Parada 91 (Estação Cultural)
24Horas Santa Bárbara d´Oeste

Estação Cultural abre inscrições para Oficina de Fotografia “Patrimônios históricos e sustentabilidade”


A Estação Cultural da Fundação Romi está com inscrições abertas para mais uma de suas Oficinas Livres. A Oficina de Fotografia “Patrimônios históricos e sustentabilidade”, da artista plástica e educadora Rosy Jesus Vaz, é gratuita e as vagas são limitadas a 15 participantes. Os interessados devem realizar suas inscrições, presencialmente, na Estação Cultural, de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, aos sábados, das 8h às 17h e, aos domingos, das 8h ao meio dia. Serão 12 encontros, iniciando em 1º de junho, sempre as quintas-feiras, das 19h às 22h. Os inscritos precisam ter câmera fotográfica DSLR e, ao menos, 16 anos de idade.

Durante a oficina serão realizados registros fotográficos de Patrimônios Culturais de Santa Bárbara d’Oeste e a impressão dessas imagens em tecido. “A proposta é somar processo criativo e economia sustentável” afirma Rosy. “Desenvolver a oficina de fotografia envolvendo a comunidade e despertando nela o olhar crítico dentro do mundo em que está inserida, dando-lhe oportunidade para tornar “o fazer artístico” em renda, fomentando a economia criativa, é o foco da proposta”, conclui.

Além de orientações técnicas acerca da produção fotográfica, a interação com a câmera, a troca de informações e o despertar do olhar crítico sobre os patrimônios históricos de Santa Bárbara d’Oeste, os participantes conhecerão a técnica empregada pela arte-educadora para impressão em tecido e suas diversas possibilidades de uso e aplicação. Neste contexto, a oficina de fotografia firma-se como importante ferramenta na compreensão do meio ao mesmo tempo em que instiga novas possibilidades de fomento da economia criativa.

Oficinas Livres

A Oficina de Fotografia “Patrimônios históricos e sustentabilidade”, da artista plástica e educadora Rosy Jesus Vaz, é uma das selecionadas no edital EC0002/2017 CHAMADA PÚBLICA PARA OFICINEIROS E EDUCADORES CULTURAIS NA ESTAÇÃO CULTURAL EM 2017, promovido pela Fundação Romi. O foco deste edital é fomentar a economia criativa e expandir as possibilidades de geração de renda para artesãos e trabalhadores manuais.

“‘Pensar global e agir local’ é o que temos feito na Estação Cultural. A crise econômica que o Brasil vem enfrentando levou muitas famílias a recorrerem a novas fontes de renda, descobrir talentos e investir em um negócio próprio. Diante deste cenário, temos trabalhado para movimentar a economia criativa em Santa Barbara d´Oeste através da Cultura” – pontua o Superintendente da Fundação Romi, Vainer Penatti.

A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3455-4833 ou 3455-4830 ou através do site pelo link www.estacaocultural.org.br.

Sobre a Estação Cultural

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural ocupa a antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste, revitalizada pela Fundação Romi. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais, onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833 ou 3455-4830. www.estacaocultural.org.br.

Sobre a Fundação Romi

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 30 mil pessoas por ano por meio de seus quatro grandes eixos: o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), o Núcleo de Educação Integrada (NEI), Centro de Documentação Histórica (CEDOC) e a Estação Cultural (EC). Tendo como apoiadora a Indústrias Romi S.A., instituições governamentais e não governamentais e demais parceiros da iniciativa privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir maior número de beneficiários por meio de suas áreas de atuação, seus programas e projetos. Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera – Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br