Espetáculo “Uirapuru – Uma lenda brasileira” acontece dia 17 deste mês

O CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) de Santa Bárbara d’Oeste recebe no dia 17 deste mês o espetáculo “Uirapuru – uma lenda brasileira” da Cia Gramelô de Teatro. Serão três sessões gratuitas à população, às 9h30, 14h30 e 19h30. O projeto foi aprovado pelo Conselho Municipal de Política Cultural e é financiado pelo Fundo Pró-Cultura. Não há necessidade de retirar ingressos. O CEU está localizado na Rua Argeu Egídio dos Santos, 100, no Planalto do Sol II.

 

O espetáculo apresenta ao público infantil uma história envolvente, que resgata e incita reflexão da cultura popular e folclórica brasileira, por meio da lenda do pássaro Uirapuru. O trabalho é composto por de elementos simbólicos de animação, tais como bonecos e objetos, com o intuito de provocar no espectador reflexão sobre a prática de respeito às diferenças individuais e coletivas, e principalmente a busca pela liberdade.

 

A peça é livremente inspirada na obra “O pequeno Imperador”, de Atílio Bari, e foi adaptado dramaturgicamente, com intuito de resignificar sua linguagem, contexto e realidade, porém sem perder a sua essência que é a importância da liberdade e da tolerância, temas tão ausentes nos dias atuais.

 

Segunda a lenda do Uirapuru, um jovem guerreiro apaixona-se pela esposa de um grande cacique e por se tratar de um amor proibido não pode se aproximar dela. Sendo assim, pede ao Deus Tupã que o transforme em um pássaro. O cacique logo observa o canto maravilhoso daquele pássaro e o quer só para ele, e ao tentar capturará-lo, se perde na floresta. Sendo assim, todos os dias o Uirapuru canta para a sua amada, pois tem esperança que um dia ela descubra o seu canto e saiba que ele é o jovem guerreiro.

 

Confira programação do CEU deste mês:

13/11, às 19 horas – Workshop de bateria com Kaio Delphino, Alysson Rezende e Bruno Santin no auditório Ubaldino Caixeta. Realização Baiuca Skull. (Grátis)

17/11, às 9h30, 14h30 e 19h30 Espetáculo teatral infantil “Uirapuru”, com a Cia Gramelô no auditório Ubaldino Caixeta. Projeto contemplado pelo edital do Conselho Municipal de Política Cultural. (Grátis)

19/11, às 10 horas – Feira de Artes Culturais da Comunidade Negra. Evento realizado pela ACCONE (Artes Culturais da Comunidade Negra) nos espaços do CEU.

24/11, às 19 horas – Orquestra Filarmônica Ninho Musical. Realização Ninho Musical, projeto contemplado pelo Ministério da Cultura/Lei Rouanet. A apresentação será na quadra de esportes

28/11, às 20 horas – Reapresentação das esquetes apresentadas no Projeto Recitar – A Palavra em Verso Vivo pelos alunos dos CIEPs “Dom Eduardo Koaik” e “Angélica Sega Tremocoldi” e participação dos alunos das turmas de pandeiro do professor Helio Cunha no auditório Ubaldino Caixeta

29/11, às 14 horas – Espetáculo teatral infantil “Menina bonita do laço de fita”, com a Cia XekMat. Programação do projeto “Nas asas da leitura”, contemplado pelo edital do Conselho Municipal de Política Cultural no auditório Ubaldino Caixeta