Estado ganha duas Fatecs e uma Etec

O governador Geraldo Alckmin assinou no dia 7 de julho o decreto de criação de duas Faculdades de Tecnologia (Fatecs), localizadas em Araraquara e Araras, e uma Escola Técnica Estadual (Etec) em Porto Feliz. O texto foi publicado no sábado, 8, no Diário Oficial do Estado.

As aulas das duas Fatecs começam em agosto. A nova Etec de Porto Feliz já funcionava como classe descentralizada – unidade que oferece um ou mais cursos sob a administração de uma Etec.

Com as novas unidades, o Centro Paula Souza passa a administrar 68 Fatecs, distribuídas em 62 cidades paulistas, e 221 Etecs, presentes em 163 municípios.

 

Fatec Araraquara

 

A faculdade recém-criada participou do processo seletivo para o segundo semestre oferecendo 40 vagas no período noturno para o curso de graduação tecnológica de Gestão Comercial. O interesse da comunidade pelo curso é demonstrado pela demanda no Vestibular, que teve 9,40 candidatos disputando uma das vagas.

O Estado investiu mais de R$ 23 milhões na construção da sede da nova Fatec.

 

 

Fatec Araras

 

Na parceria para implantação da nova faculdade coube à Prefeitura ceder as instalações físicas para abrigar a Fatec. O Centro Paula Souza é responsável pela elaboração do projeto pedagógico do curso, o acompanhamento do Vestibular, a contratação de professores e pela compra de mobiliário e equipamentos.

 

No Vestibular para o segundo semestre, 84 inscritos disputaram uma das 40 vagas para o curso superior de tecnologia de Sistemas para Internet. As aulas da 11ª Fatec localizada na Região Administrativa de Campinas começam também no próximo mês.

 

 

Etec de Porto Feliz

 

Enquanto funcionava como classe descentralizada, sob a administração da Etec de Cerquilho, a atual Escola Técnica já oferecia os cursos técnicos de Administração, Administração integrado ao Médio e Segurança do Trabalho.

 

No Vestibulinho para o segundo semestre de 2017, o curso de Administração teve o maior índice candidatos por vaga – 3,55.

A Prefeitura de Porto Feliz ficou responsável pelas obras de adequação do prédio que abriga a nova Etec, implantada na Região Administrativa de Sorocaba que passa a contar com 18 Etecs além das 6 Fatecs.

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec –, em aproximadamente 300 municípios paulistas. Nas Etecs, o número de matriculados nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, ultrapassa 211 mil estudantes. As Fatecs atendem mais de 80 mil alunos nos cursos de graduação tecnológica.

Comentários