RMC

Estudos confirmam importância do ensino bilíngue na infância

Atualmente, uma segunda língua não é mais um privilégio e sim uma necessidade, e cada vez mais pais buscam escolas bilíngues para complementar a educação dos filhos desde a infância. Estudos de instituições de prestigio confirmam essa importância, onde foi comprovado que, como na infância o cérebro se desenvolve mais rápido, a inserção de estímulos ambientais nesse período da vida amplia as conexões neuronais, consequentemente, facilitando o aprendizado.

“A infância é a fase de adaptação das crianças ao meio em que vive, sem obrigações de ser ou saber. Por isso, aprender uma segunda língua nessa fase auxilia no rápido desenvolvimento cerebral. Quanto mais estímulos a criança obtiver, maiores serão as chances de ampliar suas conexões neuronais, facilitando, assim, o seu aprendizado”, explicou a pedagoga e letrista Elisete Morais, diretora e mantenedora do Colégio Caramelo COC – Bilíngue, em Hortolândia.

“Nosso ensino é focado na comunicação e nossa metodologia possibilita rápida absorção da língua”, explica a coordenação bilíngue do Colégio Caramelo COC – Bilíngue.

O Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo) estudou a influência do ensino bilíngue sobre o desenvolvimento cognitivo da criança e constatou que o bilinguismo precoce pode intensificar o controle inibitório, auxiliando nos estímulos conflitantes na necessidade de focar em apenas um.

Na Universidade de Granada, na Espanha, foi constatado que o ensino bilíngue auxilia no desenvolvimento da memória e da atenção, sendo assim, a vantagem não fica apenas no desenvolvimento da comunicação.

Coordenada pelos professores Teresa Bajo e Pedro Molina Macizo Soria,a pesquisa reuniu um grupo de pessoas bilíngues que realizaram diversas provas, sendo uma delas nomear desenhos em diferentes idiomas, ler e traduzir frases e palavras, onde foi medido o tempo de resposta e todas as atividades cerebrais. O resultado confirma que um bilíngue ativa as duas línguas de forma simultânea, mesmo em situação de tensão.

Além disso, o estudo comprovou que pessoas bilíngues tem uma capacidade de trabalhar melhor em situações conflitantes e em momentos de distração.

Os benefícios ainda são comprovados socialmente. Crianças que passam por uma educação bilíngue crescem com uma maior bagagem cultural, visto que está em contato com outras tradições. A criatividade também é mais desenvolvida, além de uma melhor oportunidade no mercado de trabalho futuramente.

O Colégio Caramelo COC já está há 10 anos na cidade de Hortolândia e atende Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, sendo a única escola bilíngue de Hortolândia.

 

SERVIÇO

Colégio Caramelo COC Hortolândia Bilíngue

Av. Fermino Maltarollo, 440 – Parque Gabriel, Hortolândia – SP – CEP: 13186-598

(19) 3965-8674

http://www.colegiocaramelo.com.br

 

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br