Eufrásia Agizzio é indicada ao Prêmio Mulheres de Destaque do Ano

A manicure e consultora de beleza Eufrásia Agizzio, fundadora da AMAI-SBO (Associação de Monitoramento de Autistas Incluídos de Santa Bárbara d’Oeste), é a indicada do vereador Marcos Rosado (PR) ao prêmio Mulheres de Destaque do Ano. A honraria foi criada no ano passado, por meio do Decreto-legislativo 02/2017, e será entregue pela primeira vez em 2018, em função das comemorações da Semana da Mulher no Legislativo barbarense. Junto à indicação, a parlamentar apresenta uma breve biografia da homenageada.

Fundadora e, atualmente, vice-presidente da AMAI-SBO, entidade que atende crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), ela foi nomeada Conselheira Nacional no Conselho Nacional de Assistência Social 2014/2016, representando a ABRA-Associação Brasileira de Autismo e ganhou o 22º Premio Claudia 2017 – a maior premiação da América Latina para mulheres. Em 2013, seu trabalho já havia sido reconhecido pelo projeto Acolher, da Natura, criado para reconhecer consultoras da Natura que trabalham com Ação Social.

A luta de Eufrásia pela inclusão e pelo desenvolvimento dos autistas teve início há quase 20 anos, quando Victor, seu filho caçula, ainda bebê, recebeu o diagnóstico da doença. A busca por atendimento adequado, que garantisse o máximo de progresso ao filho, permitiu que ela pudesse compartilhar informações com outros pais na mesma situação. Em 2011, com o intuito de garantir apoio a mais famílias, ela fundou da Amai, entidade que hoje conta com sede própria e atende 20 crianças acometidas com a síndrome de autismo no Município. A AMAI-SBO oferece atendimento especializado, com terapias individuais e permanentes com fonoaudióloga, pedagoga, psicóloga e terapeuta ocupacional. A entidade conta também com o trabalho de uma assistente social para garantir suporte às famílias.

Comentários