Etecs e Fatecs recebem novos alunos com atividades e campanhas beneficentes

Mais um semestre começa nas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais e é tempo de apresentar aos novos estudantes o ambiente em que passarão uma boa parte de seu tempo nos próximos anos, rumo a um novo caminho de aprendizados e crescimento profissional. Como já é tradição, os calouros dos cursos técnicos e das graduações tecnológicas são recebidos com festa. O trote dá lugar a brincadeiras, trocas de experiências e muita solidariedade.

A programação inclui palestras de ex-alunos – que contam como estudar nas unidades do Centro Paula Souza influenciou sua trajetória – exposições sobre o mercado de trabalho e campanhas para arrecadar donativos para entidades beneficentes.

Essas atividades começaram e julho e se estendem pelo mês de agosto. Veja o que algumas Etecs e Fatecs prepararam para os alunos ingressantes neste semestre. As unidades aparecem por ordem alfabética de município:

 

Município Unidade Período Ação
Adamantina Etec Eng. Herval Bellusci 22 de julho  Veteranos apresentaram os ambientes dos setores produtivos e pedagógicos da Etec aos calouros.
Etec Prof. Eudécio Luiz
Vicente e classe descentralizada de Junqueirópolis
Final de julho e início de agosto Durante as primeiras semanas de aula, cada curso terá programação envolvendo apresentação da unidade, orientação sobre emprego, arrecadação de alimentos para famílias da comunidade, dinâmicas, confraternização com ex-alunos, entre outras atividades.
Americana Etec Polivalente de Americana 20 e 21 de julho Cada curso teve atividades distintas de integração, promovendo a apresentação da escola, dos coordenadores e colegas dos demais módulos.
Amparo Etec João Belarmino Julho A Etec promoveu palestras, apresentação dos cursos e explicação sobre projetos desenvolvidos pela unidade.
Barretos Etec Cel. Raphael Brandão Agosto Arrecadação de alimentos e de um kit de higiene pessoal que serão entregues na Vila dos Pobres, na cidade de Barretos no dia 15 de agosto, quando será realizado um café com a participação dos alunos. Os estudantes do curso técnico de Cozinha ficarão responsáveis pelo preparo do café; os de Nutrição e Dietética vão realizar o cáculco do índice de massa corporal  (IMC); os alunos do curso de Enfermagem vão aferir pressão e teste de glicemia. Já os do Ensino Médio vão cuidar das brincadeiras e atividades lúdicas com os internos. Além disso, cada curso realizou recepção específica para seus calouros.
Bauru Fatec Bauru Agosto Aos ingressantes foi solicitada a doação de leite e óleo para a Apae do município. Haverá também campanha de doação de sangue.
Bebedouro Prof. Idio Zucchi Julho e início de agosto Em julho, o professor Arthur Vinícius Feitosa Furtado coordenou a recepção aos alunos de Serviços Jurídicos com apresentação da escola e de toda a estrutura do curso, como a grade curricular, o corpo docente e o calendário dos eventos do semestre. Em 1º de agosto, foi a vez dos veteranos do terceiro módulo darem as boas-vindas aos colegas mais novos. Por fim, no dia 4, houve uma roda de conversa entre os jovens, com depoimento de ex-alunos e uma confraternização reunindo docentes e discentes.
Birigui Etec Dr. Renato Cordeiro 18 de julho Dinâmica de apresentação da unidade com professores e alunos na quadra da escola, com distribuição de chocolates.
Cachoeira Paulista Professor Marcos Uchôas dos Santos Penchel 7 a 10 de agosto Apresentação dos cursos, com fotos das aulas e  esclarecimento de dúvidas dos novos alunos. A programação incluiu palestra motivacional e coffee break
Cafelândia Etec Professora Helcy Moreira Martins Aguiar 11 de agosto Doação de toalhas para a Santa Casa do município. Os coordenadores de curso são os responsáveis pela ação.
Campinas Etec Conselheiro Antonio Prado Semana do dia 7 de agosto As coordenadorias de curso apresentam as habilitações técnicas e suas atribuições diante de ex-alunos que vão contar suas experiências na escola e no mercado de trabalho.
Campo Limpo Paulista Etec de Campo Limpo Paulista 20 de julho Apresentação da equipe de gestão escolar, roda de conversa sobre a profissão de enfermeiro com alunos e ex-alunos
Capão Bonito Fatec Capão Bonito Agosto Arrecadação de um quilo de alimento para doação a instituições carentes
Capital Etec de Esportes – Curt
Walter Otto
Baumgart
21 de julho a 10 de agosto Aula inaugural, integração  entre novos e antigos alunos e com o Grêmio Estudantil. Foram programadas também palestras sobre o universo esportivo.
Etec de Guaianazes Julho Arrecadações de alimentos, produtos de higiene e brinquedos para doação a instituições de caridade da região. Foram realizadas palestras com profissionais de diversas áreas e gincanas  promovendo a integração de alunos de todos os  cursos.
Etec Dra. Maria Augusta Saraiva 24 de julho Estudantes conheceram o perfil de atuação profissional das áreas técnicas oferecidas pela unidade e o mercado de trabalho. Eles foram informados também sobre os planos de cursos, o funcionamento dos estágios, bem como as regras da unidade.
Etec Guaracy Silveira 20 de julho A diretora falou aos ingressantes sobre o regimento da Etec e apresentou o coordenador pedagógico e o orientador educacional da unidade. Os coordenadores de curso fizeram um tour pela escola com os calouros e  falaram sobre o mercado de trabalho. Alunos do integrado dizeram apresentação de dança.
Etec Prof. Aprígio Gonzaga 24  e 28 de julho e 9 de agosto Atividades recreativas para receber os calouros de dois cursos: Agenciamento de Viagem e Segurança do Trabalho, com a participação da coordenação e de ex-alunos que falaram  sobre o mercado de trabalho.
Fatec Ipiranga Agosto Durante a ‘Semana de Acolhimento’, nos primeiros dias de aula, foram realizadas  palestras para os calouros. Veteranos do curso de Eventos promovem campanha de doação de sangue com os 240 novos alunos no dia 18 de agosto.
Fatec Itaquera 26 a 31 de julho Aulas de reforço de matemática e palestras abordando temas diversos: como se portar em uma entrevista, como estudar, como é a vida acadêmica e quais as perspectivas para o futuro.
Fatec São Paulo 1º a 31 de agosto O Centro Acadêmico recolhe um quilo de alimento não perecível para instituições de caridade e moradores  de rua. Os grupos discentes Mini Baja, Aero Design,  Centro Acadêmico XXIII de Abril, Atlética, Grêmio de Xadrez e Projeta Arte expõem os trabalhos desenvolvidos na programação da recepção  aos calouros.
Fatec Tatuapé 4 a 11 de agosto Além das atividades organizadas para apresentar a Fatec, a comunidade participa de campanha de doação de sangue para o Hospital Municipal Doutor Carmino Caricchio, no bairro do Tatuapé.
Fatec Zona Leste 1º a 15 de agosto Arrecadação e entrega de doações de produtos de higiene para a Associação Vida Carrapicho (atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco pessoal) e Lar Vicentino (assistência a idosos). Direção e coordenadores de cursos recepcionam os calouros com  aulas inaugurais.
Carapicuíba Etec Carapicuíba 26 de julho a 3 de agosto Fotógrafos profissionais participaram da Semana da Fotografia para recepcionar os calouros. Alunos veteranos também acompanharam a programação.
Cerqueira César Etec Prefeito José Esteves Julho e agosto Professores e funcionários recebem os ingressantes, esclarecendo suas  dúvidas desde a matrícula. Para agosto, foram planejadas gincanas interclasses visando aproximar os novos alunos à comunidade acadêmica.
Cerquilho Etec de Cerquilho 27 de julho Veteranos do curso técnico de Administração receberam os ingressantes, apadrinhando cada um deles, com o intuito de auxiliá-los em possíveis dificuldades. Eles também apresentaram a escola e todo o seu funcionamento, além de dar detalhes das disciplinas do curso.
Cruzeiro Fatec Cruzeiro 31 de julho A Fatec organizou bate-papo com os alunos, mostra de projetos, apresentação da Atlética e visita guiada pela faculdade.
Dracena Etec Professora Carmelina Barbosa e classe descentralizada da E. E. Alfredo Machado 17 a 21 de julho Apresentação da unidade e seu funcionamento aos ingressantes. Na classe descentralizada foi realizada a palestra “Semente do Sucesso”.
Ferraz de Vasconcelos Etec de Ferraz de Vasconcelos 19 a 21 de julho Os calouros foram recebidos com gincana e show de talentos. Houve arrecadação de alimentos para doação à Apae e aos alunos em situação de vulnerabilidade.
Fernandópolis Etec Prof. Armando José Farinazzo Julho e agosto A recepção aos calouros se deu com atividades para pais e alunos. Em 12 de agosto será realizado o evento InteractivEtec, de integração entre os estudantes e a comunidade.
Francisco Morato Etec Francisco Morato 18 de julho A Etec promoveu aulas inaugurais e apresentação da unidade aos ingressantes.
Guaratinguetá Fatec Guaratinguetá 31 de julho a 4 de agosto Atividade de recepção aos calouros com palestrante com síndrome de Down  que abordou a  superaração de desafios. Houve, ainda, arrecadação de leite para instituições de caridade e apresentação dos projetos desenvolvidos com os alunos.
Hortolândia Etec de Hortolândia 18 de julho Entre as diversas atividades de integração, a unidade programou a apresentação do Centro Paula Souza e os cursos que oferece. Alunos fizeram teste online de conhecimentos em português e matemática.
Ibaté Etec de Ibaté 18 a 20 de julho A direção da Etec recepcionou os calouros. A unidade programou palestras sobre as áreas de Administração e Logística.
Indaiatuba Fatec Indaiatuba Agosto A acolhida aos ingressantes se deu com informações sobre diversas campanhas, como a de incentivo a doação de órgãos e a de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) com material gráfico e distribuição de preservativos.
Itapira Fatec Itapira 1º a 11 de agosto No período de recepção aos novos alunos, a Fatec promove a arrecadação de produtos de limpeza para a Casa Transitória de Itapira, que atende crianças e adolescentes.
Itaquaquecetuba Fatec Itaquaquecetuba Agosto Alunos de Secretariado recepcionam os calouros com apresentação da comunidade acadêmica e  dos cursos oferecidos pela unidade.
Itararé Etec de Itararé 18 a 20 de julho A unidade apresentou o laboratório de currículos aos novos alunos e promoveu  palestra sobre empreendedorismo com representante do Sebrae.
Itu Etec Martinho de Ciero 25 de julho Direção, coordenação e professores da Etec realizaram a abertura oficial do semestre com apresentação dos cursos e a entrega do Manual do Aluno, que traz as regras e as normas da unidade, além da realização de uma dinâmica de integração.
Ituverava Prof. José Ignácio
Azevedo Filho
19 a 28 de julho Durante a recepção, os novos alunos foram apresentados ao corpo docente,  se inteiraram das  normas da escola e conheceram o histórico do CPS. Foi organizada uma visita monitorada às dependências da Etec: biblioteca, laboratórios e setores administrativos.
Jaboticabal Fatec Jaboticabal Agosto A Fatec promove a arrecadação de alimentos e produtos de higiente pessoal para doação às instituições beneficentes.
Jacareí Etec Cônego José Bento Julho e agosto Os  ingressantes participaram da aula inaugural e foram apresentados à escola e às atividades acadêmicas. Os novos alunos também conheceram a área agrícola da unidade.
Jaú Etec Joaquim Ferreira do Amaral 24 de julho Durante a inaugural dada pelos alunos que já atuam no mercado de trabalho, os calouros puderam conhecer as características da profissão.
Fatec Jahu 1º de agosto Os calouros receberam orientação sobre como separar os resíduos domiciliares  para a coleta seletiva.
Jundiaí Etec Vasco Antonio Venchiarutti 18 de julho Integração com ex-alunos, que contaram suas experiências e falaram sobre o mercado de trabalho.
Fatec Jundiaí 1º e 2 de agosto Recepção e boas-vindas, dinâmicas com calouros, apresentação da faculdade e orientações sobre estágio e emprego.
Lins Etec de Lins 24 de julho a 4 de agosto Coordenadores apresentaram os cursos, houve bate-papo com o diretor, confraternização entre os estudantes, conversa com ex-alunos e palestras com profissionais de algumas áreas.  A unidade promoveu arredação de alimentos para doar a instituições carentes.
Lorena Etec Padre Carlos Leôncio da Silva 18 de julho Professores apresentaram os cursos e houve confraternização organizada pelos estudantes do segundo e terceiro módulos das habilitações oferecidas pela unidade.
Mairiporã Etec de Mairiporã 25 de julho Apresentaçãoda comunidade acadêmica. Alunos dos segundo e terceiro módulos  falaram sobre os cursos da Etec,  suas experiências e deram dicas de planejamento de estudos.
Marília Etec Antonio Devisate Até 22 de agosto A Etec promoveu a arrecadação de fraldas para doar  à Associação Amor de Mãe de Marília.
Mauá Etec de Mauá 21 de julho a 31 de agosto  Recepção feita pelos estudantes do segundo módulo de Administração e Informática com música e trote solidário. Palestras sobre empregabilidade e oferta de cadastro em agência de estágios.
Mirassol Etec Prof. Matheus Leite de Abreu 24 de julho Apresentação do diretor, coordenadores, professores e funcionários, bem como do contrato didático-pedagógico, das regras de convivência e bases tecnológicas, entre outros temas.
Mococa Etec Francisco Garcia Julho e agosto Alunos ingressantes dos cursos técnicos de Enfermagem e Farmácia receberam informações sobre câncer de cabeça e pescoço (Campanha Julho Verde). Houve ainda jogos, show de talentos e arrecadação de alimentos para doação a um asilo.
Mogi das Cruzes Fatec Mogi das Cruzes 1º de agosto Apresentação da equipe da Fatec  e dos cursos oferecidos pela unidade. A programação incluiu  palestras, plantio de mudas e fotos das turmas.
Mongaguá Etec Adolpho Berezin Julho e agosto Projeto Aluno Ingressante tem palestras com ex-estudantes e profissionais de diferentes áreas, dinâmicas de integração, tour pela unidade e apresentação do coral.
Monte Alto Etec Alcides Cestari 17 de julho Bate-papo com a ex-aluna Yasmin Barbizan que falou sobre a importância do curso técnico de Administração para o crescimento profissional e pessoal.
Monte Aprazível Etec Padre José Nunes Dias 17 de julho A unidade organizou recepção aos calouros, servindo lanche e refrigerante.
Monte Mor Etec de Monte Mor 18 de julho a 4 de agosto Alunos veteranos e integrantes do Grêmio Estudantil propuseram a arrecadação de alimentos, que serão doados aos vicentinos da cidade e aos moradores de bairros próximos à escola.
Nova Odessa Etec de Nova Odessa 19 e 28 de julho  Por meio do teatro, estudantes veteranos apresentaram a Etec aos novatos.
Novo Horizonte Etec Profª. Marines Teodoro de Freitas Almeida 18 de julho A unidade organizou palestras com profissionais de Informática e Segurança do Trabalho.
Osvaldo Cruz Etec Amin Jundi Julho e agosto A recepção aos calouros se deu por meio de palestra de boas-vindas, aula de primeiros socorros e noções de trânsito. Haverá arrecadação de alimentos para instituição de caridade no fim de agosto.
Pindamonhangaba Etec João Gomes de Araújo 27 de julho Coleta de produtos de limpeza e alimentos para instituição de acolhimento a crianças, dinâmica para apresentação dos alunos. Classe descentralizada do município criou o Carona Solidária para que estudantes façam grupos para chegar e sair da unidade.
Piracicaba Etec Deputado Ary de Camargo Pedroso 1º de agosto Arrecadação de alimentos para o Fundo de Solidariedade com prêmios aos que conseguirem as maiores quantidades.
Fatec Piracicaba 1º a 4 de agosto A recepção aos ingressantes contou com a   participação da direção, professores e integrantes da Atlética.
Pirassununga Etec Tenente Aviador
Gustavo Klug
Julho Aula inaugural apresentou a Etec aos calouros.  Durante a atividade, vários ex-alunos deram seus depoimentos. Quinzenalmente, haverá oficina de currículo para  ingressantes que buscam estágios.
Poá Etec de Poá 1º e 5 de agosto Veteranos receberam os calouros com confraternização, gincana e dinâmicas. A unidade promoveu arrecadação de leite para  uma entidade de apoio a crianças carentes.
Pompeia Fatec  Pompeia 1º e 2 de agosto Diretor, coordenadores e professores recepcionaram os novos alunos. Calouros e veteranos participaram de gincana e brincadeiras para conhecer o campus e integrar as turmas.
Praia Grande Etec Praia Grande 21 de julho Recepção aos ingressantes com a presença da equipe gestora e dos coordenadores. Houve também apresentação da rotina da escola e dos cursos técnicos oferecidos pela unidade.
Fatec Praia Grande 1º de agosto Palestra, encontro com ex-alunos e recepção aos calouros feita pela direção e coordenadores constaram da programação das atividades da Fatec.
Presidente Prudente Fatec Presidente Prudente 1º a 4 de agosto Aula magna, palestra e tour pelo campus com integrantes da Atlética e da Empresa Junior.
Etec Prof. Adolpho Arruda Mello 17 a 21 de julho A Etec organizou gincana e “caça ao tesouro” na sede. Nas classes descentralizadas houve ciclo de palestras sobre finanças e administração.
Registro Etec de Registro 17 de julho Recepção aos novos alunos, apresentação da Etec e tour pela unidade.
Ribeirão Preto Fatec Ribeirão Preto Julho e agosto A Fatec organizou arrecadação de produtos de limpeza para instituição que abriga idosos e preparou  lanche especial para  acolher os novos alunos.
Rio Claro Etec Prof. Armando Bayeux da Silva 19 de julho a 4 de agosto Palestra com direção e coordenadores. Festa de confraternização entre os estudantes da unidade.
Santa Bárbara
D’Oeste
Etec Prof. Dr. José
Dagnoni
17 de julho Apresentação da unidade e das normas de convivência, dinâmicas, gincanas, palestras  e confraternização entre os novos alunos e a comunidade acadêmica. Os estudantes do técnico de Química arrecadaram itens de higiene pessoal para doação.
Santa Isabel Etec de Santa Isabel 12 de agosto  Alunos montarão cestas temáticas que serão doadas para a Festa Agostina da Etec, aberta a toda a comunidade.
Santana de Parnaíba Fatec Santana de Parnaíba 1º a 7 de agosto Alunos do segundo semestre do curso de Gestão Comercial organizaram atividades como Fatec Tour e carta de boas-vindas aos ingressantes.
São Bernardo do Campo Etec Lauro Gomes 18 de julho Para apresentar a Etec aos calouros, professores conduziram tour pela unidade e classes descentralizadas.
São Manuel Etec Dona Sebastiana de Barros 19 de julho Houve bate-papo e apresentação  de dados sobre mercado de trabalho.
São Roque Fatec São Roque 3 de agosto Ação em parceria com o Conselho Regional de Administração promoveu palestra, emissão de documentos, doação de livros, entre outras atividades.
Etec de São Roque 19 a 24 de julho Unidade teve aula inaugural, depoimento de ex-alunos, dinâmicas de integração, apresentação do diretor, professores e coordenadores.
São Sebastião Etec de São Sebastião Julho Apresentação e tour pela unidade, palestras com profissionais que atuam nas áreas dos cursos técnicos, exibição de vídeos .
Serrana Etec Angelo Cavalheiro 17 de julho Boas-vindas e apresentação da escola. Integração e dinâmica com alunos veteranos. Palestra sobre o mercado de trabalho do profissional de Administração.
Sertãozinho Fatec Sertãozinho 1º de agosto Calouros foram recepcionados pelos funcionários, receberam brindes e tiraram fotos em espaço especial montado pela faculdade.
Sorocaba Etec Armando Pannunzio 24 de julho Apresentação de diretrizes da escola e dos cursos.
Taquarituba Etec Prof. Terezinha Monteiro dos Santos Julho Alunos de todos os cursos oferecidos pela Etec foram divididos em equipes para gincana com objetivo de arrecadar donativos para a Associação de Voluntários de Combate ao Câncer.
Tatuí Etec Sales Gomes Julho Durante a matrícula dos alunos foram arrecadados litros de óleo para doação à Santa Casa de Misericórdia de Tatuí.
Fatec Tatuí Primeira semana de agosto Arrecadação de um quilo de alimento não perecível para o Lar Donato Flores;  bate-papo com  professores, visita aos laboratórios da unidade. O acolhimento no dia da matrícula se deu com a distribuição de pipoca e refrigerante.  Foram feitas fotografias para o Facebook.
Tietê Etec Dr. Nelson Alves Vianna 24 de julho a 1º de agosto Estudantes de Recursos Humanos organizaram recepção aos ingressantes, houve palestras sobre os cursos e bate-papo com a coordenação. Na classe descentralizada do município de Pereiras, a programação contou com aulas inaugurais e apresentações da escola.
Votorantim Etec Professor Elias Miguel Junior 24 a 28 de julho Palestrantes falaram sobre o mercado de trabalho, empreendedorismo e prevenção à saúde na sede da Etec e na classe descentralizada do município.
 

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec –, em aproximadamente 300 municípios paulistas. Nas Etecs, o número de matriculados nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, ultrapassa 211 mil estudantes. As Fatecs atendem mais de 80 mil alunos nos cursos de graduação tecnológica.