29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Estação Cultural comemora seus anos de história

Compartilhe essa notícia!

A ESTAÇÃO CULTURAL É MUITO MAIS QUE ENTRETENIMENTO.

No mês de aniversário de Santa Bárbara d`Oeste, a Estação Cultural também comemora seus anos de história.

Inaugurada em 14 de dezembro de 2007, a Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais. Um espaço urbano, revitalizado da antiga estação ferroviária da cidade, pela Fundação Romi, onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da região.

Referência em toda região por oferecer opções culturais diversas, onde o público tem acesso a um grande volume de experiências enriquecedoras, recebe, por ano, mais de 24 mil pessoas, graças às oficinas, espetáculos, peças teatrais e à Virada Cultural Paulista. Aberta às manifestações da comunidade nas suas mais diversas formas de expressão, tem como missão promover o desenvolvimento social por meio da cultura.

A finalidade da Estação Cultural, é muito mais que entreter, é suprir a escassez de ofertas de bens culturais, que afeta as possibilidades de contato e interação entre as pessoas de diferentes grupos sociais, dificultando ou impedindo a geração de comunidades plurais e socialmente integradas. Por meio de ações e eventos com objetivos integrativos, a população de Santa Bárbara e região pode elevar o seu “status” cultural, possibilitando um olhar mais amplo das diferentes situações sociais que compõem o cenário municipal.

Há 8 anos a Estação Cultural vem fomentando manifestações e democratizando o acesso à cultura à população de Santa Bárbara d’Oeste e região, como relata o Superintendente da Fundação Romi, Vainer Penatti: “A revitalização da antiga estação ferroviária local, transformando-a em um espaço cultural, representa uma contribuição ao ‘fazer cultural’, tendo o investimentos social através da cultura como forma de elevação do status social da comunidade. O estímulo à produção cultural no município e região possibilita a formação de público e com isso uma maior valorização da sua cultura. Cuidar de seus bens culturais é perpetuar a sua identidade e esse é um compromisso que a Estação Cultural, mantida pela Fundação Romi, assume com Santa Bárbara d’Oeste” – Vainer Penatti, Superintendente da Fundação Romi.

Por que a Fundação Romi assume um patrimônio histórico e fomenta a democratização do acesso à cultura?

Porque está em seu DNA. Em abril de 2005 quando a Fundação Romi recebe da Rede Ferroviária Federal a cessão de uso da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d’Oeste, é que a essência do que hoje é a Estação Cultural começa. Preocupados com a situação de abandono daquela área e com a possibilidade de transformação de todo o seu entorno, a Fundação Romi juntamente com a Indústrias Romi, entenderam que algo deveria ser feito no local e, a partir de então, realizou o investimento na sua revitalização e transformação em espaço cultural.

Tendo como sua missão a transformação social através da educação e cultura, e tendo como um de seus investimentos a preservação do patrimônio histórico, o qual já realizado no antigo Arquivo Histórico, hoje Centro de Documentação Histórica, a Fundação Romi entendeu que ali, a antiga estação ferroviária, seria mais um importante espaço de desenvolvimento e preservação da cultura de Santa Bárbara.

Está nos objetivos estatutários da instituição a formação de base e a transformação social, daí vem a atenção à criança e ao adolescente e a importância de trabalhar ações culturais voltadas, sobretudo, para esse público. O mundo se transforma a todo o momento e a Fundação tem que estar atenta, acompanhar e atrair a população. Em momentos como este, de grande mobilidade proporcionada pela tecnologia, é algo desafiador, mas que também estimula a provocar, principalmente os mais jovens, a entenderem que as transformações porque passam todos os dias tem raízes em espaços dessa natureza e que, ainda que ávidos por coisas novas, não podem esquecer suas raízes.

Assim, com esse espírito de encontros plurais, multiculturais e de experiências enriquecedoras que a Estação Cultural, espaço da Fundação Romi, aberto a toda comunidade barbarense e da região, encerra mais um ciclo e abre-se para um novo ano.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!