24Horas Santa Bárbara d´Oeste

Estação Cultural apresenta: “Amigos Seresteiros”


TEM SERESTA NA ESTAÇÃO

Há emoções que só a música de seresta tem a magia de resgatar.

Buscando a valorização dessa cultura, que há tanto compõe a brasileira, o grupo barbarense “Amigos Seresteiros”, com o apoio da Fundação Romi, realiza, na Estação Cultural, um encontro de seresteiros no próximo dia 12 de fevereiro a partir das 20h.

Fundado há mais de 10 anos, os “Amigos Seresteiros” se dedicam a fazer serenatas pela cidade, principalmente, nas festividades de fim de ano. Com um romântico e refinado repertório, acabam de fazer parceria com a Estação Cultural para um novo ponto de encontro. Aos nostálgicos, eternos apaixonados e amantes da boa música, fica o convite: tem seresta na Estação!

Apresentando músicas que foram eternizadas em varandas e sacadas, a Estação Cultural convida o público barbarense e de toda a região para resgatar canções e emoções que fizeram parte da sua própria história. Canções que ouviram quando apaixonados ou quando crianças, cantadas por seus pais ou avós. O grupo “Amigos Seresteiros” tem um encontro marcado na Estação Cultural, toda segunda sexta-feira do mês.

Seresta

Seresta foi um nome surgido no século XX, no Rio de Janeiro, para rebatizar a mais antiga tradição de cantoria popular das cidades: a serenata. Ato de cantar canções de caráter sentimental a noite, pelas ruas, com parada obrigatória diante das casas das namoradas, a serenata já apareceria descrita em 1505 em Portugal por Gil Vicente na farsa “Quem tem farelos?”. No Brasil, o costume das serenatas seria referido pelo viajante francês Le Gentil de la Barbinais, de passagem por Salvador em 1717, ao contar em seu livro “Nouveau voyage autour du monde” que “à noite só se ouviam os tristes acordes das violas, tocadas por portugueses a passear, debaixo dos balcões de suas amadas, cantando, de instrumento em punho, com voz ridiculamente terna”.

 

A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833. www.estacaocultural.org.br.

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br