24Horas Saúde

Exame “pílula” consegue detectar lesão pré-cancerígena

get

Foto: Michalina Gora, Ph.D., and Kevin Gallagher, Wellman Center for Photomedicine, Massachusetts General Hospital / Divulgação

Cientistas apresentaram um novo exame de imagem que pode ajudar a identificar o chamado “esôfago de Barrett”, uma lesão que pode causar câncer. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachusetts (da Universidade de Harvard), nos Estados Unidos, o equipamento é do tamanho de uma pílula e consegue registrar imagens microscópicas detalhadas da parede do esôfago. O artigo que descreve o exame foi divulgado neste domingo na revista Nature Medicine.

 

“Este sistema nos dá uma meio conveniente de visualizar o Barrett sem necessitar de sedação, configuração especializada e equipamento ou um médico que tenha que ser treinado, como na endoscopia”, diz Gary Tearney, membro do estudo.

A cápsula desenvolvida pelos cientistas contém um sistema de imagem que utiliza lasers em rápida rotação, luz infravermelha e sensores que registram a luz refletida pelo esôfago e, com isso, faz a imagem da lesão. Durante o exame, o paciente engole a pílula e o médico pode puxá-la de volta por um cabo. “Ao usar a estrutura microscópica tridimensional do esôfago, ela revela muito mais detalhes do que pode ser visto em uma endoscopia de alta resolução.”

Os médicos testaram o equipamento em 13 pessoas – seis com a lesão. O equipamento demorou menos de um minuto para terminar, sendo que o paciente precisou engolir duas vezes a pílula. Uma endoscopia tradicional requer que o paciente fique no local de exame cerca de 90 minutos. Segundo os médicos, o novo método é fácil de ser realizado e barato, o que pode ajudar a prevenir o câncer de esôfago.

Fonte: Terra

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.