24Horas Santa Bárbara d´Oeste

Estação Cultural recebe roda de capoeira no próximo domingo

Exibição terá apresentações de ritmos nacionais como maracatu, afro axé, capoeira e samba de roda, a partir das 10h

 

No próximo domingo, 13 de julho, a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste recebe mais uma edição da roda de capoeira com o contra mestre Motta e seus alunos a partir das 10h, com entrada gratuita. Além de demonstrações da prática, haverá apresentações de ritmos brasileiros, como maracatu, afro axé e samba de roda para animar o público.

 

A exibição terá a participação dos alunos da Oficina de Capoeira promovida pela Estação Cultural desde o mês de março, oportunidade em que mostrarão movimentos e sons típicos de cada ritmo que marca a cultura plural do Brasil.

 

Segundo Motta, a roda de capoeira, que acontece uma vez por mês na Estação, é um instrumento importante de inserção social em Santa Bárbara d’Oeste. “Durante as apresentações, observo uma integração legal entre os participantes. Essa harmonia mostra que somos todos iguais, independente de classe social, e que ações como esta retiram os jovens da rua e ajudam a formar cidadãos de bem”, explica.

 

Ocontra mestre ainda afirma que a cultura popular brasileira é rica e merece ser divulgada em todas as regiões do país. “Muitas pessoas ainda não tem acesso à cultura nacional. Portanto, é imprescindível que eventos como este aconteçam para destruir preconceitos e promover a interação de tradições diferentes”, afirma.

 

“A roda de capoeira é uma ótima oportunidade para os alunos da oficina, uma vez que eles podem mostrar o que aprenderam ao público durante os treinamentos e, desta forma, incentivar novos participantes”, conclui a Assistente Cultural da Fundação Romi, Rosana de Abreu Lopes.

 

Depois de ter sofrido preconceitos no passado, a prática da capoeira foi  reconhecida, em 2008, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico  Nacional (Iphan) e pelo Ministério da Cultural como patrimônio imaterial da Cultura Brasileira, assim como o samba de roda, o frevo e o bumba-meu-boi, do Maranhão.

 

Serviço

 

A Estação Cultural fica na Av. Tiradentes, 2, no Centro de Santa Bárbara. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: 3455-4830.

 

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br