Estação Cultural recebe Exposição 100% Negro


Abertura terá uma roda de conversa no espaço expositivo

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, dia 20 de novembro, o espaço expositivo da Estação Cultural da Fundação Romi, recebe, de 18 de novembro até 03 de dezembro, a exposição fotográfica “100% NEGRO”. A mostra é resultado do trabalho feito pela artista plástica e fotógrafa Rosy de Jesus Vaz.

A exposição será montada com imagens impressas em tecidos e presas em varais. A proposta é aproximar o espectador de cenas de seu cotidiano. O projeto ressalta a miscigenação brasileira e pretende levar o público a perceber que os registros fotográficos são responsáveis por abordar a rotina como fonte de história. A idealizadora da exposição, Rosy de Jesus Vaz, fala do processo criativo que resultou nas fotos. “Construir um espaço proporcionando um diálogo entre a fotografia e o cotidiano, entrelaçar essas poéticas provocando um olhar mais aprofundado e cultural, foi o que busquei. O estudo da arte tendo como viés a ideia de patrimônio cultural oportuniza a ampliação do olhar acerca da cultura e das heranças culturais que marcam e dão referência sobre quem somos”, diz a artista.

“100% NEGRO” foi inscrita e contemplada no edital 0010/2016 – EDITAL PARA OCUPAÇÃO DO ESPAÇO EXPOSITIVO DA ESTAÇÃO CULTURAL PARA 2016. A abertura será dia 18 de novembro, sexta-feira, a partir das 20 horas e contará com uma roda de conversa. Durante o bate-papo Rosy falará sobre a escolha em trabalhar com a miscigenação brasileira, do material usado para a montagem da exposição e um pouco sobre fotografia relacionada à cultura.


Realização Fundação Romi  .  Rosy Jesus Vaz

Informações: Estação Cultural, Av. Tiradentes, 02, centro, Santa Bárbara d´Oeste. 19.3455.4833. estacaocultural.org.br
ESTAÇÃO CULTURAL

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural é resultado da revitalização da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste pela Fundação Romi. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais, onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833. www.estacaocultural.org.br.

 

FUNDAÇÃO ROMI

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 30 mil pessoas por ano por meio de seus quatro grandes eixos: o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), o Núcleo de Educação Integrada (NEI), Centro de Documentação Histórica (CEDOC) e a Estação Cultural (EC). Tendo como apoiadora a Indústrias Romi S.A., instituições governamentais e não governamentais e demais parceiros da iniciativa privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir maior número de beneficiários por meio de suas áreas de atuação, seus programas e projetos. Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera – Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.