24Horas Tecnologia

Etecs e Fatecs realizam semanas científicas e tecnológicas em todo o Estado

Eventos promovem apresentações de projetos de alunos, palestras e outras atividades para despertar o interesse pelo conhecimento científico

Neste mês, diversas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais organizam eventos como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, instituída pelo governo federal em 2004. As iniciativas visam promover a popularização do conhecimento científico e tecnológico.

 

Capital

 

De 15 a 18 de outubro, a Fatec São Paulo realiza o 20º Congresso de Tecnologia, que busca integrar a comunidade acadêmica a profissionais do mercado e empresas de tecnologia. A programação completa estará em breve no site do Congresso.

Entre as atividades já definidas estão exposição tecnológica,workshops, minicursos, apresentações culturais e diversas palestras nas áreas de Informação e Comunicação, Gestão e Negócios, Infraestrutura, Hospitalidade e Lazer, Controle e Processos Industriais, entre outras. “Além de trazer empresas para conhecer o trabalho da Fatec, o Congresso possibilita que os alunos tenham contato com o mercado de trabalho e com novas tecnologias”, explica o diretor da Fatec São Paulo, Décio Moreira.

Durante o Congresso será realizado o 20º Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica, nos dias 17 e 18 de outubro. Este ano, mais de 150 trabalhos serão apresentados no simpósio, oferecendo a chance para os estudantes mostrarem seus projetos em áreas como Eletrônica Industrial, Turismo, Mecânica, entre outras.

Também na Capital, as Etecs Jardim Ângela, Professor Horácio Augusto da Silveira, Raposo Tavares, São Mateus, Tereza Aparecida Cardoso Nunes de Oliveira, Zona Leste e Zona Sul

e a Fatec Ipiranga realizam feiras, mostras e semanas tecnológicas neste mês.

Catanduva

A Etec Elias Nechar, de Catanduva, município localizado na Região de São José do Rio Preto, promove nos dias 17 e 18 sua 2ª Feira Tecnológica. O evento terá apresentação de projetos nas áreas de Informática, Mecânica, Química/Açúcar, Álcool e Meio Ambiente, Edificações e Enfermagem. Entre os trabalhos que integram a feira, destacam-se o aquecedor de água feito com garrafas PET, uma nova metodologia para extração de óleo essencial da pimenta rosa e composteiras com uso da interdisciplinaridade para diversas espécies vegetais.

A diretora da Etec, Regina Maura Adami, destaca ainda que o evento recebe alunos de outras escolas e promove um jogo para integração dos estudantes. “Dividimos os participantes em equipes e realizamos uma competição com perguntas de conhecimento geral, em formato de quiz.”

Itanhaém

Já a Etec de Itanhaém terá sua 7ª edição da Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação no dia 24 de outubro, com o tema Ambiente, Sociedade e Negócios. A unidade apresenta cerca de 60 projetos, envolvendo as áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e conteúdos técnicosem administração, informática para internet e meio ambiente.

Mais informações estão disponíveis na internet.

São José dos Campos

Entre 16 e 18, a Fatec São José dos Campos promove a 5ª edição do Congresso de Gestão Industrial e Tecnologia Aeronáutica (CIMATech, do inglês Congress of Industrial Management Aeronautical Technology). O evento é organizado anualmente, desde 2014, com o objetivo de estimular a participação de estudantes da área de tecnologia em projetos de desenvolvimento e aplicação da ciência, em parceria com empresas e instituições de ensino.

O Congresso está dividido em quatro partes: Engenharias, Aeronáutica e Espaço; Gestão Empresarial, de Operações e Logística; Tecnologia da Informação, Sistemas Inteligentes e de Conectividade e Educação Tecnológica. O tema desta edição seráTecnologia para a Redução das Desigualdades. Haverá palestras, apresentações de artigos, exposições de empresas, minicursos e mais uma edição da Fatec SJC Portas Abertas.

“Todo ano contamos com a presença de alunos e egressos da Fatec e de outras instituições, divulgando nosso trabalho para a comunidade comercial e empresarial da região, durante as atividades ” destaca o diretor da unidade, Valter João de Sousa.

Mais detalhes estão disponíveis no site.

Além desses eventos, muitas outras Etecs e Fatecs realizam iniciativas semelhantes. Para conferir as atividades, as unidades do Centro Paula Souza aparecem listadas por ordem alfabética de município:

Semanas científicas e tecnológicas das Etecs e Fatecs – Outubro

 

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec –, em aproximadamente 300 municípios paulistas. Nas Etecs, o número de matriculados nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, ultrapassa 211 mil estudantes. As Fatecs atendem mais de 81 mil alunos nos cursos de graduação tecnológica.

 

Foto: divulgação

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br