50. É fundamental que a pessoa use o filtro que seu corpo exige. Quem tem a pele mais clara precisa de um fator de proteção maior.

Para evitar a pele ressecada, é importante lembrar que os cuidados vão além do uso protetor solar
O filtro solar não é o único responsável pela proteção da pele, o uso de chapéus, roupas, ter um guarda sol e de outras medidas protetoras também tem a mesma importância. Também é importante respeitar o horário de exposição solar, que deve ser anterior às nove horas da manhã e posterior às 15 horas da tarde. Cuidado com o horário de verão, todas as medidas preventivas são eficientes na proteção da sua pele, evitando vermelhidão, ressecamento ou queimaduras, por exemplo.

Não é recomendado que pessoas de pele clara utilize o bronzeador solar
A variedade de tons de pele entre a população brasileira é muito grande. As pessoas mais brancas se queimam com maior facilidade e quase não produzem melanina. Por isso, não é recomendado que a pessoa fique exposta ao sol utilizando o bronzeador. O ideal é investir em FPS altos, que possuem uma concentração maior de filtros solares. Já as pessoas de pele mais escura, que não se queimam com tanta facilidade, podem os utilizar de maneira moderada, respeitando os horários e sempre utilizando outros modos de barreiras solar, como chapéus, camisas ou guarda-sol, por exemplo.

É necessário muito cuidado na hora de escolher a maquiagem
O protetor solar é sempre recomendado, mesmo que a pessoa esteja utilizando uma maquiagem contendo proteção solar. É importante frisar que o principal objetivo desse tipo de fórmula é maquiar. Por isso, a proteção solar fica em segundo plano e pode não ser tão eficiente assim. O ideal é que a pessoa utilize um protetor solar que tenha cor de base.

É necessário hidratar a pele para evitar descasca após o verão
Descascar faz parte da pele. É natural isso ocorrer quando as pessoas tomam muito sol, principalmente as mais claras. O ideal é que evitar a exposição prolongada ao sol, mesmo utilizando protetor. O uso de hidratante, óleos e derivados é recomendado, porque hidrata e refresca ainda mais a pele, evitando assim que ela rapidamente descasque.

Fonte: Érica Santos / Comunicação Interna / Agência Saúde

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.