29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Estação Cultural recebe Roda de Capoeira no próximo domingo

Compartilhe essa notícia!

 

 

Exibição terá apresentação de ritmos nacionais como maracatu, afro axé, capoeira e samba de roda, a partir das 10h

 

No próximo domingo, 09 de novembro, a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste recebe mais uma edição da Roda de Capoeira com o Contra Mestre Motta e seus alunos a partir das 10h, com entrada gratuita. Além de demonstrações da prática, haverá apresentações de ritmos brasileiros, como maracatu, afro axé e samba de roda para animar o público.

 

A exibição terá a participação dos alunos da Oficina de Capoeira promovida pela Estação Cultural desde o mês de março, oportunidade em que mostrarão movimentos e sons típicos de cada ritmo que marca a cultura plural do Brasil.

 

Segundo Motta, a roda de capoeira, que acontece uma vez por mês na Estação, é um instrumento importante de inserção social em Santa Bárbara d’Oeste. “Durante as apresentações, observo uma integração legal entre os participantes. Essa harmonia mostra que somos todos iguais, independente de classe social, e que ações como esta retiram os jovens da rua e ajudam a formar cidadãos de bem”, explica.

 

Contra Mestre ainda afirma que a cultura popular brasileira é rica e merece ser divulgada em todas as regiões do país. “Muitas pessoas ainda não tem acesso à cultura nacional. Portanto, é imprescindível que eventos como este aconteçam para destruir preconceitos e promover a interação de tradições diferentes”, conclui.

 

“Sendo uma importante manifestação cultural do povo brasileiro, a capoeira também tem seu lugar garantido na programação da Estação Cultural. Ela provou sua importância e seu peso histórico na cultura do país, ao ser reconhecida na Constituição Federal de 1988 como sendo um esporte/ luta que possui intersecções importantes com raízes históricas, sociais, filosóficas, políticas e culturais do povo brasileiro e integra, por tais motivos, o Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil”, destaca a Assistente Cultural da Fundação Romi, Thiane Mendieta.

 

Depois de ter sofrido preconceitos no passado, a prática da capoeira foi  reconhecida, em 2008, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico  Nacional (Iphan) e pelo Ministério da Cultural como patrimônio imaterial da Cultura Brasileira, assim como o samba de roda, o frevo e o bumba-meu-boi, do Maranhão.

 

Estação Cultural

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural é resultado da revitalização da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste pela Fundação Romi. O local tornou-se referência em toda a região por oferecer opções de qualidade gratuitas e para todos os públicos nos doze meses do ano. Desde sua inauguração, mais de 150 mil pessoas já visitaram e participaram dos seus projetos, eventos e exposições. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 3455-4830.

 

Fundação Romi

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social por meio da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 37 mil pessoas por ano por meio de seus quatro grandes eixos: Centro de Documentação Histórica (CEDOC), o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), o Núcleo de Educação Integrada (NEI) e a Estação Cultural (EC). Tendo como apoiadora as Indústrias Romi S.A. , instituições governamentais, não governamentais e a inicia privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir números mais expressivos por meio de suas áreas de atuação, seus programas e seus projetos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!