24Horas RMC

Estação Cultural: Santa Bárbara d´Oeste no mapa cultural da região

Espaço recebe eventos e oferece programação gratuita durante toda a semana para a comunidade

estacao_cultural2 (1)Quase seis anos depois da sua inauguração, a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste já recebeu mais de 100 mil visitantes, que participaram e aplaudiram as centenas de projetos, eventos e exposições realizados no espaço. Até hoje, a Estação mantém-se ativa com programação e atividades em quase todos os dias da semana, firme com a proposta de promover o acesso gratuito à cultura a toda população de Santa Bárbara  e região .

 

Além de atividades semanais, a Estação Cultural sediou nos últimos meses dois eventos inéditos na região, foram eles: a feira de jogos digitais SBO Games e o Festival Onde Pulsa a Nova Música, que juntos tiveram público de cerca de mil pessoas.

 

SBO Games

 

Segundo os organizadores da SBO Games, ao procurarem por uma estrutura para abrigar o evento, encontraram na Estação Cultural todo o suporte necessário. “Nossa ideia era fugir das grandes cidades e atrair um público diferente do usual, que nem sempre tem acesso a essas ações. Felizmente, a Estação nos abriu as portas e mostrou que há muito interesse da população por eventos desse tipo”, destaca o organizador Bruno Melo.

 

Onde Pulsa a Nova Música

 

Já o Festival Onde Pulsa a Nova Música reuniu jovens talentos da música nacional autoral, com bandas premiadas e, também, uma conferência sobre mídia e produção musical. O evento ganhou destaque com a presença de blogueiros de todo o Estado de São Paulo, que elogiaram a iniciativa em seus blogs. “A gente conseguiu reunir pessoas que estão atrás de um computador, espalhadas por todo o estado, além de bandas que vieram de vários locais, desde o Maranhão até Campinas. A Estação Cultural nos recebeu muito bem”, ressalta Christian Camilo, um dos principais organizadores e realizadores do festival.

 

Os estudantes Fábio Renato Pavan, 16 anos, e Gabriel Pedrosa Rosa, 15 anos, prestigiaram o festival. “Foi muito bom vivenciar tudo aquilo que eu sempre gostei na música e encontrar pessoas com os mesmos gostos que eu”, afirma Gabriel. “Participar de um debate tão rico com profissionais conceituados foi uma oportunidade única”, diz Fábio.

 

Rock na Estação

 

Além de eventos pontuais, a Estação Cultural também sedia iniciativas culturais da própria região, que acontecem mensalmente ou semanalmente, como o Cine Debate, aulas de Judô Socioeducativo, oficinas de arte e o “Rock na Estação”, que recebe bandas locais. “A ideia surgiu da minha vontade de dar voz ao movimento rockeiro de Santa Bárbara, que estava perdido. Depois de deparar com falta de incentivo e oportunidade, foi a Estação Cultural que abriu as portas para o meu projeto e apoiou minha ideia. Hoje, posso dizer que a Estação é a instituição não governamental que mais investe e contribui para a cultura do município”, explica Gustavo Leandro Pereira, o Palito, responsável pelo Rock na Estação.

 

A iniciativa da Estação Cultural, já consolidada, desperta admiração da população que a frequenta, tornando-se um ponto de encontro cultural da comunidade barbarense e referência em toda a região.

 

História

 

Inaugurada em 14 de dezembro de 2007, a Estação Cultural é fruto da revitalização da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste e de um projeto da Fundação Romi, cujo principal objetivo é levar cultura gratuita a toda comunidade.

 

A Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro. Para mais informações, ligue 3455-4830.

 

 

 

 

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.