24Horas Saúde

Estratégias para ajudar a dormir melhor

Hoje em dia, com o grande estresse em que vivemos, é muito comum apresentarmos distúrbios de sono. A dificuldade em adormecer, ou ter uma boa noite de sono, acaba por ter influência na própria qualidade de vida. Por isso são várias as pessoas que têm usado melatonina para auxiliá-las na hora de dormir.

Além do uso de medicamentos para dormir melhor, existem algumas estratégias que podem ajudá-lo a ter um sono mais tranquilo. Entre elas destacamos:

  • Uso de óleos essenciais no travesseiro – Lavanda, toranja e manjerona são muito usados.
  • Ler antes de dormir – É mais eficaz do que caminhar ou ouvir música.
  • Meditar – Além de o ajudar a dormir melhor, faz com que precise de menos horas para reenergizar.

Uso de Melatonina para dormir

Apesar de existirem várias técnicas para dormir melhor, o uso de melatonina pode ser bastante eficaz. O Circadin usa o hormônio natural para auxiliar o corpo na adaptação das alterações de horários, prevenindo os sintomas de jet lag e de sono.

Esse medicamento pode ser usado como tratamento também, num prazo de até 3 meses. Ele é produzido a partir da melatonina, e por isso é usado para o tratamento de insônias e na prevenção dos sintomas de jet-lag (distúrbio causado pelo fuso horário diferente nas viagens).

O hormônio presente nesse fármaco ajuda o nosso corpo a se adaptar ao horário em viagens, além de reduzir sintomas como sonolência, desorientação, mal-estar e irritabilidade.

Ele regula os padrões orgânicos do sono, fazendo com que a pessoa possa retomar as horas de sono normais.

Como estamos falando de um hormônio natural em nosso organismo, a melatonina não tem nenhum impacto negativo em nosso corpo.

Como a melatonina ajuda a dormir melhor?

A melatonina é a substância que indica ao nosso corpo que é hora de dormir. Assim, quando a tomamos, estamos dando a informação ao nosso organismo que essa é a hora do corpo descansar.

Ao tomar esse medicamento o nosso cérebro se sente relaxado, e por isso evita a insônia e os sintomas típicos do jet-lag, permitindo que o usuário possa dormir tranquilamente na hora certa.

A Melatonina está relacionada com o controle dos ritmos circadianos, e por isso, a sua toma, leva à indução da percepção do ciclo de escuridão e luz. Isso faz com que aja de forma a propiciar o descanso e o sono nas horas certas.

O corpo produz naturalmente esse hormônio assim que o dia termina e atinge o seu pico entre as 2 e as 4 da manhã. A sua produção vai reduzindo à medida que o dia amanhece.

Vários estudos já comprovaram que a melatonina atua nos receptores cerebrais MT1, MT2 e MT3, e é essa razão que leva a promover o sono e o descanso do cérebro.

Tratando-se de um hormônio natural, não tem efeitos negativos, apesar de não ser recomendado que tome por mais de 13 semanas, até porque após esse período o seu corpo já criou nova rotina de sono.

Note que esse medicamento deve ser presceito por seu médico, o qual lhe indicará a melhor dosagem para o seu caso em particular e qual a melhor forma de usar.

Dessa forma, a Melatonina não pode ser tomado de forma indiscriminada, mesmo em casos de insônia.

 

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br