Espetáculo Via Crucis reúne 37 mil pessoas em sua 20ª edição

A noite deste domingo de Páscoa (16) fechou com chave de ouro a temporada de nove apresentações da 20ª edição do Espetáculo Via Crucis. Ao todo, 37 mil pessoas se dirigiram ao Centro Social Urbano para conferir a encenação, número recorde entre todas as edições da peça. O maior público foi registrado na Sexta-Feira Santa (14), quando 7 mil pessoas compareceram ao CSU.

A encenação foi prestigiada por pessoas de toda a Região Metropolitana de Campinas, da capital paulista e até da Baixada Santista. Foi o caso da funcionária pública Alessandra Fernandes Scarabelli, que saiu de Santos para assistir ao espetáculo. “Valeu muito a pena. Gostei da Santa Ceia e do milagre dos pães e peixes, dos rapazes que fizeram o Satanás, enfim, estava muito bonita a apresentação”, comentou.

Já o fotógrafo Fernando Brasil veio de São Paulo com a família e se emocionou com a magnitude da peça. “Muito profissional”, definiu. Outro destaque é a barbarense Luciana de Oliveira Ferreira, que nunca havia conseguido prestigiar a encenação. Ela contou que viu as datas pelas redes sociais e se programou. “Fazia cinco anos que nós queríamos vir, mas não dava certo. Foi incrível, principalmente a cena final, quando vimos a emoção de Jesus e Maria”, destacou.

Avaliação
Para o coordenador de marketing da montagem, Evandro Felix, a despedida já deixa o sentimento de saudades. “O Via Crucis de 2017 realmente superou todas as expectativas. Tanto do público, que compareceu firme e forte, quanto do nosso elenco, que apresentou nos nove dias um espetáculo lindo e emocionante. Essa edição encantou e ficará na memória de todos aqueles que a prestigiaram. Tenho certeza que vai deixar saudades no coração de quem assistiu e no coração de quem participou”, disse.

O diretor artístico da encenação, Otávio Delaneza, avaliou a temporada como inovadora e superpositiva. “Conseguimos inovar e apresentar um espetáculo bastante interessante para o público e especial para todos nós, que conseguimos com maestria fazer jus ao que esperavam dele. O feedback do público foi muito bom, com destaque para a nova estética da peça, a cenografia cheia de artimanhas, as surpresas que envolveram o espetáculo, como o elevador e o toque mais teatral, com o resgate do teatro grego, que deu charme à peça. A avaliação é muito positiva”, definiu.

Já Lays Ramires, coordenadora geral da peça, disse que a edição de 20 anos não poderia ter sido melhor. “Nos superamos em todos os sentidos, conseguimos apresentar muitas novidades e ouvimos de muitas pessoas que esse foi o melhor de todos os anos. Acho que nós conseguimos atingir nosso objetivo, que é melhorar a cada ano. Ter 37 mil pessoas em uma plateia é uma conquista muito grande”, enfatizou.

Doação ao Fundo Social de Solidariedade

O apoio às causas sociais também faz parte do Espetáculo Via Crucis. Durante as apresentações, os interessados puderam fazer doações ao Fundo Social de Solidariedade do Município, vinculado à Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste. De acordo com Evandro Felix, a campanha resultou na arrecadação de mais de 200 litros de leite à entidade. “É uma grande felicidade poder contribuir com a comunidade através destas doações, que serão destinadas ao Fundo Social e tenho certeza que poderão ajudar muitas famílias. É uma forma do Via Crucis e também do público contribuir com aqueles que mais necessitam”, apontou.

O espetáculo

Realizado em um megapalco, com 600m² de área e três níveis de altura, o espetáculo contou os principais momentos da vida de Jesus Cristo na Terra com a narração da personagem Maria de Nazaré. Aproximadamente 150 atores se revezaram em cena ao longo das 2h15 de duração da peça. As pessoas que se dirigiram ao Centro Social Urbano, nas noites de encenação do Via Crucis, também puderam conferir as imagens que circularam por diferentes pontos da cidade pela exposição “A Paixão em Cenas”.

O Espetáculo Via Crucis é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste e Via Cultura, com patrocínio dos Supermercados Pague Menos e Sapore, apoio Broto Legal, Cimentolit, Cofaco, Cristiantex Magazine, Danny Cosméticos, EPTV, Grupo Liberal de Comunicação, Malhas Teda, Sabará Químicos e Ingredientes, Sucos Mitto, Unimed, Usicomp, e produção cultural 3marias.

Comentários