Espetáculo Via Crucis tem pré-estreia neste sábado

Foram três meses de oficinas preparatórias, dinâmicas, ensaios, gravação das falas e muita emoção. Agora é hora de conferir em cena todo o trabalho elaborado pela direção e elenco da 20ª edição do Espetáculo Via Crucis. A pré-estreia da encenação, voltada à imprensa, autoridades, patrocinadores e convidados, será realizada neste sábado (8). Já a partir de domingo (9), a encenação passa a ser aberta ao público em geral e segue até o domingo de Páscoa (16), no Centro Social Urbano, sempre às 20 horas, com entrada gratuita.

Com a narração de Maria de Nazaré, o espetáculo abordará as principais passagens da vida de Jesus Cristo na Terra, como o batismo, a tentação no deserto, o milagre da transformação da água em vinho, a escolha dos 12 apóstolos, a chegada em Jerusalém, o julgamento, a morte e a ressurreição. Quinze minutos antes do início do espetáculo, o elenco apresentará um prólogo com referência à passagem do Livro de Gêneses. Ao todo, 145 atores estarão em cena e aproximadamente 50 pessoas na produção.

 

O espetáculo será realizado no maior palco de toda a história da encenação, que possui 600m² de área e três níveis de altura. Algumas passagens serão feitas na arena, que estará mais próxima da plateia, a uma distância de aproximadamente 20 metros. Novos efeitos de iluminação, adereços cênicos e cenografia que remete às ruínas do antigo teatro grego são outros destaques da encenação, que tem duração prevista de 2h15.

 

“Na celebração de 20 anos da encenação da Paixão de Cristo temos uma estrutura diferente. A arquibancada é a maior que já tivemos para comportar mais gente, temos um palco de mais de 600 metros quadrados e muitas outras inovações. A organização se superou e venceu todas as dificuldades. É a mesma história contada com um enfoque diferente e traz a mensagem de Jesus, a mensagem amor, paz e tolerância – coisa mais escassa hoje na vida das pessoas e tão importante. Esse espetáculo tem o papel de viver e reavivar a mensagem tão bonita que Jesus nos deixou”, enfatizou o prefeito Denis Andia. “Quero agradecer toda a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo e a equipe da própria organização do grupo Via Crucis pelo cuidado todo que estão com o espetáculo. Reserve um espaço para ir ao espetáculo com a família que traz essa história magnífica”, completou Denis.

 

Para o coordenador de marketing da peça, Evandro Felix, o Via Crucis tornou-se um marco no município. “A evolução é visível na quantidade de público que prestigia ano a ano, no número de atores, no reconhecimento do projeto regionalmente e nos investimentos da iniciativa privada, através das leis de incentivo. O Via Crucis se tornou um marco em Santa Bárbara e hoje, devido à sua tradição, está incluso no calendário de eventos culturais em níveis municipal e estadual”, destacou.

 

Elementos simbólicos e coreografias

 

Elementos simbólicos também terão destaque nesta edição comemorativa do Via Crucis. Na visão do diretor artístico, Otávio Delaneza, eles auxiliam na compreensão e dinâmica da peça. “Esse ano o espetáculo está cheio de novidades, de curiosidades e de elementos que farão a plateia se emocionar, se encantar, sentir a linha dramática e também a emoção que os atores estão passando em cena. Dentre as novidades deste ano temos a narrativa de Maria, um palco único com muitos elementos e luzes com intensidades diferentes a cada momento. Nossa expectativa é que atinjamos a excelência como em todos esses anos do projeto”, adiantou.
As coreografias, elaboradas por Kely Gouveia, Mayne Sass e Otávio Delaneza, também prometem chamar atenção do público. “As coreografias dão charme ao espetáculo e aparecem nas cenas do casamento árabe, com concepção voltada para aquela época; na ressurreição, quando os atores surgem com tecidos brancos que simbolizam a leveza de Cristo; e na passagem de tempo, com os atores utilizando bandeiras vermelhas, em um movimento que simboliza os três dias em que Jesus ficou sepultado antes de ressuscitar”, comentou o diretor.
A coordenadora geral da encenação, Lays Ramires, lembrou que a 20ª edição do espetáculo tem sido especial desde o princípio. “Conseguimos trazer muitas novidades, tanto para o elenco, quanto para a encenação. Nossas expectativas são as melhores possíveis, trabalhamos intensamente para que o público veja um espetáculo dinâmico, poético, sensível e que desperte reflexão porque a gente acredita nesta arte que transforma e não apenas entretém. Nosso balanço é muito positivo, só resta ter a casa cheia porque é para o público que a gente faz tudo isso. A encenação está muito interessante, temos certeza que a plateia não vai sentir o tempo passar”, antecipou.
Assim como no ano passado, será possível fazer a doação de um litro de leite ao Fundo Social de Solidariedade do Município, vinculado à Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste.


Exposição “A Paixão em Cenas”

As pessoas que se dirigirem ao Centro Social Urbano, nas noites de encenação do Via Crucis, também poderão conferir as imagens que circularam por diferentes pontos da cidade pela exposição “A Paixão em Cenas”. A mostra ficará localizada em uma tenda ao lado das arquibancadas.
A exposição traz imagens da 19ª edição da peça, sob a ótica dos fotógrafos Adeilton Santos, Anderson Junque, Carlos Petrini, José Roberto Bueno, Juracy Scaravatti, Luis Eduardo Deffanti e Marcel Carloni.
“Sempre tive uma relação muito direta com o teatro e a fotografia. E fotografar o espetáculo Via Crucis, pra mim, é eternizar um momento com todas as emoções que a oportunidade permite. Viver o Cristo e depois fotografá-lo é traduzir a emoção visceral do ator para o público. Não há uma maneira mais precisa de produzir um registro fotográfico que vivendo a própria experiência. É o passado que contribui para o presente, e ambos eternizados no futuro!”, definiu Anderson Junque, que já atuou no espetáculo por 10 anos e hoje registra imagens da encenação.
O Espetáculo Via Crucis é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste e Via Cultura, com patrocínio dos Supermercados Pague Menos e Sapore, apoio Broto Legal, Cimentolit, Cofaco, Cristiantex Magazine, Danny Cosméticos, EPTV, Grupo Liberal de Comunicação, Malhas Teda, Sabará Químicos e Ingredientes, Sucos Mitto, Unimed, Usicomp, e produção cultural 3marias.

 
Site: www.espetaculoviacrucis.com.br

Comentários