Etecs iniciam hoje aulas dos cursos adaptados às exigências da Reforma do Ensino Médio

No último Vestibulinho, 33 unidades abriram vagas para o Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional e para o Médio com Qualificação Profissional
 

As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), administradas pelo Centro Paula Souza, são as primeiras unidades de ensino públicas do País a oferecer alternativas de cursos já adequadas às orientações da Reforma do Ensino Médio: o Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional e o Ensino Médio com Qualificação Profissional. No processo seletivo para o primeiro semestre deste ano, 33 Etecs abriram vagas para uma dessas opções de ensino, ampliando a oferta atual e não como substituição a outras existentes.

 

Aprovada em fevereiro de 2017, a Lei da Reforma do Ensino Médio prevê a divisão do currículo em conteúdo comum e assuntos específicos de acordo com o itinerário formativo escolhido pelo estudante: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica. Ligado ao Governo do Estado de São Paulo, o Centro Paula Souza está sendo pioneiro na implantação das mudanças.

 

“Além de responder às propostas da nova lei para o Ensino Médio, esse projeto piloto atende à demanda de jovens que desejam fazer um curso integrado estudando num único período, de manhã ou à tarde. Dessa forma, ele fica disponível para fazer um estágio, trabalhar ou envolver-se em outras atividades”, explica o coordenador de Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza, Almério Melquíades de Araújo. O Paula Souza já oferece a alternativa do integrado, mas cursado em dois períodos – o Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim).

 

O Vestibulinho ofereceu 1.741 vagas para o Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional para os seguintes cursos: Administração, Cozinha, Hospedagem, Logística, Nutrição e Dietética, Programação de Jogos Digitais, Química, Recursos Humanos, Serviços Jurídicos e Serviços Públicos.

 

Outras 395 vagas foram distribuídas para o Ensino Médio com Qualificação Profissional para Administrador de Banco de Dados, Assistente de Recursos Humanos e Auxiliar Administrativo/Finanças/Marketing e Comercial.

 

 

Carga horária

 

O Ensino Médio com Habilitação Técnica tem de 2.800 a 3.000 horas de carga horária ao longo dos três anos, cursadas em um único período (manhã ou tarde).

 

O Ensino Médio com Qualificação Profissional tem 2.400 horas de carga horária ao longo dos três anos, também cursadas em um único período (manhã ou tarde). São 1.800 horas para os componentes da Base Curricular Comum e mais 600 para a área diversificada. Trata-se da carga mínima estabelecida pela nova lei no período de transição (depois de 2022, os cursos terão de oferecer 3.000 horas).

 

Além do Ensino Médio Regular, com 2.500 horas, atualmente as Etecs já oferecem o Etim, que tem de 3.600 a 4.100 horas, dependendo do curso; e os cursos técnicos (sem Ensino Médio), com carga horária de 1.200 a 1.600 horas.

 

Confira a lista de Etecs que oferecem as novas modalidades de ensino neste primeiro semestre. As unidades aparecem por ordem alfabética de município.

 

Apiaí Etec de Apiaí
Assis Etec Pedro D’Arcádia Neto
Bauru Etec Rodrigues de Abreu
Bebedouro Etec Prof. Idio Zucchi
Cajamar Etec Gino Rezaghi
Capão Bonito Etec Dr. Celso Charuri
Capital Etec Abdias do Nascimento
Etec Cepam
Etec Gildo Marçal Bezerra Brandão
Etec Parque Belém
Etec Prof. Adhemar Batista Heméritas
Etec Profª Dra. Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara
Etec Santa Ifigênia
Etec Takashi Morita
Carapicuíba Etec de Carapicuíba
Catanduva Etec Elias Nechar
Ferraz de Vasconcelos Etec de Ferraz de Vasconcelos
Ilha Solteira Etec de Ilha Solteira
Itapetininga Etec Darcy Pereira de Moraes
Itu Etec Martinho Di Ciero
Ituverava Etec Prof. José Ignácio Azevedo Filho
Monte Alto Etec Alcides Cestari
Monte Mor Etec de Monte Mor
Orlândia Etec Prof. Alcídio de Souza Prado
Piracicaba Etec Cel. Fernando Febeliano da Costa
Etec Dep. Ary de Camargo Pedroso
Ribeirão Pires Etec Profª Maria Cristina Medeiros
Rio Grande da Serra Etec de Rio Grande da Serra
Santos Etec Aristóteles Ferreira
Etec Dona Escolástica Rosa
São Carlos Etec Paulino Botelho
São Joaquim da Barra Etec Pedro Badran
São José do Rio Preto Etec Philadelpho Gouvêa Netto

 

 


Sobre o Centro Paula Souza –
Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec –, em aproximadamente 300 municípios paulistas. Nas Etecs, o número de matriculados nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, ultrapassa 207 mil estudantes. As Fatecs atendem mais de 82 mil alunos nos cursos de graduação tecnológica.

 

Comentários