20 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Estado de São Paulo coleta mais de 60 mil toneladas de resíduos sólidos por dia nos últimos dois anos

Compartilhe essa notícia!

Empresa localizada em Paulínia recolhe anualmente 560 toneladas de material descartado em postos de serviços, indústrias, centros de troca, oficinas mecânicas e transportadoras

 

O crescimento dos grandes centros urbanos traz consequências que preocupam a administração pública, e entre as principais está a coleta e destinação de resíduos, oriundos da indústria, construção ou domésticos. Somos, no Brasil, mais de 205 milhões de habitantes, segundo dados do primeiro semestre de 2016 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e coletamos, entre 2014 e 2015, cerca de 195 mil toneladas de resíduos sólidos por dia no país.

 

Dono da maior população (aproximadamente 44 milhões de habitantes), e principal polo econômico/industrial brasileiro, o Estado de São Paulo atingiu a marca de 60 mil toneladas de resíduos sólidos coletadas por dia, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza (Abrelpe). De acordo com a instituição, 76,8% do material descartado são destinados a aterros sanitários, 15% a aterros controlados e 8,2% a lixões.

 

Para gerir e criar políticas de destinação adequadas destes materiais nos municípios paulistas, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente desenvolveu o Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR). A análise dos indicadores sobre a gestão de resíduos é convertida em uma avaliação de 0 a 10 resultando em um indicativo denominado Índice de Qualidade de Gestão de Resíduos Sólidos (IQG) para cada munícipio paulista e sua análise é dividida em quatro categorias: instrumentos para a política de resíduos sólidos, programas ou ações municipais, coleta e triagem, tratamento e disposição.

 

Iniciativa da Indústria

A Lubrificantes Fenix, empresa de coleta e rerrefino de Óleo Lubrificante Usado e Contaminado (OLUC), situada na cidade de Paulínia, é um exemplo de preocupação com a destinação de resíduos na RMC. Além do rerrefino de OLUC, principal atividade da empresa, a LubFenix possui licença para a coleta de cerca de 560 toneladas por ano de embalagens plásticas vazias e aproximadamente 100 toneladas de EPI’s, papéis, filtros de óleo, plásticos, lonas de filtração, filtros de cartucho, madeira, algodão, frascos de vidro, mangueiras, mangotes e embalagens vazias de papel.

 

“A Ecofenix é uma marca registrada de Lubrificantes Fenix, responsável pela execução do Projeto Casa Limpa, que tem como objetivo promover a coleta, transporte e destinação final ambientalmente correta de resíduos sólidos gerados em postos de serviços, concessionárias, transportadoras e outras empresas geradoras desses resíduos espalhadas por todo país.” comentou o engenheiro químico Rodrigo Domene, Gerente Geral da empresa.

 

Sobre a Empresa

 

Lubrificantes Fenix Ltda: referência no segmento há mais de 27 anos, a empresa desenvolve, com alta tecnologia e precisão, óleos lubrificantes que oferecem soluções para diversos sistemas e equipamentos industriais, atendendo as especificações técnicas do mercado e as necessidades particulares de cada cliente.

 

Prestação de serviços: especialistas credenciados e equipamentos modernos realizam periodicamente a análise laboratorial, o acompanhamento e o gerenciamento da utilização do óleo lubrificante. Caso exista a necessidade de intervenção no sistema, é feito o processamento in loco através de uma unidade móvel, que não interrompe o processo produtivo do cliente. Assistência técnica pós-venda ágil e flexível para suprir com excelência a demanda do mercado.

 

Ecofenix: com frota de caminhões autorizada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e ANP (Agência Nacional do Petróleo), a marca possui sistema de gestão ambiental certificado pela norma ISO 14.001 e realiza a coleta, o transporte e o rerrefino do óleo lubrificante usado. A Ecofenix é a única autorizada a coletar resíduos sólidos e líquidos, e essa coleta e destinação final é realizada através de um veículo híbrido patenteado pela empresa.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!