28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Estação realiza sua 1ª Mostra Cultural

Compartilhe essa notícia!

Em comemoração ao seu aniversário, a Estação Cultural realiza a 1ª Mostra com apresentações dos alunos das oficinas de 2015.

A Estação Cultural, espaço plural e multicultural da Fundação Romi, completa oito anos no próximo dia 14. Promoveu, ao longo de 2015, diversas oficinas beneficiando aproximadamente 300 alunos de diferentes idades. Como resultado das ações desenvolvidas pelos oficineiros e seus alunos, dia 12 de dezembro, a partir das 09 horas, o palco Armazém receberá grandes apresentações. A entrada é franca e o evento é aberto todos os públicos.

A oficina de dança do Ventre, que teve início em julho, é uma realização da professora de dança Patrícia Kelly Magalhães Rodrigues de Moraes em parceria com a instituição. Nas oficinas, as participantes aprenderam mais sobre essa expressão milenar e conheceram um pouco da cultura árabe e sua musicalidade. Serão apresentadas três coreografias com muita elegância.

A K-POP, que está na grade de programação desde outubro, é uma oficina de dança de rua, com passos e coreografias da cultura sul-coreana. Uma mistura de hip hop, pop e eletrônico. Os participantes tiveram contato com a forma mais atual da música pop sul-coreana – dance pop, pop ballad, electronic, rock, metal, hip hop e R&B – e prepararam uma apresentação inusitada.

Ipon, Handori, Ossotogari, entre outros golpes e técnicas do Judô foram aprendidos pelas quase 130 crianças e adolescentes que fizeram parte do Projeto Judô Socioeducativo, desde fevereiro. Realizado pela Associação Paulo Alvim de Judô de Atibaia (APAJA), na Estação Cultural, em parceria com a Fundação Romi que, através do Fundo Municipal de Assistência Social de Santa Bárbara d´Oeste do Conselho Municipal de Assistência Social da Secretaria Municipal de Promoção Social de Santa Bárbara d´Oeste, viabiliza o projeto. “Preparem-se para altas emoções!” é o que dizem os futuros judocas, garantindo que exibirão tudo o que aprenderam durante 2015.

Maculelê, samba de roda e roda de capoeira foram algumas das vivências que os alunos da Oficina de Capoeira tiveram durante 2015, desde janeiro. O contramestre e seus aspirantes à capoeiristas convidam a população para prestigiarem o evento e participarem de toda ginga. Ministrada pelo contramestre Motta Jr, tem como essência a valorização desse misto de arte e esporte e, traz à tona, a cultura popular, de matriz africana, recentemente reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Para encerrar a 1ª Mostra com chave de ouro, o Baque de Santa promete que terá muito batuque e axé para animar os presentes. O grupo, fundado em Santa Bárbara d´Oeste em 2012, ministrou às quartas-feiras no Armazém da Estação Cultural, desde fevereiro, a oficina com o objetivo sociocultural da valorização da cultura brasileira. Além de aprender a tocar e a dançar, os alunos conhecem os fundamentos da arte, sua história, ritmos, gingados e instrumentos. Declarado no último ano (2014), pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, o maracatu é marcado por sua percussão explosiva e dança contagiante.

Para o Superintendente da Fundação Romi, Vainer Penatti, todos os eventos da Estação Cultural – oficinas, apresentações, exposições etc. – compõem a missão da instituição “promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura. E pontua que a “Revitalização da estação ferroviária barbarense, realizada pela Fundação Romi, transformando-a em um espaço cultural, representa uma contribuição ao ‘fazer cultural’ do município. O estímulo à produção cultural da cidade e região possibilita a democratização do acesso, a formação de público e uma maior valorização da cultura e o que ela representa no desenvolvimento e elevação do status social da comunidade. Cuidar de bens culturais de um povo é perpetuar a sua identidade e esse é um compromisso que a Estação Cultural, mantida pela Fundação Romi, assume com o povo de Santa Bárbara d’Oeste”, diz o superintendente.

 

Realização: Fundação Romi | Estação Cultural

Informações: Estação Cultural, Av. Tiradentes, 02, centro, Santa Bárbara d´Oeste. 19.3455.4833. estacaocultural.org.br

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!